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Authors
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Abstract(s)
O comportamento do condutor é a causa principal que determina cerca de 80% dos acidentes
de trânsito. Dados estatísticos mostram, também, que os jovens condutores, entre os 18
e os 24 anos, estão excessivamente representados nos acidentes de trânsito. Neste estudo
procuramos analisar este fenómeno à luz da Teoria da Conduta Planeada de Ajzen (1985,
1991). Como regra geral, quanto mais favorável a atitude e a norma subjectiva em relação a
um comportamento (por exemplo, comportamento rodoviário de risco) e quanto maior o
controlo comportamental percebido (em relação a esse comportamento), mais forte deverá
ser a intenção do indivíduo em realizar o comportamento em questão.
The main reason for 80% of driving accidents is the driver behaviour and statistics shows that
young drivers, between 18 and 24, are overrepresented in traffic accidents. In our study we
intend to understand how the Theory of Planned Behaviour (Ajzen, 1985, 1991) could help
us understand risky driving behaviour among young drivers. Based on the model and as a
general rule the more favourable the attitude and the subjective norm and the greater de
behavioural control the stronger will be the intention to perform risky driving behaviour.
Description
Keywords
Comportamento rodoviário de risco Jovens condutores Teoria da Conduta Planeada Risky driving behaviour Young drivers Theory of Planned Behaviour
Citation
Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 5 (2008) 202-217.