Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- Escala de abandono aprendido (EAA) revisitada: estudo no contexto prisional do norte de PortugalPublication . Santos, Nelson Lima; Lima, Ana Paula; Faria, LuísaA “escala de Abandono Aprendido”, já utilizada num contexto social carenciado do porto, foi agora usada em contexto prisional, visando prosseguir a sua validação, tendo voltado a revelar bons índices de validade, fidelidade e sensibilidade. As análises diferenciais evidenciam, ao contrário do esperado, que os reclusos de nível sócioeconómico alto e médio-alto, bem como os que desempenhavam actividades profissionais antes da detenção e durante a mesma, apresentam níveis de abandono aprendido superiores, resultados estes que exigem aprofundamento em estudos futuros. Learned Helplessness Scale revisited: Study in the imprisonment context of the North of Portugal - the Learned Helplessness Scale has already been used in an impoverished district of porto city, and we used it now in the imprisonment context, in order to pursue its validation, which has shown good values of validity, reliability, and sensitivity. The differential analyses reveal, contrarily to the expectations, that higher and middle-higher socio economic statuses’ subjects, as well as those that worked before and during the detention period, present higher learned helplessness, being important to explore these results in further studies.
- Inteligência emocional: adaptação do "Emotional Skills and Competence Questionnaire" (ESCQ) ao contexto portuguêsPublication . Santos, Nelson Lima; Faria, LuísaEste trabalho apresenta o estudo de adaptação, ao contexto português, do Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ), instrumento este construído por Taksic (2000), no contexto croata, para avaliar a competência emocional, de acordo com a perspectiva teórica de Mayer e Salovey (1997). Este questionário é constituído por três subescalas – Percepção Emocional, Expressão Emocional e Capacidade para Lidar com a Emoção –, com 45 itens. Os resultados evidenciaram boas qualidades psicométricas, permitindo a futura utilização do instrumento em estudos em Portugal.
- Auto-conceito e auto-eficácia: semelhanças, diferenças, inter-relação e influência no rendimento escolarPublication . Neves, Sílvia Pina; Faria, LuísaEste artigo faz uma revisão conceptual, metodológica e empírica sobre os construtos de auto-conceito e auto-eficácia, os quais, sendo construtos afins, partilham algumas semelhanças,pois ambos se definem em torno da noção de competência pessoal, mas têm também diferenças importantes que conduzem à necessidade de uma operacionalização distinta. Já do ponto de vista empírico, auto-conceito e auto-eficácia surgem positivamente associados entre si, e, embora sejam ambos preditores da realização, é a auto-eficácia que assume um papel mais proeminente nessa explicação. This paper presents a conceptual, ethodological, and empirical revision of self-concept and self-efficacy constructs. As two related constructs, self-concept and self-efficacy share some similarities, for they are both grounded in personal competence perceptions. Nonetheless, there are important differences that imply the need for distinct operationalizations. from the empirical point of view, self-concept and self-efficacy are positively associated with each other and, even though they both emerge as important predictors of achievement, self-efficacy has a more prominent role in that prediction.
- Individualismo e colectivismo: estudo exploratório com adolescentes nos contextos culturais português e romenoPublication . Ciochină, Laura; Faria, LuísaO presente trabalho tem como objectivo central apresentar uma investigação, em dois contextos culturais distintos – português e romeno –, sobre o significado atribuído por adolescentes à dimensão cultural de individualismo-colectivismo (IND/COL), a fim de lançar ulteriormente pistas para o estudo da relação entre esta dimensão cultural e uma dimensão de índole mais psicológica, isto é, as concepções pessoais de inteligência (CPI) de adolescentes dos referidos contextos culturais. Assim, com o objectivo de esclarecer o âmbito conceptual da dimensão de IND/COL entre adolescentes, realizámos um conjunto de entrevistas individuais, semi-directivas, com 39 estudantes (20 portugueses e 19 romenos) do 10º e 12º anos. Deste modo, procurou-se explorar o significado atribuído pelos participantes ao IND/COL em três domínios de acção e interacção distintos: a família, o grupo de pares e a escola; este último domínio foi ainda investigado quanto à perspectiva dos participantes sobre a inteligência e o sucesso escolar. The central aim of the present study was to investigate in two distinct cultural contexts – Portuguese and Romanian – the significance adolescents attribute to the cultural dimension of individualism-collectivism (IND/COL), in order to subsequently launch some paths for the study of the relation between this cultural dimension and a more psychological one, namely, personal conceptions of intelligence (PCI) of adolescents in the above mentioned cultural contexts. Thus, in order to clarify the conceptual framework of the IND/COL dimension among adolescents, we conducted a series of individual, semi-structured interviews, with 39 pupils (20 Portuguese and 19 Romanian), 10th and 12th graders. We explored the significance attributed by participants to IND/COL in three distinct domains of action and interaction: family, peer group and school, this last domain was also investigated as to the meaning participants attach to intelligence and school success.
- Imigrantes negros dos PALOP Africanos em Portugal: auto-percepções e percepções de características sócio-profissionaisPublication . Santos, Nelson Lima; Faria, LuísaEste trabalho apresenta um estudo comparativo e diferencial sobre as auto-percepções e percepções recíprocas de características sócio-profissionais (positivas e negativas) de trabalhadores brancos portugueses e de trabalhadores negros africanos, imigrantes dos países de língua oficial portuguesa (PALOP), com 200 sujeitos que residem e trabalham na área da Grande Lisboa, 100 de cada grupo étnico, de ambos os sexos e desempenhando maioritariamente funções de executante. Para tal, foi construído um questionário específico, administrado individual e colectivamente no local de trabalho dos sujeitos. Os resultados obtidos são analisados, permitindo concluir que urge transformar e melhorar as condições sócio-laborais destes imigrantes – tornando mais céleres e transparentes as suas condições de legalização e de permanência em Portugal, responsabilizando os empregadores em particular e os cidadãos em geral pela denúncia de situações de exploração e de ilegalidade –, pois a respectiva inclusão social deverá ser sinónimo de convivência e de respeito e não de assimilação. This paper presents a comparative and differential study about the self-perceptions and the reciprocal perceptions of socio-professional characteristics (positive and negative) of White Portuguese workers and of Black African workers of countries of Portuguese expression (PALOP), near 200 workers from Lisbon and surroundings, 100 of each ethnic group, from both sexes. We build a specific questionnaire, collectively and individually administered in the subject’s work place. The results are analysed and allow one to conclude the need to transform and to improve the immigrants’ socio-labour conditions, by making their conditions of legalization and of permanence in Portugal quicker and transparent, and also by promoting the responsibility of employers in particular, and of citizens in general for denouncing the situations of exploration and illegality, because their social inclusion should be a signal of conviviality and of respect instead of assimilation.
- Impacto das condições pessoais e contextuais na transição do ensino secundário para o ensino superiorPublication . Azevedo, Ângela Sá; Faria, Luísa
- Auto-conceito académico social e global em estudantes universitáriosPublication . Faria, Luísa; Santos, Nelson LimaApresenta-se um estudo de avaliação do auto-conceito académico, social e global, com 162 estudantes universitários, dos dois sexos e de diferentes grupos etários, utilizando a adaptação portuguesa (Faria e Fontaine, 1992) do Self-Description Questionnaire III (Marsh e O’Niell, 1984). As correlações entre as dimensões do auto-conceito evidenciam a importância do autoconceito global e os estudos diferenciais apontam para a ausência de diferenças de sexo e para diferenças no auto-conceito académico favorecendo os alunos do 1º ano, e no auto-conceito social e global favorecendo os mais velhos. Academic, social and global self-concept in university students We’ll present the evaluation of academic, social and global self-concepts, near 162 university students, boys and girls from different age groups, using the Portuguese adaptation (Faria e Fontaine, 1992) of the Self-Description Questionnaire III (Marsh e O’Niell, 1984). The correlations among the several dimensions of self-concept evidenced the importance of global self-concept, and the results of differential studies point to the absence of gender differences and to the existence of grade differences in academic self-concept favoring the 1st graders, and in the social and global self-concepts favoring the older students.