Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
109.66 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho tem como objectivo central apresentar uma investigação, em dois
contextos culturais distintos – português e romeno –, sobre o significado atribuído por
adolescentes à dimensão cultural de individualismo-colectivismo (IND/COL), a fim de
lançar ulteriormente pistas para o estudo da relação entre esta dimensão cultural e uma
dimensão de índole mais psicológica, isto é, as concepções pessoais de inteligência
(CPI) de adolescentes dos referidos contextos culturais. Assim, com o objectivo de esclarecer
o âmbito conceptual da dimensão de IND/COL entre adolescentes, realizámos um
conjunto de entrevistas individuais, semi-directivas, com 39 estudantes (20 portugueses
e 19 romenos) do 10º e 12º anos. Deste modo, procurou-se explorar o significado atribuído
pelos participantes ao IND/COL em três domínios de acção e interacção distintos: a
família, o grupo de pares e a escola; este último domínio foi ainda investigado quanto à
perspectiva dos participantes sobre a inteligência e o sucesso escolar.
The central aim of the present study was to investigate in two distinct cultural contexts
– Portuguese and Romanian – the significance adolescents attribute to the cultural dimension
of individualism-collectivism (IND/COL), in order to subsequently launch some
paths for the study of the relation between this cultural dimension and a more psychological
one, namely, personal conceptions of intelligence (PCI) of adolescents in the above mentioned cultural contexts. Thus, in order to clarify the conceptual framework
of the IND/COL dimension among adolescents, we conducted a series of individual,
semi-structured interviews, with 39 pupils (20 Portuguese and 19 Romanian), 10th and
12th graders. We explored the significance attributed by participants to IND/COL in three
distinct domains of action and interaction: family, peer group and school, this last domain
was also investigated as to the meaning participants attach to intelligence and
school success.
Description
Keywords
Citation
Antropológicas. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISSN 0873-819X. 11 (2009) 127-141.