Loading...
8 results
Search Results
Now showing 1 - 8 of 8
- Poesia Programa Performance: projetos, processos e práticas em meios digitaisPublication . Ministro, Bruno, org.; Dias, Sandra Guerreiro, org.Em Poesia Programa Performance defende-se a importância de pensar a contemporaneidade digital numa perspetiva conjunta entre projetos poéticos, processos programáticos e práticas performativas. Este livro configura também um dispositivo interventivo no sentido ontológico da ação crítica que esta cultura pós-medial suscita. Os diferentes contributos provenientes de diferentes campos, desde a poesia experimental, as artes computacionais, passando pelos estudos da performance e por várias formas de escrita expandida, dão conta da fluidez inquieta que atravessa os atuais modos civilizacionais contemporâneos, ao mesmo tempo que, traçando uma aproximação ao seu estudo, génese e entendimento, antecipam cenários futuros.
- Nota de aberturaPublication . Ribeiro, Rui Miguel; Torres, Rui; Ministro, Bruno
- Húmus: colagem; montagem; recombinaçãoPublication . Torres, Rui; Ministro, BrunoPretende-se com este artigo evidenciar o diálogo estabelecido por Herberto Helder, no seu poema Húmus – Poema Montagem, com a narrativa Húmus de Raul Brandão, através de exemplos dos processos de colagem e combinação textual levados a cabo no poema. Descreve-se ainda, de um modo exploratório, a forma como Húmus – Poema Contínuo, experiência recombinatória com ambas as obras realizada no âmbito da Ciberliteratura com recurso ao motor textual Poemário, promove a contínua metamorfose textual dessas criações, problematizando a materialidade da linguagem e as metamorfoses ininterruptas da significação.
- Literatura na rede ou literatura como rede? Simbiose e mediação na ciberliteratura portuguesaPublication . Torres, Rui; Ministro, BrunoPretende-se com este artigo identificar e descrever duas formas distintas de utilização da rede no que concerne à literatura: como meio de difusão, considerado uso fraco, viabilizando arquivos, bases de dados e outros sistemas de publicação eletrónica, isto é, literatura na rede; e como meio de produção, considerado uso forte, motivando géneros emergentes, simbioses humano-máquina e mecanismos de produção ciberliterária, isto é, literatura como rede. Partindo da apresentação de exemplos do uso forte vinculados à produção portuguesa, espera-se clarificar como a tensão entre livro e ecrã, papel e luz, fixidez e variabilidade surge nesses dois diferentes modos de uso de uma forma radicalmente diferente: a rede como objeto de uso na literatura que se adapta à rede, a rede como uso de objeto na literatura que adota a rede.
- Um buraco na boca: centralidade e descentramentoPublication . Ministro, BrunoProponho fazer um estudo que tome o romance Um buraco na boca como elemento central na análise e compreensão da obra ficcional de António Aragão. para isso, é feito um estudo comparativo deste romance experimental com outros trabalhos em prosa posteriormente escritos pelo autor, sendo de igual forma convocados trabalhos anteriores onde há recurso a estratégias semelhantes às que em 1971 vamos encontrar na primeira edição de Um buraco na boca.
- António Aragão: bio-bibliografia ilustradaPublication . Ministro, Bruno