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UPL - Reabilitação Psicomotora

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  • A importância da intervenção psicomotora em idades precoces: estudo de caso
    Publication . Silva, Ana Rita Vintém da; Almeida, Gabriela
    Este projeto teve como principal objetivo verificar os efeitos de uma intervenção psicomotora precoce no neurodesenvolvimento de uma criança, após 23 sessões de Psicomotricidade. Tratou-se de um estudo de caso, do tipo pré-experimental e a amostra foi constituída por uma criança em idade pré-escolar, do género masculino, acompanhada na Clínica Pedagógica da Universidade Fernando Pessoa e a sua família direta. Os instrumentos utilizados foram a escala de Avaliação das competências no Desenvolvimento Infantil Schedule of Growing Skills II e uma versão adaptada da Escala de Satisfação das Famílias, constituída pelas questões que se justificam de acordo com o objetivo da investigação. No final foi solicitado à mãe que responde-se a um questionário, a fim de avaliar o grau de satisfação relativamente à intervenção. Os resultados obtidos no final do estudo demonstram uma evolução positiva em todas as áreas de competências, apesar de ainda estarem presentes imaturidades no neurodesenvolvimento. A discrepância relativa ao que é esperado para a sua idade cronológica foi reduzida comparativamente aos dados recolhidos na avaliação inicial. A área onde houve melhorias notórias foi nas competências visuais, tendo também melhorias em termos das competências locomotoras, manipulativas, fala e linguagem. Nas competências de audição e linguagem, autonomia e cognição, a evolução não foi tão notória, apesar de existente. Por sua vez, nas competências de interação social manteve-se na mesma faixa etária da avaliação inicial. Assim sendo, pode concluir-se que o programa de intervenção traçado para esta criança, trouxe ganhos no neurodesenvolvimento, resultando numa melhoria nas áreas de competências avaliadas, sem excluir a hipótese de que as melhorias podem estar relacionadas com fatores de ordem maturacional, caraterísticas do processo de desenvolvimento. Relativamente ao grau de satisfação das famílias sobre a intervenção realizada com o filho, demonstraram estar muito satisfeitos tanto ao nível do apoio à criança e aos pais, como ao nível da relação entre os pais e a terapeuta.
  • Os efeitos de uma intervenção psicomotora numa criança com perturbação de défice de atenção/hiperatividade
    Publication . Dantas, Marta Sofia Lopes; Almeida, Gabriela
    Este projeto teve como principal objetivo verificar os efeitos de um programa de intervenção psicomotora, nos fatores psicomotores e no perfil psicomotor, numa criança com Perturbação de Défice de Atenção/Hiperatividade, após 15 sessões de Psicomotricidade. A pesquisa é um estudo de caso com experimentação e a amostra foi constituída por uma criança do género feminino de seis anos, a frequentar as Clínicas Pedagógicas da Universidade Fernando Pessoa, Porto. O instrumento utilizado foi a Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca (1995) para avaliar os fatores psicomotores (Tonicidade, Equilibração, Lateralização, Noção de Corpo, Estruturação Espácio-Temporal, Praxia Global e Praxia Fina). Os resultados obtidos no final do estudo demonstraram uma evolução positiva no perfil psicomotor quando comparados com os resultados anteriores aos da intervenção. Nos fatores equilibração, estruturação espácio-temporal e praxia fina a criança evoluiu do perfil Dispráxico (satisfatório) para um perfil Eupráxico (bom). Nos restantes fatores não foram observadas alterações, uma vez que a criança já apresentava e manteve um perfil Eupráxico. O mesmo sucedeu no fator lateralização, mas mantendo um perfil Hiperpráxico (excelente). Assim se conclui que o programa de intervenção psicomotora individual realizado para esta criança, trouxe ganhos nos fatores psicomotores com maior dificuldade, resultando numa melhoria do seu perfil psicomotor.
  • Intervenção psicomotora precoce: estudo da evolução do desenvolvimento global de um bebé com Trissomia 21
    Publication . Mendes, Diogo Samuel Pereira; Almeida, Gabriela
    O presente trabalho de investigação intitulado “Intervenção psicomotora precoce: estudo da evolução do desenvolvimento global de um bebé com Trissomia 21”, fundamentou-se num estudo da evolução neuropsicomotora de um bebé com Trissomia 21 submetido a uma intervenção psicomotora precoce, proporcionada através da realização do estágio final da Licenciatura em Reabilitação Psicomotora, na Clínica Pedagógica de Reabilitação Psicomotora da Universidade Fernando Pessoa. O objetivo geral desta investigação foi descrever a evolução neuropsicomotora de um bebé portador de Trissomia 21 que beneficiou de sessões de psicomotricidade. Trata-se de uma investigação realizada ao longo das sessões de psicomotricidade que um bebé portador de Trissomia 21 recebeu na Universidade Fernando Pessoa- Polo de Ponte de Lima, no qual foram registadas, em todas as sessões, as evoluções observadas no perfil neuropsicomotor do mesmo. Para a avaliação e intervenção da criança, foi utilizado o Currículo Carolina como apoio à estimulação psicomotora, de forma a anotar e observar a evolução do bebé no decorrer das sessões. Os resultados obtidos no final do estudo demonstraram uma evolução positiva das áreas do desenvolvimento neuropsicomotor investigadas, evidenciando-se a importância de uma intervenção precoce, a qual contribuiu favoravelmente para um melhor desenvolvimento neuropsicomotor.
  • Implementação da prática dos psicomotricistas na região do Alto Minho: um estudo exploratório
    Publication . Cerqueira, Regina da Conceição Araújo; Almeida, Gabriela
    O fato de a Psicomotricidade ser uma área relativamente recente, faz com que persistam obstáculos à sua implementação. Com este estudo, pretende-se analisar até que ponto o mercado de trabalho na região do Alto Minho tem consolidado o conhecimento acerca da Psicomotricidade e práticas do Psicomotricista, reconhece a sua importância e está recetivo a´`a sua implementação. Recorreu-se a metodologia quantitativa, através da elaboração de um questionário de escala tipo Likert. Os dados derivam de 30 questionários, que, posteriormente, foram tratados com recurso ao SPSS. Concluiu-se que apesar do nível de conhecimento existente e importância atribuída estes não são ainda suficientes para a implementação da Psicomotricidade e práticas do Psicomotricista.
  • Relação entre stress parental e as funções de apoio em famílias de crianças com doenças raras
    Publication . Rodrigues, Cremilda Jesus Ribeiro; Almeida, Gabriela
    O presente trabalho de investigação intitulado “Relação entre o stress parental e as funções de apoio em famílias de crianças com doenças raras”, pretende contribuir para uma melhor compreensão da relação entre stress parental e as funções de apoio social, analisando a percepção sobre a utilidade de disponibilidade das diversas fontes de apoio social da sua rede de apoios e a percepção de stress nos domínios pais, interação e criança. Deste modo, foram estabelecidos os seguintes objectivos: 1) Identificar os níveis de stress parental das famílias de crianças com doenças raras; (2) Aferir a perceção das famílias sobre a utilidade e disponibilidade das diversas fontes de apoio social da sua rede de apoio; (3) Relacionar os níveis de stress das famílias com perceção sobre funções de apoio social. Participaram no estudo 14 famílias de crianças cm doenças raras (com idades entre 6 e 17 anos). Foi aplicado um questionário sociodemográfico, o Índice de Stress Parental (ISP), versão reduzida (Santos 2008) e a Escala de avaliação do apoio social à família, traduzida por Brandão e adaptada por Brandão e Xavier (1997, por Brandão 1999) do original Family Support Scale dos autores (Dunst, Jenkins & Trivette, 1984), a catorze famílias de crianças com doenças raras. Os resultados deste estudo demonstram que as famílias que percecionam níveis mais elevados de Stress tem menor perceção do apoio dispensado por parte dos membros das redes informais e dos grupos de profissionais da sua rede de apoio social. Podemos salientar que um maior apoio proporcionado por parte das redes de apoio social, é importante para a diminuição dos níveis de stress percecionados em pais de crianças com doenças raras. Apesar das limitações da investigação, sobretudo devidas ao número limitado de famílias que constituíram amostra, os resultados podem ser motivo para futuros estudos e sobretudo para a orientação de profissionais a trabalhar com famílias de com doença rara.
  • Intervenção precoce em gémeos prematuros com imaturidade do desenvolvimento psicomotor
    Publication . Correia, Diana Maria Alves; Almeida, Gabriela
    O presente trabalho de investigação intitulado “Intervenção Precoce em gémeos prematuros com imaturidade do desenvolvimento psicomotor” fundamentou-se num estudo de caso com experimentação, proporcionado através da realização do estágio final da Licenciatura em Reabilitação Psicomotora, na Clínica Pedagógica de Reabilitação Psicomotora da Universidade Fernando Pessoa – Porto. O objectivo geral desta investigação foi verificar a evolução do desenvolvimento psicomotor de duas gémeas com uma intervenção precoce individualizada. Deste modo, para atingir este objectivo procedeu-se a uma abordagem quantitativa para avaliar as áreas do desenvolvimento psicomotor, as quais sofreram alterações com a intervenção precoce, e uma análise descritiva, descrevendo os dados recolhidos. Para esta avaliação foram observadas as áreas do desenvolvimento psicomotor das gémeas, através dos seguintes instrumentos de avaliação:Escala de AvaliaçãoThe Schedule of Growing Skills II e Escala do Desenvolvimento Mental de Ruth Griffiths. Os resultados obtidos no final do estudo demonstraram uma evolução positiva das áreas do desenvolvimento psicomotor investigadas, evidenciando-se a importância de uma intervenção precoce, a qual contribuiu favoravelmente para um desenvolvimento global das gémeas.