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Cibertextualidades - Nº 02, 2007

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Recent Submissions

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  • Introdução dos organizadores
    Publication . Torres, Rui; Petry, Luís Carlos; Rui Torres
    Uma reflexão acerca das textualidades electrónicas, assunto que nos propusemos ocupar com a criação desta Revista, não pode passar sem o exercício específico das escritas digitais. Depois de vários anos a estudar estes fenómenos, estamos cada vez mais convictos de que a adequação de conceitos deve ser feita a partir de uma experiência concreta de imersão e de envolvimento com a programação de ambientes interactivos. É dentro desta perspectiva que propomos, para este segundo número da Revista Cibertextualidades, a apresentação de um projecto que nos tem ocupado nos últimos quatro anos. Continuando a cooperação luso-brasileira já iniciada com o primeiro número desta publicação, abrimos a fonte da ópera quântica e interactiva AlletSator, a um conjunto alargado de Investigadores, que connosco têm vindo a acompanhar a criação e a programação deste trabalho.
  • Triálogo: prelúdio dialogante a AlletSator
    Publication . Barbosa, Pedro; Torres, Rui; Reis, Pedro; Rui Torres
  • Aspectos da hiperimagem em AlletSator
    Publication . Messa, Eric Eroi; Rui Torres
    A proposta deste artigo é apresentar ao leitor uma breve reflexão sobre a obra AlletSator, especialmente sobre como alguns dos trechos desta obra hipermidiática atuam frente àquele que interage com ela. Se consideramos o termo hipermídia como referência a uma determinada linguagem, ao deparar com um produto desta linguagem temos em mãos uma obra que pode oferecer características que envolvem a percepção daquele que interage com ela de maneira particular e portanto diferente de outras linguagens. No caso de AlletSator, estamos em busca de momentos da obra que promovam uma contemplação geradora de sentido. Ou seja, uma reflexão, uma construção de raciocínio que ocorre durante o percorrer da obra hipermidiática, ou melhor, durante determinado trecho desta obra hipermidiática denominado hiperimagem, refletindo como o uso híbrido das matrizes verbal, sonora e visual, aliadas à características de programação como o processo randômico podem construir um sentido.
  • O jogo hermenêutico: uma análise da Ópera Quântica AlletSator
    Publication . Petry, Arlete dos Santos; Rui Torres
    Este artigo propõe uma fundamentação do conceito de jogo no contexto da fenomenologia hermenêutica, da hermenêutica filosófica e da teoria dos jogos de linguagem, sendo um contributo para a discussão do que é considerado jogo, quais suas características e sua relevância para uma compreensão da produção de conhecimento. Mostra ainda a presença de tais conceitos no contexto da pesquisa hipermidiática, concebida como forma pragmático-existencial dos modos de ser do Dasein no caminho do pensar (produção de conhecimento). Dado os conceitos desenvolvidos, os aplica, buscando compreender as estruturas práticas presentes na Ópera Quântica, enquanto exercícios vividos de uma profunda experiência estética dos autores, mostrando a relevância de uma reflexão conceitual dentro do mundo e das práticas de produção reflexivas.
  • Poética e estética em AlletSator – O Adamastor Quântico
    Publication . Filho, Otávio A.; Rui Torres
    O texto especula sobre as dimensões poética e estética presentes na Ópera Quântica hipermidiática e interativa Allet-Sator, apresentando e levantando questões relacionadas com as relações entre a utilização dos dispositivos técnicos e os resultados advindos de tais utilizações. A dimensão poética, enquanto enfrentamento com a “experiência da ferramenta”, ao mesmo tempo em que remete para a dimensão expressiva, amplia e ressoa sobre as relações entre a arte e a ciência. O ambiente tridimensional de AlletSator favorece o aparecimento de tais dimensões e permite ao leitor, ator, interator, ‘atravessar’ caminhos onde esses aspectos estejam sempre presentes. Este artigo levanta algumas dessas questões.
  • Conceitos informáticos e escritas teatrais
    Publication . Vuillemin, Alain; Rui Torres; Barbosa, Pedro, trad.
  • ALLEaT SATORi: por uma escrita combinatória em AlletSator
    Publication . Fernandes, Fábio; Rui Torres
    O presente artigo tem como objetivo mapear o percurso da construção narrativa subjacente à trajetória do interator no projeto AlletSator, apontando suas referências e origens no território literário, particularmente por intermédio de dois eixos: a literatura de ficção científica, representada por expoentes como Isaac Asimov e Arthur C. Clarke, além de nomes mais recentes do gênero como J.G.Ballard, Allen Steele, Dan Simmons e John Varley; e a produção de textos combinatórios de determinados autores do grupo OuLiPo, como Raymond Queneau, Georges Perec e Ítalo Calvino, na criação do que consideramos pertinente batizar de “hiperpuzzles”, ou seja, enigmas que criam lexias que apontam para diferentes percursos narrativos no interior do labirinto atravessado pelo interator. O artigo pretende traçar um breve histórico da literatura de ficção científica experimental (isto é, a literatura voltada para experimentações de forma narrativa, e não apenas de conteúdo de especulação científica) e explicar o processo de construção dos hiperpuzzles e de algumas das lexias por eles formadas.
  • Hiperáudio: a navegação em áudio em hipermídia
    Publication . Pontuschka, Maurício Nacib; Rui Torres
    Utilizada com muita criatividade por milhares de profissionais ao redor do mundo, a hipermídia modela um ambiente virtual interativo de amplas possibilidades. Ao modelar um ambiente virtual, ou mundo virtual, tenta-se criar uma realidade plausível e que o usuário compreenda. Quando isto acontece, a navegação neste novo mundo criado torna-se possível e o usuário pode explorá- lo à busca do desconhecido. A navegação em áudio complementa este mundo virtual, dando vida a sensações que nem sempre estão presas a um espaço físico e sim às nossas mentes. Este artigo trata da utilização de navegação em áudio para introduzir estas sensações em sistemas hipermidiáticos de forma a estabelecer uma navegação paralela e integrada à navegação original da hipermídia.