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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente artigo tem como
objetivo mapear o percurso da construção
narrativa subjacente à trajetória do interator
no projeto AlletSator, apontando suas referências
e origens no território literário, particularmente
por intermédio de dois eixos: a
literatura de ficção científica, representada
por expoentes como Isaac Asimov e Arthur
C. Clarke, além de nomes mais recentes do
gênero como J.G.Ballard, Allen Steele, Dan
Simmons e John Varley; e a produção de textos
combinatórios de determinados autores
do grupo OuLiPo, como Raymond Queneau,
Georges Perec e Ítalo Calvino, na criação
do que consideramos pertinente batizar de
“hiperpuzzles”, ou seja, enigmas que criam
lexias que apontam para diferentes percursos
narrativos no interior do labirinto atravessado
pelo interator. O artigo pretende traçar
um breve histórico da literatura de ficção
científica experimental (isto é, a literatura
voltada para experimentações de forma
narrativa, e não apenas de conteúdo de
especulação científica) e explicar o processo
de construção dos hiperpuzzles e de algumas
das lexias por eles formadas.
Description
Keywords
Ficção científica Literatura Puzzle Hipertexto
Citation
Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 2 (2007) 153-157.