FCHS (DCEC) - Comunicações em Conferências Internacionais
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Recent Submissions
- PO.EX'70-80 arquivo digital da literatura experimental portuguesa: comunidades e coleções no DSpacePublication . Moutinho, Ana VialeEste poster tem como objetivo apresentar uma metodologia de organização e classificação de literaturas e práticas artísticas multimodais a partir do projecto PO.EX’70-80 – Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa, o qual vai utilizar a plataforma DSpace para mostrar os seus cerca de sete mil documentos. PO-EX [POesia EXperimental] foi um movimento literário português iniciado na década de 1960 que surgiu a partir da poesia concreta e visual. Entre 2005 e 2008, o projeto “CD-ROM da PO-EX (Poesia Experimental Portuguesa - Cadernos e Catálogos)” permitiu a realização de estudos acerca do experimentalismo literário português dos anos 1960 e se criou um arquivo digital com as principais revistas, catálogos e publicações desse grupo de poetas, podendo ser consultado em www.po-ex.net. Este trabalho foi recentemente alargado aos anos 1970 e 80, aperfeiçoando e desenvolvendo os estudos e recolhas já iniciados. Ambos os projectos têm financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O projecto PO.EX’70-80 pretende “recolher, classificar e reproduzir, em formatos digitais, a poesia visual e sonora, a videopoesia, o ‘happening’ e a literatura cibernética - extensões e renovações do experimentalismo literário do período anteriormente analisado” (Torres 2009), permitindo o acesso aberto a revistas, catálogos, textos teóricos, manifestos, livros de autor, bibliografia, entrevistas com poetas; a artigos científicos sobre vários temas abrangidos no arquivo que vão contribuir para o enquadramento teórico do arquivo; e a planos de aula para ajudar a disseminar a utilização dos documentos disponíveis. Os cerca de sete mil documentos deste arquivo foram organizados numa plataforma DSpace numa única coleção intitulada “Poesia Experimental Portuguesa”. Esta está dividida em três comunidades que, por sua vez, se repartem em sub-comunidades: Materialidades - Digitais, Fonográficas, Performativas, Planográficas, Tridimensionais e Videográficas; Metatextualidades - Metatextualidades Autorais e Recepção Crítica; Paratextualidades). Estas sub-comunidades vão derivar em coleções. Todos estes itens são ainda classificados através de um conjunto fechado de palavras-chave (‘keywords’ ou ‘subject’) e de um conjunto de campos do DSpace baseados em Dublin Core (Torres, Portela e Sequeira 3). Por se tratar de um projeto ainda em construção, trata-se de uma proposta de a sua taxonomia que é relacional e processual, mas que poderá vir a sofrer alterações.
- Da história da imprensa à comunicação intercultural: os estudos sobre imprensa e comunicação nas antigas províncias ultramarinas de PortugalPublication . Sousa, Jorge Pedro; Lima, Maria ÉricaNeste trabalho, argumenta-se que a imprensa colonial portuguesa foi desde cedo entendida como um objeto de estudo relevante pelos pensadores portugueses do jornalismo. Descobriu-se que, inicialmente, esses pesquisadores circunscreveram as suas preocupações à história do jornalismo – ou, em sentido lato, à história da tipografia e do impresso, nomeadamente à catalogação de publicações (Gracias, 1880, sobre a tipografia; Aranha, 1885; Silva Leal, 1898; Cunha, 1929; Fernandes, 19__; Teixeira, 1965; Vários Autores, 1954; Dias e Eça, 1957; Codam, 1973..); posteriormente, graças ao surgimento dos estudos sociológicos em Portugal alargaram – principalmente com José Júlio Gonçalves – as suas atenções à determinação do papel que Portugal teve na difusão da tipografia e do jornalismo pelo mundo e às funções e papéis da comunicação social nas sociedades coloniais (Gonçalves, 1964, 1965, 1966; 1967; 1972a; 1972b). Os trabalhos deste último autor, sobretudo os livros Os Meios de Comunicação Social à Luz da Sociologia e Efeitos dos Modernos Meios de Comunicação nas Sociedades Plurais (que basicamente corresponde ao primeiro mas com outro título), embora fruto do contexto em que foram produzidos, propõem uma análise sociológica dos problemas inerentes ao recurso à comunicação social em sociedades coloniais multiculturais. Para Gonçalves (1972a, p. 68), o s valores das sociedades tradicionais, difundidos pelos respetivos sistemas comunicativos (simples, assentes em meios biomecânicos), mesmo quando arcaicos, funcionam como travões aos processos de socialização e aculturação promovidos pela mídia tecnologicamente avançada (caraterizada por ter sistemas comunicativos complexos) própria das sociedades modernas. Mesmo assim, defende o autor, devido à ação da mídia moderna sobre as sociedades tradicionais, notam-se nestas últimas alterações nos estilos de vida, nas hierarquias sociais, nas relações entre as pessoas, nos padrões de conduta e, em suma, nas mentalidades. Mais, a imposição de sistemas mediáticos modernos às sociedades tradicionais coloca o domínio sobre os sistemas comunicativos nas mãos de profissionais, quando antes estava nas mãos dos líderes tradicionais (Gonçalves, 1972a, p. 68). Contudo, o autor admite a existência de fenómenos de resistência cultural aos valores, modos de vida e atitudes propostos pela mídia moderna. Inclusivamente, esta resistência à aculturação e socialização seria mais fortes nas sociedades plurais, que mantêm sistemas comunicativos tradicionais paralelos aos modernos, do que nas sociedades modernas, marcadas pela complexidade e mudança (Gonçalves, 1972a, pp. 68-69).
- Propaganda e informação no primeiro periódico português – a Gazeta “da Restauração” (1641-1647)Publication . Sousa, Jorge Pedro; Lima, Maria ÉricaArgumenta-se aqui que o juízo do historiador da imprensa portuguesa José Tengarrinha (1989) sobre a feição propagandística do primeiro periódico português, a Gazeta alcunhada “da Restauração” (1641-1647), está correto, pois, embora não se possa reduzir o papel deste periódico noticioso à propaganda da restauração da independência de Portugal, depois de 60 anos sob a monarquia dual com Castela (1580-1640), e da nova casa reinante, a de Bragança, não é menos certo que, simbolicamente, os seus redatores batalharam para legitimar aos olhos dos leitores a aclamação de D. João IV como rei de Portugal. A propaganda da restauração da independência ocorre diretamente (por exemplo, através dos elogios a D. João IV) ou indiretamente (por exemplo, através do rebaixamento de Castela, do seu rei e dos seus aliados e pela colocação em evidência da sua alegada perfídia).
- (Good) images (some) psychology (items) = (good) advertising?Publication . Moutinho, Ana Viale; yesThe paper I propose is based on images used in advertising and the way some of them influence people, in a psychological perspective, to buy the advertised product or service. Advertising uses four different basic principles known as AIDA: Attention (calls the attention to the product/service), Interest (it provokes and maintains the interest), Desire (awakens it), and Action (leads people to buy or use the product/service). These principles, plus mechanisms like dream, motivation, acceptance, empathy, seduction and other theories like the psychoanalytical, for example, will tell us why an image is more effective than another. I will bring examples of some printed advertisements to show my point of view.