Repository logo
 

Comunicação

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 8 of 8
  • Jornalismo e estudos mediáticos : memória VII
    Publication . Sousa, Jorge Pedro, org.
    Este sétimo livro eletrónico da especialidade de Jornalismo e Estudos Mediáticos do programa de doutoramento e pós-doutoramento em Ciências da Informação e do programa de doutoramento e pós-doutoramento em Ciências da Comunicação da Universidade Fernando Pessoa tem por fim dar público e anual testemunho da mais recente investigação que tem sido desenvolvida no seu âmbito. Obra necessariamente coletiva e plural, o livro reúne textos de pós-doutores, doutores e doutorandos associados aos referidos programas, dando contributos relevantes à produção de novo conhecimento no âmbito dos estudos da comunicação em sociedade, das plataformas e meios de comunicação e do jornalismo.
  • Jornalismo e estudos mediáticos : memória VI
    Publication . Sousa, Jorge Pedro, org.
    Este sexto livro eletrónico da especialidade de Jornalismo e Estudos Mediáticos do programa de doutoramento e pós-doutoramento em Ciências da Informação e do programa de doutoramento e pós-doutoramento em Ciências da Comunicação da Universidade Fernando Pessoa tem por fim dar público e anual testemunho da mais recente investigação que tem sido desenvolvida no seu âmbito. Obra necessariamente coletiva e plural, o livro reúne textos de pós-doutores, doutores e doutorandos associados aos referidos programas, dando contributos relevantes à produção de novo conhecimento no âmbito dos estudos da comunicação em sociedade, das plataformas e meios de comunicação e do jornalismo.
  • Jornalismo e estudos mediáticos : memória V
    Publication . Sousa, Jorge Pedro, org.
    Este quinto livro eletrónico da especialidade de Jornalismo e Estudos Mediáticos do programa de doutoramento e pós-doutoramento em Ciências da Informação e do programa de doutoramento e pós-doutoramento em Ciências da Comunicação da Universidade Fernando Pessoa tem por fim dar público e anual testemunho da mais recente investigação que tem sido desenvolvida no seu âmbito. Obra necessariamente coletiva e plural, o livro reúne textos de pós-doutores, doutores e doutorandos associados aos referidos programas, dando contributos relevantes à produção de novo conhecimento no âmbito dos estudos da comunicação em sociedade, das plataformas e meios de comunicação e do jornalismo. São onze os capítulos que compõem a obra, da autoria de dezassete autores. A sua investigação abarca temas que vão do jornalismo à comunicação digital, passando pela análise do discurso e pela comunicação popular. O leitor encontra, aqui, um conjunto de textos que trazem reflexões e dados atuais e pertinentes e contributos relevante para as Ciências da Comunicação.
  • Jornalismo e estudos mediáticos : memória IV
    Publication . Sousa, Jorge Pedro, org.
    Este quarto livro eletrónico da especialidade de Jornalismo e Estudos Mediáticos dos programas de doutoramento e pós-doutoramento em Ciências da Informação e da Comunicação da Universidade Fernando Pessoa tem por fim dar público testemunho da mais recente investigação que tem sido desenvolvida no seu âmbito. Pretende-se, além disso, construir com esta série de publicações as bases para o lançamento de uma revista científica periódica ligada a esses programas. Obra necessariamente coletiva e plural, o livro reúne, pois, textos de pós-doutores, doutores e doutorandos associados ao programa de pós graduação em Ciências da Informação e da Comunicação, dando contributos relevantes à produção de novo conhecimento no âmbito dos estudos das plataformas e meios de comunicação e do jornalismo. São doze os capítulos que compõem a obra, da autoria de catorze autores. A sua investigação abarca temas que vão do jornalismo e da dicotomia informação/desinformação à comunicação digital, passando pela análise do discurso e pela comunicação política.
  • Jornalismo e estudos mediáticos : memória III
    Publication . Sousa, Jorge Pedro, org.
    Este terceiro livro eletrónico da especialidade de Jornalismo e Estudos Mediáticos dos programas de doutoramento e pós-doutoramento em Ciências da Informação e da Comunicação da Universidade Fernando Pessoa tem por fim dar público testemunho da mais recente investigação que tem sido desenvolvida no seu âmbito. Pretende-se, além disso, construir com esta série de publicações as bases para o lançamento de uma revista científica periódica ligada a esses programas. Obra necessariamente coletiva e plural, o livro reúne, pois, textos de pós-doutores, doutores e doutorandos associados a esses programas, dando contributos relevantes à produção de novo conhecimento no âmbito dos estudos das plataformas e meios de comunicação e do jornalismo. São dezasseis os capítulos que compõem a obra, escritos por dezanove autores.
  • Jornalismo e estudos mediáticos : memória II
    Publication . Sousa, Jorge Pedro, org.
    Este segundo livro da especialidade de Jornalismo e Estudos Mediáticos dos programas de doutoramento e pós-doutoramento em Ciências da Informação e da Comunicação da Universidade Fernando Pessoa tem por fim dar testemunho da investigação que tem sido desenvolvida nestes programas. Obra necessariamente coletiva e plural, o livro reúne, pois, textos de pós-doutores, doutores e doutorandos associados a esses programas, dando contributos relevantes à produção de novo conhecimento no âmbito dos estudos das plataformas e meios de comunicação e do jornalismo. São 23 os capítulos que compõem a obra, escritos por 30 autores.
  • Jornalismo e estudos mediáticos : memória
    Publication . Sousa, Jorge Pedro, org.
    Este livro é um testemunho – necessariamente contido – da investigação que tem sido desenvolvida no âmbito da especialidade de Jornalismo e Estudos Mediáticos do doutoramento e do pós-doutoramento em Ciências da Informação da Universidade Fernando Pessoa (UFP). Apropriadamente designado Jornalismo e Estudos Mediáticos – Memória, esta obra representa, portanto, um primeiro esforço para documentar, periodicamente, resultados de pesquisas desenvolvidas na UFP, ou por pesquisadores que num ou noutro momento desenvolveram atividade na UFP, no campo que dá título ao livro. Obra coletiva, o livro vive, pois, da colaboração de alguns dos académicos que passaram pela Universidade Fernando Pessoa, ou que aqui ainda permanecem, para, na nossa Instituição comum, realizarem os seus estudos e investigações de doutoramento ou pós-doutoramento, na totalidade ou em parte. Necessariamente plural e diversificado, à semelhança do campo do qual se reivindica, este livro dá conta de algumas das preocupações e interrogações que norteiam a pesquisa em Comunicação e que, por consequência, se transformaram em objetos de pesquisa. Além de ser uma obra de inventariação, documentação, referência e memória, o livro procura ir ao encontro da missão mais nobre da Universidade e da vida investigadora: produzir e partilhar novo conhecimento. Em português com diversas tonalidades. E em espanhol. Porque também polifónica é a Universidade.
  • Estratégia criativa publicitária: fundamentos e métodos
    Publication . Cardoso, Paulo Ribeiro
    Num panorama de forte concorrência empresarial, deparamos com um desenvolvimento de complexas estratégias de persuasão que criam, desenvolvem e fortalecem as relações entre as marcas e os consumidores e onde a criatividade desempenha um papel fundamental. Procurando um equilíbrio entre a perspectiva académica e a profissional, o autor aborda, com pragmatismo, a estratégia criativa publicitária aplicada à comunicação da marca. O livro começa por estabelecer os fundamentos da criatividade: a sua definição, as principais perspectivas de análise, as etapas e técnicas do processo criativo. Em seguida, é dedicada uma especial atenção à estratégia criativa publicitária e aos quatro pilares que a sustentam: a marca, os objectivos de comunicação, o público-alvo e o elemento motivador. Neste contexto, são analisadas diferentes filosofias e metodologias de agências de publicidade multinacionais. Finalmente, é explorada a temática do conceito criativo e da execução das mensagens publicitárias.