Cadernos de Comunicação e Linguagem - Vol 01, Nº 02, 2009
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Cadernos de Comunicação e Linguagem - Vol 01, Nº 02, 2009 by Title
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Análise da qualidade de vida de operadores de uma central telefônicaPublication . Muniz, Telma Souza; César, Carla Patrícia Hernandez Alves RibeiroA intervenção do fonoaudiólogo no telemarketing pressupõe conhecimentos específicos sobre os aspectos físicos, sociais, ambientais e psicoemocionais ligados à função do teleoperador. Os avanços constantes da tecnologia atrelados à competitividade desta função exigem que o trabalhador tanto se atualize continuamente quanto busque subsídios para o exercício laboral de forma a atender suas próprias expectativas, as da empresa e as do cliente. The intervention of the speech therapist in the telemarketing presumes specific knowledge about the environment, social relationships, physical health and psychological aspects connected to the function of the telephone operator. The constant advancements of the technology harnessed to the competitiveness of this function require a continuous update from the employee while he seeks subsidies for the labor exercise attending his own, the company and the client expectations.
- Art as a therapy and a communication method - the dialogical selfPublication . Jardim, Maria AntóniaIt will be our concern to link the concept of hermeneutics to the dialogic process of self-discovery. The role art plays in people`s life span. We shall focus on the connection between two discourses: the discourse of the text, the work of art, and the discourse of interpretation and the kind of worlds they disclose. The hermeneutical idea of subjectivity as a dialectic between the self and mediated social meanings will be pointed out as well as an ethic of the word that language opens up.We shall regard the self-understanding of man, his self-development, dependent on this dimension of language as a disclosure of possibility. It is by an understanding of the worlds, opened by language and its symbols that we may arrive at a better understanding of ourselves as human beings. Art is the most important human expression; Hermeneutics is an instrument of self-interpretation and self-evaluation that crosses the dialogical process; which means it is an instrument to psychology as a subjective science.
- Caracterização do perfil pragmático de crianças em idade pré-escolar e escolarPublication . Almeida, Joana; Rocha, JoanaO uso pragmático da linguagem envolve o conhecimento sociolinguístico que representa as regras culturalmente determinadas que regulam como a linguagem deve ser usada em certos contextos sociais. O “The Pragmatics Profile of Everyday Communication Skills in Children” (PP) é um instrumento útil para a caracterização das competências pragmáticas na população infantil. Para a realização deste estudo procedemos à análise das várias etapas que envolvem a tradução e adaptação do instrumento, numa abordagem qualitativa, sendo constituído por uma revisão bibliográfica e adaptação do teste para a população portuguesa nas idades pré – escolar e escolar. Após este processo, foi realizado um estudo envolvendo 20 crianças (em idade pré – escolar e escolar), nas quais se procurou determinar o perfil pragmático em cada uma destas faixas etárias. De salientar que a análise efectuada foi realizada através da aplicação das entrevistas do PP aos pais e ao Educador/ Professor. Os resultados mostram um progressivo desenvolvimento das funções comunicativas e dos pedidos indirectos nos anos escolares, assim como o aumento da competência para manter e terminar turnos comunicativos nos anos escolares e a capacidade para realizar reparações comunicativas. The pragmatic use of the language represents the cultural rules that determine the language use in social contexts. “The Pragmatics Profile of Everyday Communicative Skills in Children “ (PP) is an instrument that can describe pragmatic competence in children. We proceed to the analysis of the several stages that involved the adaptation of this instrument, in a qualitative approach, and its application in preschool and school children. 20 children were assessed to determine the pragmatic profile in each group. This analysis involved the application of the interviews of PP to parents and teacher. The results show the progressive development of the communicative functions, indirect requests, competence to maintain and to finish communicative interactions and to do repairs in communication in the school years.
- Comunicação, saúde mental e psicopatologiaPublication . Almeida, Alexandre Frey Pinto deCaracteriza-se a parte da comunicação na saúde e bem estar, assim como em psicopatologia. Nas psicoses, encontram-se alterações qualitativas de decurso variável; nas neuroses, simples variações quantitativas superficiais e inconstantes; nas psicopatias, desvios quantitativos um pouco mais consistentes. O decurso mais flutuante das perturbações da comunicação de natureza psiquiátrica faz o diagnóstico diferencial com as de ordem neurológica. Defende-se no entanto que haverá, subjacente às alterações comunicativas de natureza psicopatológica, uma disfunção cerebral mais ou menos subtil consecutiva a perturbação no decurso das fases mais avançadas do desenvolvimento e maturação cerebral – relativamente às quais, no domínio das competências comunicativas, as experiências precoces e a aprendizagem mostram ter uma importância fundamental. Discute-se a este respeito um caso (raro) de síndrome do sotaque estrangeiro (Pinto de Almeida, 1999): a origem das perturbações observadas era essencialmente do foro psiquiátrico, uma vez que a TC mostrava unicamente um discreto alargamento isolado dos sulcos corticais nas regiões peri-sylvianas. The part of communication in health and welfare, as well as in psychopathology, is characterized. In psychoses, qualitative alterations of changeable course are found; in neurosis, simple quantitative superficial, capricious variations; in psychopathies, a little more consistent quantitative deviations. The more fluctuating evolution of psychiatric disorders of communication makes the differential diagnosis with those of a neurological condition. In the present article, one advocate, however, that behind psychopathological disorders of communication, there is a more or less subtle brain dysfunction consecutive to some kind of disturbance during the most advanced stages of brain development and maturation – for which, in the field of communicative skills, early learning experiences have shown a major role. As an example, a (rare) case of foreign accent syndrome (Pinto de Almeida, 1999) is discussed: the deficits observed were primarily psychiatric, and CT showed only a slight enlargement of isolated cortical sulci in peri-sylvian brain regions.
- A construção neuropsicológica do sorriso humanoPublication . Freitas-Magalhães, A.O sorriso é apresentado na literatura como um processo que activa os mecanismos emocionais do cérebro. O processo neuropsicofisiológico inicia-se no sistema límbico, o qual é considerado o centro emocional, e depende da activação de diversas estruturas neurológicas, necessárias à activação dos músculos faciais zigomáticos, indutores da expressão de uma mensagem que seja visível e percepcionada pelo receptor. O desejo de sorrir é uma representação psicológica. A imagem mental do sorriso obriga a um processo cognitivo. Assim, o sorriso é configurado como expressão de uma emoção já que se trata de uma reacção afectiva imediata a estímulos exteriores e provoca alterações psicofisiológicas. The smile is presented in the literature as a process which activates the mechanisms of the emotional brain. The neuropsychophysiological process begins in the limbic system, which is considered the emotional center, and depends of different neurological structures activation, necessary for the zygomatic facial muscles activation, inducing a message expression which is visible and perceived by the receiver. The desire to smile is a mental representation. The mental picture of the smile requires a cognitive process. Consequently, the smile is configured as an expression of emotion as it is an immediate emotional reaction to external stimuli and provokes psychophysiologic changes.
- EditorialPublication . Almeida, Alexandre Frey Pinto de
- A linguagem no síndrome de AspergerPublication . Santos, Filipa; Peixoto, VâniaOs indivíduos portadores de Síndrome de Asperger apresentam dificuldades ao nível da comunicação verbal e não-verbal, manifestando alterações linguísticas frequentes ao nível pragmático e semântico, embora a componente morfossintáctica se encontre, geralmente, adequada. Este artigo tem como objectivo a realização de uma abordagem sintética e actual, acerca da linguagem no Síndrome de Asperger, tentando traçar o perfil linguístico destes indivíduos. Consiste numa abordagem metodológica qualitativa, sendo constituído por uma revisão bibliográfica e por um estudo de caso que procura ilustrar conceitos e teorias relativas a esta patologia. The Asperger Syndrome carriers have difficulties on verbal and non-verbal communication, showing frequent linguistic changes at the semantic and pragmatic level, although the morphosyntatic component is generally adequated. This article aims at making a synthetic and actual approach about the language in patients with Asperger Syndrome, and trying to track this individual’s linguistic profile. This article shows a qualitative approach, and it’s composed by a literature review and by a case study that seeks to illustrate concepts and theories related to this condition.
- Perturbações da linguagem e funcionamento psicossocial na esquizofreniaPublication . Cruz, Tatiana; Rocha, Joana; Santos, AlbertoPretende-se com este trabalho definir a importância do estudo da Esquizofrenia em termos linguísticos, ao caracterizar as perturbações da linguagem presentes nesta patologia e relacioná-las com a necessidade de intervenção nestes domínios. Este trabalho foi realizado com base num estudo de caso, dado que se pretende generalizar proposições teóricas e não proposições sobre populações. Os instrumentos utilizados neste estudo foram a Escala Global de Avaliação do Funcionamento – Global Assessment of Functioning Scale (APA, 1994), Protocolo de Pragmática de Prutting & Kirschner (1987), The 10 Gardner Hinting Tasks (Adaptação Portuguesa de Rocha, 2007) e Provas de Avaliação da Linguagem e da Afasia em Português – PALPA-P (Adaptação Portuguesa de Castro, Caló & Gomes, 2007). Os resultados provenientes da avaliação formal e informal sugerem alterações da sintaxe, semântica e pragmática. Foi sobretudo nesta última que se encontraram maiores alterações, nomeadamente em relação a alguns aspectos verbais e não-verbais. Estes resultados vão de encontro com a teoria estudada e abordada neste trabalho. The purpose of this study was to describe linguistics disorders in schizophrenia, to examine their association with psychosocial functioning and relate this to intervention needs in these domains.This work was based in a case study. The instruments used were the Global Assessment of Functioning Scale (APA, 1994), Protocolo de Pragmática de Prutting & Kirschner (1987), The 10 Gardner Hinting Tasks (Adaptação Portuguesa de Rocha, 2007) e Provas de Avaliação da Linguagem e da Afasia em Português – PALPA-P (Adaptação Portuguesa de Castro, Caló & Gomes, 2007). Data was analyzed and related to other studies. We found inappropriate behaviours especcialy in the pragmatic use of language, especially in the verbal and non-verbal aspects.
- Qualidade de vida relacionada com a comunicação: uma área de simbiose entre a psicologia da saúde e a terapia da falaPublication . Meneses, Rute; Miyazaki, Maria Cristina; Ribeiro, José PaisO objectivo do presente trabalho é abordar a possível acção conjunta dos psicólogos (da saúde) e dos terapeutas da fala, designadamente no âmbito da Qualidade de Vida Relacionada com a Comunicação (QDV rC). Para o efeito, são explorados diversos conceitos e apresentados alguns dados da investigação. Conclui-se sublinhando a necessidade de desenvolver instrumentos que permitam avaliar (e, consequentemente, promover) a QDVrC. Espera-se, deste modo, contribuir para a tomada de consciência relativa às (inúmeras) possibilidades de trabalho interdisciplinar envolvendo psicólogos e terapeutas da fala. The aim of the present work is to focus on the possible combined action of (health) psychologists and speech and language therapists, namely on Communication-Related Quality of Life (CrQOL). Consequently, several concepts are explored and some research data is presented. The need to develop instruments that allow the assessment (and, therefore, the promotion) of CrQOL is emphasized. With this work, the authors hope to contribute to increase the awareness regarding the (numerous) possibilities of interdisciplinary working involving psychologists and speech and language therapists.
- O uso da linguagem no autismo de alto funcionamento e na síndrome de Asperger: uma perspectiva pragmática na intervenção fonoaudiológicaPublication . Lopes-Herrera, Simone AparecidaO autismo de alto funcionamento (AAF) e a síndrome de Asperger (SA) são transtornos globais do desenvolvimento que apresentam desordens na interação social, comunicação e linguagem. O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar as habilidades comunicativas verbais de duas crianças com estes diagnósticos. Foram realizadas dez gravações de situações interativas criança-adulto. Os resultados demonstraram significante utilização do meio verbal de comunicação, com perfil homogêneo quantitativamente, o que pode redirecionar aspectos de uma intervenção fonoaudiológica futura com a linguagem destas crianças. The high-functioning autism (HFA) and the Asperger´s syndrome (AS) are pervasive developmental disorders which lead to social interactive, communicative and language problems. The aim of this study was to describe and to analyze the verbal communicative abilities found in two children (with HFA and AS). Ten interactive situations between adult and each children were recorded on video. The analysis showed a significant use of verbal mode of communication, with communicative profiles quantitatively homogeneous. That results should be redirected language interventions.