Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
667.91 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O autismo de alto funcionamento (AAF) e a síndrome de Asperger (SA) são transtornos
globais do desenvolvimento que apresentam desordens na interação social, comunicação
e linguagem. O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar as habilidades comunicativas
verbais de duas crianças com estes diagnósticos. Foram realizadas dez gravações
de situações interativas criança-adulto. Os resultados demonstraram significante utilização
do meio verbal de comunicação, com perfil homogêneo quantitativamente, o que
pode redirecionar aspectos de uma intervenção fonoaudiológica futura com a linguagem
destas crianças. The high-functioning autism (HFA) and the Asperger´s syndrome (AS) are pervasive developmental
disorders which lead to social interactive, communicative and language problems.
The aim of this study was to describe and to analyze the verbal communicative
abilities found in two children (with HFA and AS). Ten interactive situations between adult
and each children were recorded on video. The analysis showed a significant use of verbal
mode of communication, with communicative profiles quantitatively homogeneous. That
results should be redirected language interventions.
Description
Keywords
Autismo Síndrome de Asperger Linguagem Habilidades comunicativas verbais Autism Asperger´s syndrome Language Verbal communicative abilities
Citation
Cadernos de Comunicação e Linguagem.ISSN 1647-3485. Vol 01, Nº 02 (2009) 87-106.
Publisher
Edições Universidade Fernando Pessoa