FCHS (DCEC) - (DM) Criatividade e Inovação
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Browsing FCHS (DCEC) - (DM) Criatividade e Inovação by Subject "Adult Education"
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- Era uma vez, aprender a aprender...: contribuições da criatividade e da inovação para o formador/instrutor de programas de desenvolvimento nas organizaçõesPublication . Schulze, Beatriz Helena; Maia, Rui LeandroOs programas de desenvolvimento dentro das organizações têm sido um fenômeno no cotidiano empresarial, apontados como uma possibilidade de elevar as potencialidades, desenvolvê-las e criá-las. As pessoas, mesmo sem se perceber, estão sempre a aprender, a construir-se, a formar-se, individualmente ou em grupo, em todos os lugares, em todas as idades, em todas as circunstâncias e de todas as maneiras. Esta dissertação foi desenvolvida no campo da formação dos formadores de adultos, com foco nos profissionais que atuam com programas de desenvolvimento dentro das organizações. A educação de adultos é tema em muitas publicações que abordam métodos educacionais. A proposta da educação de adultos é transpor os limites do ensino tradicional, voltado ao ambiente escolar, tendo como centro o papel do professor. No meio científico há poucas discussões sobre a formação do formador/instrutor inserido no ambiente organizacional. A revisão da literatura compreendeu uma contextualização dos conceitos e evolução da área de desenvolvimento/treinamento, dos pressupostos da aprendizagem de adultos (andragogia), do papel do formador/instrutor nos programas de desenvolvimento e das contribuições que a criatividade e a inovação podem oferecer para a formação do desses profissionais, com vistas à escolha de melhores estratégias no planejamento de programas de desenvolvimento e que conduz a abordagem de práticas contemporâneas de educação de adultos. As questões de pesquisa basearam-se no pressuposto de que o papel do formador/instrutor se desloca para um novo espaço de ação no desenvolvimento das pessoas. Analisou-se a trajetória dos conceitos através do tempo e como os pesquisadores os têm concebido, na segunda parte o que se pretendeu foi, tão só, saber como os profissionais de mercado percebem a importância/ contribuição dos formadores/instrutores à frente de programas de desenvolvimento. Procedeu-se a coleta dos dados, com a aplicação do questionário de pesquisa, junto a 114 profissionais de variadas empresas e cargos. Os resultados indicaram que os formadores/instrutores são ainda percebidos em sua importância como responsáveis na transferência de conteúdos e não como facilitadores de aprendizagem. Espera-se que as conclusões obtidas possam contribuir para um melhor conhecimento deste campo da formação dos formadores.