FCT (DCEA) - Mestrado em Gestão da Qualidade
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- Satisfação dos colaboradores de uma instituição particular de solidariedade social - IPSS: estudo de casoPublication . Santos, Guilherme Queiroz; Costa, VascoO estudo da satisfação no trabalho tem pertencido quase exclusivamente às ciências sociais. Hoje parece pertinente que a qualidade demonstre o seu interesse por este assunto, tentando estabelecer uma relação entre qualidade e satisfação. Foi neste seguimento que surgiu a motivação para o estudo, que tem como tema a “Satisfação dos Colaboradores de uma Instituição Particular de Solidariedade Social - IPSS”. Os objetivos definidos são: - conhecer o grau de satisfação dos colaboradores da instituição; - aplicar o modelo da segurança social, adaptando-o à situação estudada; - testar a viabilidade da disponibilização do questionário via eletrónica. O estudo foi realizado no Lar Marista de Ermesinde, instituição que se dedica ao acolhimento de crianças e jovens em risco. Considerou-se pertinente explicar a Common Assessment Framework (Estrutura Comum de Avaliação), o Modelo da European Foundation for Quality Management e da norma da International Organization for Standardization: ISO 9001, visto serem a base do modelo da segurança social e serem referência a nível europeu no âmbito da qualidade. A revisão bibliográfica permitiu a aquisição de conhecimentos científicos que dão consistência aos dados recolhidos, permitindo inferir algumas conclusões. A aplicação do modelo de avaliação da satisfação adaptado da segurança social tornou-se exequível, e forneceu dados que permitiram conhecer, com algum rigor o grau de satisfação/insatisfação dos colaboradores nos diferentes itens avaliados. A disponibilização via eletrónica do questionário recorrendo às novas tecnologias de informação e comunicação, demostrou-se uma ferramenta viável e eficaz na obtenção de dados em estudos deste tipo. Ainda se verificou que grande parte dos colaboradores da instituição está satisfeita com a maioria das condições de trabalho.
- Satisfação dos colaboradores e a gestão da qualidade: impacto da certificação ISO 9001 na satisfação global dos colaboradores da Câmara Municipal da MaiaPublication . Lisboa, Sílvia Lisete Teixeira; Salazar, AnaA presente investigação versa sobre a satisfação global dos colaboradores e a sua relação com a gestão da qualidade. Mais especificamente, sobre a potencial relação entre a satisfação de colaboradores da Câmara Municipal da Maia e a certificação ISO 9001. Optou-se por efetuar este estudo na Câmara Municipal da Maia pelo facto de ser uma organização com serviços certificados e não certificados, o que possibilita a comparação da satisfação dos colaboradores de uns serviços e outros, sendo nesta organização que a mestranda desempenha funções laborais. Os principais objetivos deste estudo consistem em aferir se as dimensões de satisfação avaliadas pelo modelo CAF e Certificação ISO 9001 são explicativas da satisfação dos colaboradores da Câmara Municipal da Maia, aferir se a certificação ISO 9001 tem impacto na satisfação dos colaboradores da Câmara Municipal da Maia e aferir, ainda, se há diferenças significativas entre a satisfação dos colaboradores de unidades orgânicas certificadas e não certificadas. O estudo foi desenvolvido através da aplicação de um questionário de satisfação aos colaboradores da autarquia, baseado no modelo CAF, que consiste num modelo de autoavaliação do desempenho organizacional, desenvolvido para o setor público com aplicação de técnicas da Gestão da Qualidade Total. O estudo revelou que existem três fatores explicativos para a satisfação dos colaboradores da Câmara Municipal da Maia: “Relação com a sociedade”, “Relação com os colaboradores” e “Relação com executivo e chefias”. Verificou-se também que o nível de satisfação dos colaboradores de unidades orgânicas certificadas é idêntico ao dos colaboradores de unidades orgânicas não certificadas. Concluiu-se, portanto, que a certificação ISO 9001:2008 não tem impacto significativo na satisfação global dos colaboradores da Câmara Municipal da Maia e que apenas três fatores são explicativos dessa satisfação. The present investigation deals with global employee satisfaction and its relation with quality management. More specifically, it deals with the potential relation between employee satisfaction in Câmara Municipal da Maia and ISO 9001 certification. The choice to conduct this study in Câmara Municipal da Maia was made because this organization includes certified and non-certified services, which makes possible to compare the satisfaction of employees from both kinds of services, this being the organization where the graduate student currently works at. The main goals of this study are to assess whether the satisfaction dimensions evaluated by the CAF model and ISO 9001 certification are explanatory of employee satisfaction in Câmara Municipal da Maia, assess if ISO 9001 certification has an impact on Câmara Municipal da Maia’s employee satisfaction, and also if there are significant differences between employee satisfaction in certified and non-certified services. The study was conducted by applying a satisfaction survey to the municipal employees based on the CAF model, which consists of a self-evaluation model of organizational performance, developed for the public sector using Total Quality Management techniques. The study revealed that there are three explanatory factors for employee satisfaction in Câmara Municipal da Maia: “Relation with society”, “Relation with employees”; “Relation with top management and directors”. It was also possible to verify that the level of satisfaction of certified departments’ employees is identical to that of the employees of non-certified departments. The conclusion, therefore, is that ISO 9001:2008 certification has no significant impact on global employee satisfaction in Câmara Municipal da Maia, and that only three factors are explanatory of that satisfaction.