ESS (DCETS) - Artigos em Revistas Científicas Internacionais com Arbitragem Científica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS (DCETS) - Artigos em Revistas Científicas Internacionais com Arbitragem Científica by Subject "Adolescent"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Diagnosis of knowledge on sexuality among adolescentsPublication . Silva, Sílvia; Ferreira, Margarida; Amaral Bastos, Maria Manuela; Monteiro, Amélia; Couto, GermanoObjetivo: Realizar o diagnóstico do conhecimento dos adolescentes sobre sexualidade para a implementação, à posteriori, de um programa específi co e direcionado de intervenção. Métodos: Estudo observacional-descritivo, quantitativo, transversal, numa população de 250 alunos a frequentar o décimo ano. Aplicou-se um questionário com caraterização sociodemográfi ca e o Questionário de Conhecimentos sobre Sexualidade (QCS), constituído por 25 questões de resposta dicotómica (verdadeiro ou falso) e organizado em seis dimensões. Resultados: Amostra de conveniência de 136 adolescentes, entre os 14-19 anos, maioritariamente do sexo masculino (54,4%). A média de conhecimento é de 18,6 (DP=2,71), sendo as áreas em que os adolescentes apresentam menores conhecimentos as seguintes: “Primeira relação sexual e relações sexuais”; “Prevenção da gravidez”; e “Aconselhamento e atendimento em saúde sexual e reprodutiva”. Existe apenas diferença signifi cativa favorável às raparigas na dimensão “Prevenção da gravidez”. Como fatores que infl uenciam positivamente o conhecimento dos adolescentes identifi cam-se a escolaridade ao nível do ensino superior dos pais com enfoque maior nas mães, e um dos pais ser profi ssional de saúde. Conclusão: Constatou-se a necessidade de desenvolver um programa de intervenção direcionado à realidade da escola, incidindo nas áreas de “Primeira relação sexual e relações sexuais”, “Prevenção da gravidez” e “Aconselhamento e atendimento em saúde sexual e reprodutiva”, direcionando o programa para as diferenças do género, com especial relevância para os rapazes.
- Evaluation of the Psychometric Properties of the Mental Vulnerability Questionnaire in Undergraduate StudentsPublication . Sequeira, Carlos; Barbosa, Elsa; Nogueira, M. J.; Sampaio, FranciscoPURPOSE Translate, adapt the language, and assess the psychometric properties of the Mental Vulnerability Questionnaire (MVQ) in a Portuguese population sample of young adults. DESIGN AND METHODS A psychometric validation study was performed. The sample comprised 166 undergraduate students. Factor analysis was applied to extract three indicators. FINDINGS The MVQ showed divergent validity with the Positive Mental Health Questionnaire (p < .001) and convergent validity with the Mental Health Inventory including five items (p < .001). Reliability was verified through the assessment of internal consistency, evidencing positive outcomes (Cronbach's α = 0.81). PRACTICE IMPLICATIONS The MVQ shows psychometric properties enabling its adaptation to clinical practice and research, essential to an effective screening of mental vulnerability.