Browsing by Issue Date, starting with "2017-10"
Now showing 1 - 10 of 54
Results Per Page
Sort Options
- Ambiente e Saúde: a propósito de uma leitura comparada das estatísticas dos meios rurais e urbanosPublication . Maia, Rui Leandro; Vidal, Diogo Guedes; Oliveira, GiselaAs sociedades pós-modernas estão hoje mais distantes da dicotomia fixa do rural-urbano na perspetiva da edificação, do urbanizado, da representação do Estado pelos organismos do poder central e das autarquias locais, num processo continuado de facilitação pelas acessibilidades, porventura, traduzível na máxima de que cada vez mais as pessoas vão mais longe em menos tempo. Mas se vista a ocupação humana e os seus efeitos, nomeadamente no ambiente e na saúde, permanecem e acentuam-se as clivagens entre territórios de características distintas.
- Cultura Digital: uma discussão para o uso e transformação no acesso e exploração da informaçãoPublication . Araújo, Paulo; Gouveia, Luis BorgesO digital é uma realidade em 2017. Para quase tudo o que fazemos, podemos fazer, por uso e exploração do digital. Essencialmente, o digital permite redefinir a nossa relação com o espaço e o tempo e mesmo, o relacionamento com os outros. O impacto é tão grande nas vidas das pessoas e empresas, que cada um de nós, se vê forçado a alterar comportamentos e a integrar o digital no seu dia a dia. Este é o ponto de partida para a discussão da cultura digital e o que esta poderá significar para a qualidade de vida e das experiências individuais no trabalho, no lazer e na aprendizagem. De um modo particular, este trabalho apresenta e analisa um enquadramento para o uso e a construção de conhecimento com base numa perspectiva de inteligência coletiva, suportada numa plataforma digital. A exploração da plataforma digital é analisada no contexto das mudanças de registro e no cotidiano das pessoas que fazem a mediação de dados educacionais de alunos da Educação Especial da cidade de Betim, Minas Gerais.
- Evaluation of the Psychometric Properties of the Mental Vulnerability Questionnaire in Undergraduate StudentsPublication . Sequeira, Carlos; Barbosa, Elsa; Nogueira, M. J.; Sampaio, FranciscoPURPOSE Translate, adapt the language, and assess the psychometric properties of the Mental Vulnerability Questionnaire (MVQ) in a Portuguese population sample of young adults. DESIGN AND METHODS A psychometric validation study was performed. The sample comprised 166 undergraduate students. Factor analysis was applied to extract three indicators. FINDINGS The MVQ showed divergent validity with the Positive Mental Health Questionnaire (p < .001) and convergent validity with the Mental Health Inventory including five items (p < .001). Reliability was verified through the assessment of internal consistency, evidencing positive outcomes (Cronbach's α = 0.81). PRACTICE IMPLICATIONS The MVQ shows psychometric properties enabling its adaptation to clinical practice and research, essential to an effective screening of mental vulnerability.
- Dispensa de produtos fitoterápicos na farmácia comunitáriaPublication . Oliveira, Rita; Lopes, Carla Martins; Barata, Pedro
- Notas e transparências sobre conceitos de Segurança da Informação e Proteção de DadosPublication . Gouveia, Luis BorgesColeção de transparências do seminário sobre os conceitos de segurança da informação e proteção de dados, no contexto de um curso de certificação para Diretor de Segurança. Informação e conteúdos atualizados à data de 2017. Gouveia, L. (2017). Notas e transparências sobre conceitos de Segurança da Informação e Proteção de Dados. Versão 3.7. Universidade Fernando Pessoa. 376 slides.
- Princípios de ilusão de ótica em medicina dentáriaPublication . Bonfante, Mariana Costa; Carvalho, AlexandrineO rosto humano é um segmento extremamente importante na composição estética de um individuo e a dentição assume um papel fundamental na estética da face. Segundo Pilkington, a estética dentária é definida como “a ciência de copiar ou harmonizar o nosso trabalho com a natureza tornando a nossa arte inconspícua.” Recentemente os pacientes e mesmo os profissionais tem vindo a dar um maior destaque ao ramo da estética em medicina dentária, em função da supervalorização da aparência do individuo na sociedade, da influencia do sorriso na estética facial e como um todo, e também da mudança de enfoque da pratica profissional, que passou do tratamento restaurador de dentes cariados para o tratamento estético de dentes sãos. A estética é algo muito pessoal; no entanto, existem normas que podem estar ao alcance de todos para tornar o sorriso dos seus pacientes esteticamente mais agradáveis. Por vezes, alguns pacientes apresentam situações estéticas bastante desfavoráveis e de difícil correção. Felizmente, o olho humano é suscetível a enganos, pelo que a utilização de efeitos de ilusão de ótica pode ser muito útil para a resolução de problemas estéticos complexos. Assim, a compreensão dos fenómenos de perceção visual e de ilusões de ótica assume grande importância para o médico dentista que pretenda realizar um trabalho de estética por excelência. A presente monografia intitulada “Princípios de ilusões de Ótica na Estética Dentária” tem como objetivo a elaboração de uma revisão bibliográfica que permita esclarecer como as ilusões de ótica podem alterar a perceção visual e serem utilizadas pelo médico dentista para proporcionar uma melhoria na estética dentária.
- Movimento ortodôntico acelerado periodontalmente assistido: revisão de literaturaPublication . Baptista, Milene Vanessa dos Santos; Oliveira, HélderObjetivo: Analisar a técnica associada ao movimento ortodôntico acelerado periodontalmente assistido e apurar as suas vantagens e desvantagens relativamente aos parâmetros: duração do tratamento, efeitos no periodonto e estabilidade após o tratamento. Métodos: Foi elaborada uma revisão bibliográfica com recurso a bases de dados informáticas como B-on, Pubmed e Science Direct. Foram incluídos apenas ensaios clínicos randomizados controlados com amostras iguais ou superiores a 10 pacientes, escritos em língua inglesa. Resultados: Dez estudos cumpriram os critérios de inclusão. Apenas os parâmetros clínicos e estéticos de interesse neles avaliados foram descritos. Conclusões: Poucos são os ensaios clínicos randomizados controlados com amostra significativa que existem e que comparam efetivamente o movimento ortodôntico acelerado periodontalmente assistido com o movimento ortodôntico convencional bem como as suas aplicações na prática clínica ou estabilidade do tratamento. São necessários mais estudos deste género, com maiores amostragens e maiores tempos de seguimento para podermos perceber as reais vantagens desta técnica, tanto para o médico dentista como para os pacientes.
- Utilização do botox para a correção neuromuscular do sorriso gengivalPublication . Freitas, Carolina Gonçalves de; Falcão, CarlosSegundo Hulsey, “O sorriso é um dos meios mais eficazes pelos quais as pessoas transmitem as suas emoções ”. Quando durante o sorriso temos uma exposição gengival excessiva a nível da maxila denomina-se de sorriso gengival. A exposição exagerada da gengiva ao sorrir é um dos problemas que mais afetam negativamente a estética do sorriso. Na literatura existem diversas formas para o tratamento desta condição dependendo da sua etiologia. Após o desenvolvimento das variadas técnicas clínicas, as injeções de toxina botulínica apareceram na área da Medicina Dentária como uma alternativa eficaz, conservadora e simples para o tratamento do sorriso gengival. Este trabalho tem como objetivo justificar o uso da toxina para este aspeto menos estético que se torna um entrave na vida de muitos pacientes.
- Considerações acerca da castração química enquanto tendência punitiva contemporâneaPublication . João, Adriana Martins Jorge; Caridade, SóniaO tema abordado possui inquestionável pertinência, pois, mesmo com grande aplicação em inúmeros países, no Brasil, a castração química ainda é pouco conhecida e debatida, sendo escassos os estudos acerca do procedimento. O presente estudo pretende verificar dentro do contexto brasileiro, a possibilidade de se adotar a castração química como medida de prevenção à reincidência nos crimes sexuais. Tem como objetivo discutir a possibilidade de utilização e a eficácia da medida e suas consequências, analisando as legislações alienígenas que aplicam o procedimento bem como discutir acerca da constitucionalidade do mesmo, em face da legislação constitucional brasileira, destacando os argumentos favoráveis e desfavoráveis. Para tal recorremos a um questionário, construído para o efeito, o qual foi aplicado a 14 Defensores Públicos do Estado do Pará, com experiência profissional na defesa de criminosos sexuais na cidade de Belém. Em termos de resultados, os participantes elucidaram que a castração química possui basicamente duas ópticas distintas: pode ser encarada como uma sanção penal, visão esta adotada em vários países, como os Estados Unidos; pode ser encarada como um tratamento voluntário terapêutico e reversível, onde são ministradas drogas nos ofensores sexuais com o objetivo de redução da libido, atuando desta forma, como uma forma de prevenção a novos delitos. Por se tratar de assunto polêmico e atual, que envolve não apenas questões sociais e biológicas, mas também jurídicas, o presente estudo sugere uma maior abordagem sobre o tema, assim como busca incentivar um maior compromisso por parte dos operadores de saúde mental e gestores públicos no sentido de considerar a castração química como uma possibilidade a ser aplicada na busca em tentar solucionar o problema da reincidência nos crimes sexuais, abandonando o estigma de penalidade.
- Overload e perda óssea em implantes osteointegradosPublication . Lérault, Élise Andrée Michèle; Macedo, José PauloImplantes osteointegrados têm sido usados com sucesso para restabelecer função mastigatória e a estética em pacientes completa ou parcialmente desdentados. Embora esta forma de reabilitação apresente alta taxa de sucesso, a literatura revela uma incidência significativa de complicações técnicas. Muitos dos problemas relacionados com a utilização de implantes no tempo, têm sido sobretudo atribuídos à sobrecarrega implantar. O overload pode ser definido como uma carga que excede a capacidade de suporte biológico do osso e tecidos moles, e mecânica do implante e da sua prótese, resultando na falha biológica da osteointegração e a falha mecânica dos componentes implantares e ou da prótese. O objetivo deste trabalho consiste através de uma revisão bibliográfica narrativa, avaliar as consequências biológicas do overload num implante já osteointegrado. Materiais e métodos: A pesquisa foi realizada entre dezembro 2016 e maio 2017 recorrendo ao motor de busca Pubmed. Estudos experimentais animais e humanos, artigos de revisão e livros escritos em inglês e português. Dos 422 encontrados utilizamos 77 por se adequarem ao nosso trabalho. Os resultados foram posteriormente analisados, com o objetivo de avaliar a relação de causa efeito do overload na osteointegração num implante osteintegrado. Conclusão: Os resultados são limitados e inconclusivos. Não e possível estabelecer uma relação causa efeito entre overload e a falha da osteointegração do implante já osteointegrado.