FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A crítica de artes plásticas como campo e a sua prática em Portugal nos anos 60Publication . Monteiro, Isabel Maria Figueira Marques; Barroso, Eduardo PazPartindo da construção de um quadro geral de referências teóricas, metodológicas e territoriais que caracterizam a Crítica de Arte como campo epistemológico específico, e considerando que os anos 60 foram decisivos, quer globalmente, quer em Portugal, na instauração da heterotopia cultural contemporânea, o trabalho que se apresenta equaciona o contributo de oito autores - José-Augusto França, Rui Mário Gonçalves, Júlio Giraldes, Alfredo Margarido Fernando Pernes, Nelson Di Maggio, António Areal e Ernesto de Sousa - para a conformação da disciplina no nosso país nesse período e nas épocas liminares. O estudo propõe-se analisar as estratégias adoptadas por cada um dos autores e, nesse sentido, aferir a sua importância na consolidação da crítica de arte como profissão e no estabelecimento de paradigmas locais, na primeira metade da década de 60 e ao longo do decénio, para a reestruturação das artes plásticas e a dinamização dos seus territórios adjacentes, em concordância com os entraves específicos acrescidos pela situação marginal e anacrónica em que o país se encontrava. Considerando a importância do “Jornal de Letras e Artes” no panorama cultural português da época, este constituiu a principal fonte da nossa investigação, apresentando-se, em anexo, uma caracterização genérica dessa publicação, complementando-a com a listagem dos artigos que consagrou às artes plásticas entre 1961 e 1966 e com uma entrevista, focada na época e em alguns dos objectos do estudo, feita a Bruno da Ponte – seu principal dinamizador. Nelson Di Maggio, integrado como caso de estudo no corpo principal do trabalho, foi o crítico que se vinculou durante mais tempo e que partilhou com mais convicção as directrizes éticas e estéticas condutoras do “Jornal de Letras e Artes”, justificando-se que a entrevista que lhe fizemos tenha sido integrada no mesmo anexo.
- La figura del monstruo en la obra cinematográfica de Pedro Almodóvar: de la teatralidad de lo real a la construcción de la realidad del artificioPublication . Álvarez Álvarez, Almudena; Barroso, Eduardo Paz; Leão, Isabel Vaz Ponce deEste trabajo propone una serie de recorridos transversales por la cultura contemporánea. No obstante, lo que marca su diferencia no es esto, que sin duda comparte con otros estudios, sino dos aspectos más particulares que han guiado su escritura. Por un lado, se trata de unos recorridos realizados desde una perspectiva teatral, bajo una mirada cuyo propósito es descubrir la especificidad escénica de lo social, y por otro, quiere iluminar bajo este enfoque el ethos del cineasta español más internacional, Pedro Almodóvar. Este propósito concreto se ha desenvuelto a través del rescate y contextualización de la atemporal figura del monstruo, para demostrar su pertinencia actual y su potencialidad explicativa, revelándose como una de las constantes en el imaginario almodovariano y manifestado a nivel formal a través de una complementaridad de niveles ético-estéticos.