FCT (DCEA) - Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCT (DCEA) - Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Arquitetura de Terra: das técnicas construtivas ao desenvolvimento de competênciasPublication . Ferreira, Luís Manuel Rodrigues; Cerveira Pinto, ManuelA utilização da terra crua na arquitetura vernacular foi uma prática comum na atividade do homem, enquanto explorou os recursos naturais, atendendo às condicionantes regionais físicas e culturais, em harmonia com a natureza. Os sistemas e técnicas construtivas tradicionais, ao contrário do que a dada altura se pensou, revelaram-se mais eficazes e duradouras relativamente às soluções tecnológicas contemporâneas. O seu pragmatismo demonstrou que o homem acumulou o saber empírico herdado de gerações de artesãos, mestres e artífices, que se desvanece com a afirmação do Fordismo. A industrialização, as alterações na organização do trabalho, e a generalização do uso de materiais tecnológicos, levou à especialização, ao trabalho fracionado executado por múltiplos profissionais qualificados para os segmentos das tarefas exigidas, e consequentemente o desaparecimento das gerações de homens que detinham o saber fazer integrado, acumulado e transmitido de geração em geração. O património arquitetónico corrente, com sistemas construtivos tradicionais e vernaculares, tem uma expressão significativa no parque edificado nacional e, apresenta necessidade urgente de manutenção e reabilitação. Cabe ao arquiteto propor soluções alinhadas com a emergente posição face à gestão do património arquitetónico corrente, assim como a resolução dos problemas numa lógica de arquitetura sustentável. Assim estudar as técnicas de construção vernacular, formar técnicos com competências para intervir nestes edifícios e executar os trabalhos prescritos, permite criar mão-de-obra qualificada para atuar a nível local, na manutenção e preservação do património edificado corrente e permite devolver ao uso edifícios sem os desvirtuar. Por outro lado promove a criação de empregos locais, e mantendo as técnicas construtivas permite utilizar materiais locais de baixo custo, com baixa incorporação energética e reduzir a emissão de CO2 no seu processamento. Esta dissertação pretende promover a arquitetura de terra, a partir do aprofundamento do conhecimento sobre esta temática, propondo formação específica para a aquisição de competências orientadas à execução, manutenção e disseminação dos sistemas construtivos vernaculares e consequentemente às técnicas construtivas que utilizam a terra crua como matéria-prima.
- A Casa do Cubo: contributo para a sua valorização como imóvel de interesse públicoPublication . Machado, Miguel Jorge Ribeiro; Cerveira Pinto, ManuelO presente trabalho é o resultado de uma investigação, levada a cabo na aldeia de Boassas, freguesia de Oliveira do Douro, concelho de Cinfães onde foi desenvolvido um estudo sobre um elemento arquitetónico. O objeto arquitetónico em questão, insere-se num meio rural que apresenta características de um passado distante. Trata-se da Casa do Cubo, edifício detentor de uma arquitetura singular. A estrutura em estudo é ela também um exemplo claro de uma constante e contínua evolução ao longo dos anos e épocas construtivas, o que nos parece reunir um conjunto de características que lhe atribuem um elevado valor arquitectónico, artístico e cultural, cujo estudo poderá inclusive levar a uma desejável classificação como património, de forma a garantir a sua salvaguarda e valorização. Assim, foi desenvolvida uma investigação e elaborada uma inventariação de diversos elementos que compõem o edifício, a análise do seu sistema construtivo e a respetiva época, sustentando o nosso estudo com a comparação de outros elementos já classificados como património. O objetivo deste estudo é averiguar a importância patrimonial do conjunto e prever a possibilidade da sua classificação como imóvel de interesse público. Iniciamos este trabalho com uma abordagem à localização da Casa do Cubo e à sua envolvência física e histórica; procuramos estabelecer a relação da família com o território; desenvolvemos um levantamento físico das características do edifício de onde surgem elementos arquitetónicos que nos orientam para determinadas épocas construtivas; efetuamos depois uma análise entre os elementos encontrados e os períodos a que estes se reportam; por fim, enquadramos a evolução do conceito de património, onde é feita uma reflexão sobre as intervenções de conservação, como forma de preservar a identidade e a cultura de uma comunidade; de que forma surgiram as entidades competentes pela catalogação e inventariação do património em Portugal.
- Reestruturação urbana: proposta de revitalização das Termas de AlcafachePublication . Pereira, Joaquim Ferreira; Ferreira, João CastroO processo de revitalização urbana de uma área degradada implica uma procura e um estudo de contextualização das necessidades e das expectativas que incidem sobre o território e ditam o nível de intervenção. O seu planeamento encontra várias formas de ação sobre o território, dependentes do grau de alteração da estrutura do tecido edificado existente. Encontrar a forma adequada, a partir do conhecimento de que “(…) no urbanismo não é possível recorrer a ensaios de laboratório – experimenta-se e cria-se sobre o real (…)” (Pardal et al., 2000, p.15), requer um trabalho de pesquisa e de análise das experiências relacionáveis que, no nosso ponto de vista, quanto mais profundo, maiores serão as possibilidades de sucesso. Para os locais onde o nível de obsolescência conduziu à área degradada e quando exista o interesse e vontade em proceder ao processo de revitalização urbana, a reestruturação urbana é uma forma de intervir no território que altera profundamente a estrutura existente, acrescenta infraestruturas e unifica o antigo com o novo. Neste trabalho, fez-se o caminho da procura dos aspetos que influenciam o ambiente termal, na perspetiva de se apontar uma possibilidade de intervenção urbana no Lugar do Banho, pequeno aldeamento onde se localizam as termas de Alcafache, através da reestruturação urbana no processo de revitalização do local.
- A reorganização do poder local e o impacto da fusão de municípios: o caso de Aveiro e ÍlhavoPublication . Fernandes, Gabriel de Almeida; Branco-Teixeira, MiguelEsta dissertação pretende estudar e demonstrar a importância da reorganização territorial ao nível do poder local, analisando em particular a fusão dos municípios de Aveiro e de Ílhavo. O principal objectivo deste trabalho reside em medir as implicações da reorganização territorial por via da fusão de municípios, o que é conseguido através do estudo da evolução histórica das várias reformas administrativas ocorridas em Portugal, com especial ênfase o século XIX devido ao seu enorme ímpeto reformista, bem como da análise de um caso muito específico de dois municípios vizinhos, que partilhando uma mesma realidade espacial e natural (Ria de Aveiro), já foram, em determinada época, um só município. Procurar-se-ão aferir quais os aspectos determinantes na tomada de decisão relativamente a esta temática, bem como avaliar os principais obstáculos e benefícios da sua concretização.
- Território de urbanização difusa: a dispersão industrial no concelho de ParedesPublication . Nunes, António Manuel Barbosa; Sucena, SaraA presente dissertação constitui o culminar do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Fernando Pessoa – Porto. Tem como objeto de estudo a indústria em Território de Urbanização Difusa, sendo o objetivo maior a sua compreensão através, principalmente, da relação entre a dispersão industrial e as diretrizes de ocupação determinadas pelos planos de ordenamento do território, no contexto do concelho. Com este intuito foram analisadas quatro zonas que abrangem parte das freguesias de Gandra, Rebordosa, Lordelo, Vilela, Sobrosa e Duas Igrejas, localizadas no noroeste do concelho de Paredes, as quais se observaram num período cronológico delimitado entre 1947 e 2011. Trata-se de um território de grande complexidade onde existe uma multifuncionalidade de espaços. Caracteriza-se, fundamentalmente, por uma ocupação difusa/dispersa, tendo como suporte a rede de estradas e caminhos públicos em que a atividade industrial predomina nas mais diversas dimensões, desde as zonas industriais aquela inserida nos aglomerados residenciais de cariz familiar. Esta dispersão intensificou-se ao longo do séc. XX, com a fixação dispersa das indústrias que promoveram o desenvolvimento de um modelo de economia familiar que se reflete no território. A implementação do Planeamento formal, em finais desse século, virá estabelecer regras que ainda assim parecem insuficientes para controlar os aspetos mais negativos das opções individuais pré-plano. Na verdade, o atual modelo de implantação industrial levanta muitas preocupações no que concerne à preservação das estruturas “verdes”, podendo vir a comprometer, no futuro, a sustentabilidade ambiental e ecológica deste território. Será com algumas breves reflexões a este propósito, após repassar as questões principais do trabalho, que o terminaremos.