Browsing by Issue Date, starting with "2016-07-25"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- A importância do brincar na construção de conhecimentos de crianças na pré-escolaPublication . Carvalho, Marianne da Cruz de; Marinho, SusanaAs crianças pensam o mundo de um jeito especial e muito próprio. É a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano, que elas passam a “ler” e compreender o mundo. Através do ato de brincar, a criança desperta suas habilidades mais precisas para um bom desenvolvimento, que a conduzirá durante toda a sua vida. Muitos professores apresentam resistência em propiciar situações que envolvem brincadeiras na educação infantil em suas práticas pedagógicas. Para alguns educadores e pais, a brincadeira na educação infantil é vista apenas como um passatempo sem propósitos educacionais definidos. Este trabalho tem como foco de investigação analisar a relevância da brincadeira, enquanto ferramenta essencial para o desenvolvimento integral e construção de conhecimentos de crianças em idade pré-escolar, focando a percepção e importância que os educadores e pais dão a essa prática no cotidiano e o papel que os mesmos desempenham para a facilitação da brincadeira no contexto educativo. O estudo empírico tem como fundamento uma concepção histórica crítica de educação, através de um estudo descritivo, com metodologia qualitativa, a partir da aplicação de questionários aos pais e educadores, entrevistas com profissionais da área de Educação Infantil e observação naturalista da prática pedagógica do educador em sala de educação pré-escolar. Os resultados mostram que apesar das limitações que configuram a rotina na Unidade Pedagógica, o brincar comparece na Educação Infantil em diversas práticas do cotidiano, sejam elas livres ou direcionadas pelo educador, sendo considerada pela maioria dos pais e educadores, como ferramenta essencial para o desenvolvimento integral da criança e para a construção de conhecimentos propostos no currículo pré-escolar. Os pais e educadores envolvidos no processo educacional, em sua maioria, também reconhecem que a pré-escola não apresenta o espaço apropriado para a efetivação satisfatória do brincar, assim como não dá o devido destaque ao brincar no cotidiano escolar.
- Aspetos clínicos da violência doméstica: o papel do médico dentistaPublication . Malheiro, João Ricardo Mendes; Guimarães, Maria InêsA violência doméstica define-se como aquela que ocorre em contexto familiar, seja entre os elementos de uma mesma família, seja entre aqueles que partilham a mesma habitação. Exige uma resposta multidisciplinar no que se refere ao atendimento, ao acompanhamento, à orientação, à reinserção social e à estabilização em situação de crise das vítimas. Isto exige do Médico Dentista não só a sua responsabilidade pelo cuidado da saúde pública, como a sua responsabilidade social perante situações que identifica de abuso e violência. O objetivo deste trabalho consistiu em salientar o contributo do Médico Dentista na deteção, no diagnóstico e na sinalização de situações de violência doméstica, sistematizando os fatores de risco e os indicadores. Para o efeito, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, onde se delimitou o intervalo de tempo a artigos, a teses de Mestrado e a outra bibliografia da especialidade publicados entre 2001 e 2015. Após se proceder a uma breve revisão sobre o conceito “violência doméstica” e identificar os seus indicadores clínicos e as lesões nas vítimas, este trabalho concentra-se na dinâmica estabelecida entre a violência doméstica e os aspetos clínicos com interesse na Medicina Dentária, particularmente nos indicadores clínicos da violência sobre crianças, jovens, homens, mulheres e idosos. Foi possível verificar que os Médicos Dentistas desempenham um papel essencial na identificação dos sinais de violência doméstica, uma vez que as principais lesões se localizam na região da cabeça e da face, sendo as escoriações e equimoses as lesões mais frequentes.
- Atitudes dos Alunos sem Deficiência Face à Inclusão de Alunos com Deficiência nas Aulas de Educação FísicaPublication . Cabral, Tiago Filipe Piloto; Ventura, TerezaA deficiência deve ser encarada como uma mala que a pessoa transporta e que a limita em algumas tarefas, mas não em todas (Sherrill, 2004, cit. in Nobre, 2009). Tendo em conta que as atitudes negativas por parte dos alunos sem Necessidades Educativas Especiais (NEE) são barreiras face à inclusão de alunos com NEE nas aulas de Educação Física (EF) (Freese e Yun, 2007, cit. in Teixeira, 2014) torna-se importante compreender as atitudes e os comportamentos dos alunos sem deficiência, com o objetivo de promover atitudes positivas face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de EF. Assim, o objetivo geral deste estudo é avaliar as atitudes dos alunos sem deficiência face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física (EF). Pode definir-se inclusão como a filosofia que suporta a ideia de colocar alunos com NEE, em salas de aula, conjuntamente com alunos sem NEE (Block, 2007, cit. in Nobre, 2009), no entanto isso não chega para promover uma inclusão de qualidade. O presente estudo abrangeu 164 alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, sendo 88 do género feminino e 76 do género masculino, com Média de idades de 13,73 anos e Desvio Padrão (DP) 1,367. Foi suportado na aplicação do questionário Childrens Attitudes Toward Integrated Physical Education-Revised (CAIPE-R), (Block, 1995) traduzido e adaptado por Campos & Ferreira (2008) e validado por Campos, Ferreira e Block (2013), antes e após a aplicação de Atividades Inclusivas (AI), baseadas no Dia Paralímpico na Escola (DPE) e nos projetos Desporto Para Todos e Bicas na Escola, dinamizados pela Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD). Pretendeu-se também determinar a influência que o género, a presença de familiares ou amigos com deficiência (PFAD), a presença de pessoas com deficiência na turma (PPDT), a presença de pessoas com deficiência na aula de EF (PPDAEF) e o nível de competitividade, exercem nas atitudes globais na EF (AGEF), nas atitudes específicas face à inclusão de alunos com deficiência na EF (AEEF) e nas suas atitudes face à alteração de regras (AFAR) para garante da inclusão. Concluiu-se que as atitudes dos alunos sem deficiência face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de EF são, em parte, favoráveis. Verificou-se que as atitudes dos alunos do género feminino, comparativamente com os alunos do género masculino, apresentam diferenças estatisticamente significativas, sendo aquelas mais favoráveis face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de EF. Pretendeu-se com este estudo contribuir positivamente para a melhoria do processo de inclusão nas aulas de EF.
- Território de urbanização difusa: a dispersão industrial no concelho de ParedesPublication . Nunes, António Manuel Barbosa; Sucena, SaraA presente dissertação constitui o culminar do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Fernando Pessoa – Porto. Tem como objeto de estudo a indústria em Território de Urbanização Difusa, sendo o objetivo maior a sua compreensão através, principalmente, da relação entre a dispersão industrial e as diretrizes de ocupação determinadas pelos planos de ordenamento do território, no contexto do concelho. Com este intuito foram analisadas quatro zonas que abrangem parte das freguesias de Gandra, Rebordosa, Lordelo, Vilela, Sobrosa e Duas Igrejas, localizadas no noroeste do concelho de Paredes, as quais se observaram num período cronológico delimitado entre 1947 e 2011. Trata-se de um território de grande complexidade onde existe uma multifuncionalidade de espaços. Caracteriza-se, fundamentalmente, por uma ocupação difusa/dispersa, tendo como suporte a rede de estradas e caminhos públicos em que a atividade industrial predomina nas mais diversas dimensões, desde as zonas industriais aquela inserida nos aglomerados residenciais de cariz familiar. Esta dispersão intensificou-se ao longo do séc. XX, com a fixação dispersa das indústrias que promoveram o desenvolvimento de um modelo de economia familiar que se reflete no território. A implementação do Planeamento formal, em finais desse século, virá estabelecer regras que ainda assim parecem insuficientes para controlar os aspetos mais negativos das opções individuais pré-plano. Na verdade, o atual modelo de implantação industrial levanta muitas preocupações no que concerne à preservação das estruturas “verdes”, podendo vir a comprometer, no futuro, a sustentabilidade ambiental e ecológica deste território. Será com algumas breves reflexões a este propósito, após repassar as questões principais do trabalho, que o terminaremos.
- Dissilicato de lítioPublication . Carneiro, Ângelo Gabriel Oliveira; Barbosa, CláudiaDe forma a completar as necessidades estéticas, que são cada vez mais exigidas pela sociedade, as cerâmicas dentárias têm apresentado rápida evolução com o intuito de melhorar as suas propriedades físicas e mecânicas, como também óticas. O desenvolvimento de novos materiais permitiu a aplicação e o progresso dos sistemas totalmente cerâmicos utilizados na área da medicina dentária. Pelas suas características estéticas relativamente aos sistemas metalocerâmicos, rapidamente os sistemas totalmente cerâmicos ocuparam o seu lugar no mercado, levando à atenção de médicos dentistas, como dos próprios pacientes. Dentro destes sistemas totalmente cerâmicos, encontra-se a cerâmica reforçada com dissilicato de lítio. Esta revisão narrativa da literatura teve como objetivo descrever as características da cerâmica dissilicato de lítio de forma a tornar possível compreender em que situações clinicas poderá ser utilizada, bem como, de que forma é possível otimizar os processos laboratoriais. Para tal, foram utilizadas várias bases de dados, Pubmed, Scielo, JADA, e Science Direct, utilizando como palavras-chave: “Ceramic”, “Dental Ceramic” “Porcelain”, “Lithium Dissilicate”; “IPS e.max”; “IPS Empress II”. A cerâmica de dissilicato de lítio tem demonstrado a médio prazo um bom comportamento mecânico e estético durante a sua utilização clinica (onlays, coroas unitárias, pontes fixas) desde que adequadamente seleccionada em relação às necessidades impostas pela situação clínica a realizar. Sendo assim, a cerâmica dissilicato de lítio apresenta-se como uma opção viável na restauração dentária fixa, no entanto, o seu desempenho encontra-se condicionado pela correta execução laboratorial e clínica.
- O Ensino Superior À Distância De Serviço Social No Brasil ContemporâneoPublication . Tavares, Rafael Mendonça; Reis, PedroO ensino superior à distância de serviço social no Brasil na contemporaneidade dialeticamente é influenciado como tudo pelo paradigma norteador global. Está modalidade da educação tem recebido uma atenção especial de muitos outros pesquisadores, pois soma uma imensa quantidade de alunos e causa um grande impacto na sociedade. Na atualidade é necessário verificar este tipo de ensino, nesse grau, nesta profissão, nesse país, pois movimenta em muito a sociedade desta nação. Há opção pelo uso incessante do estudo bibliográfico, absorvendo o conhecimento que já é referência e foi estrategicamente escolhido por ainda ser um tema relativamente novo passível de possíveis vícios na pesquisa empírica. No decorrer do trabalho foi eleita a história como síntese das considerações sobre a temática na atualidade.
- Educar para os valores humanos, com ênfase no respeito às diferenças e nas responsabilidades das escolhas: um estudo de caso numa perspectiva de educação holística e transdisciplinarPublication . Fontoura, Rodrigo Luiz; Ventura, TerezaConsiderando a importância da escola na constituição do sujeito enquanto ser social, busca-se, nesta dissertação, perceber a realidade da educação sob o reflexo desta no contexto de uma determinada escola, visando apreender o cenário atualmente existente, em especial, na formação docente, tendo por objetivo geral, a verificação da importância dada pelos docentes à incorporação dos valores humanos em sala de aula, com ênfase no respeito às diferenças e na responsabilidade das escolhas. Para tanto, atribui-se como objetivos específicos a identificação no campo teórico das possíveis articulações entre os conceitos de: valores humanos, respeito às diferenças e escolhas e a verificação, nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica/2013, de como os conceitos de valores humanos, respeito às diferenças e escolhas estão retratadas e articuladas, destacando os conceitos que, no caso em estudo, estão sendo contextualizados nas ações docentes. Com este enfoque, a pesquisa de campo levantou dados por meio de questionário com perguntas de resposta aberta, aplicado no corpo docente da instituição em estudo, sendo as respostas transcritas, seu conteúdo analisado e os resultados representados graficamente.