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Experiências pessoais de saúde na formação da identidade profissional dos estudantes de saúde: estudo quantitativo

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Objetivo: Esta dissertação foi desenhada com o objetivo de compreender a relação entre experiências pessoais de saúde, incluindo práticas de (auto-)cuidados de saúde, convencionais ou complementares e/ou alternativas, e o conhecimento e atitude em relação à Medicina Complementar e Alternativa (MAC), considerados indicadores da identidade profissional de estudantes de ciências da saúde. Método: Foi realizado um estudo transversal com 45 estudantes de ciências da saúde em Portugal, entre 31 de maio e 2 de setembro de 2024. A informação obtida foi recolhida através de um questionário com diferentes questões e abrangendo vários aspetos, do qual foram extraídas apenas algumas questões: dados sociodemográficos, saúde auto-relatada, práticas de (auto-)cuidados, conhecimentos e atitudes face à MAC, incluindo a sua importância percebida na futura formação profissional. Os dados obtidos foram analisados através de estatística descritiva e testes de qui-quadrado para verificar se existiam relações entre as diferentes variáveis. Resultados: A maioria (71,11%) dos participantes manifestaram interesse em aprofundar os seus conhecimentos sobre MAC, demonstrando uma considerável abertura a estas práticas. 75,55% consideraram ainda o conhecimento das MAC essencial para a sua futura carreira. Observou-se uma relação entre a satisfação dos alunos relativamente às suas práticas de (auto-)cuidados de saúde e o seu nível de conhecimento sobre MAC: os alunos com maior nível de conhecimento, incluindo aqueles que já tinham experimentado estas práticas, estavam mais satisfeitos. Entre os que utilizaram MAC, 48,88% classificaram os resultados como “bons” ou “muito bons”. Do ponto de vista da saúde física, 73,33% afirmaram não ter problemas de saúde diagnosticados por um profissional convencional; na saúde psicológica, 91,11% não referiram qualquer perturbação diagnosticada. Conclusões: As experiências pessoais de saúde parecem ser determinantes importantes na formação da identidade profissional dos estudantes de saúde. A potencial integração das MAC na formação académica poderá enriquecer a preparação dos estudantes para uma prática clínica mais global. Este estudo mostra também a importância do acesso a informação fiável sobre MAC, sugerindo que uma melhor integração nos programas de formação poderá fortalecer as competências dos futuros profissionais e melhorar a qualidade dos cuidados prestados.
Objective: This dissertation was designed to understand the relationship between personal health experiences, including conventional or complementary and/or alternative health (self-)care practices, and knowledge and attitude towards Complementary and Alternative Medicine (CAM), considered indicators of the professional identity of health science students. Method: A cross-sectional study was carried out with 45 health sciences students in Portugal, between May 31 and September 2, 2024. The information obtained was collected through a questionnaire covering various aspects, from which a few questions were extracted: sociodemographic data, self-reported health, (self-)care practices, knowledge and attitudes regarding CAM, including its perceived importance in future professional training. The data obtained was analyzed using descriptive statistics and chi-square tests to examine relationships between variables. Results: The majority (71.11%) expressed interest in deepening their knowledge about CAM, showing a considerable openness. 75.55% considered CAM knowledge essential for their future careers. A relationship was found between students' satisfaction with their (self-)care practices and their level of CAM knowledge: those with higher knowledge levels, including previous users of CAM, were more satisfied. Among CAM users, 48.88% rated the results as “good” or “very good.” 73.33% reported no diagnosed physical health problems; 91.11% reported no psychological health diagnoses. Conclusions: Personal health experiences appear to be important determinants in shaping the professional identity of health students. Integrating CAM into academic training could enrich preparation for global clinical practice. The study highlights the need for access to reliable CAM information and suggests that formal integration into training programs could enhance professional competencies and improve patient care quality.

Description

Keywords

Identidade profissional Medicina Complementar e Alternativa (MAC) (Auto-)cuidado Experiências pessoais de saúde Educação em ciências da saúde Professional identity Complementary and Alternative Medicine (CAM) (Self-)care Personal health experiences Health sciences education

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