Browsing by Issue Date, starting with "2023-12-15"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Inteligência de negócios aplicada: a proposta de um modelo para gestão de recebíveis de empreendimentos imobiliários baseada em dadosPublication . Aguiar, Henrique Mota deA gestão da informação dos recebíveis imobiliários, baseada em dados, com atualizações automatizadas, como alternativa aos relatórios tradicionais, poderá garantir uma melhor gestão da informação e financeira. Objetivos a pesquisa relacionados com a verificação da influência da inteligência de negócios na gestão financeira de empreendimentos imobiliários. • Identificar os elementos constitutivos para a manutenção da qualidade dos recebíveis imobiliários; • Mapear os principais custos fixos que impactam no resultado operacional do empreendimento em curto, médio e longo prazo; • Verificar se as estratégias de gestão compartilhada de empreendimentos imobiliários oferecem condições para a gestão dos recebíveis; • Analisar a influência da gestão baseada em dados atualizados em tempo real, no resultado financeiro global dos empreendimentos imobiliários.
- Florotaninos na prevenção e tratamento de doenças oncológicasPublication . Vale, Marta Martins; Catarino, Rita; Souto, RenataO aumento da prevalência das doenças oncológicas e as limitações (efeitos secundários e ocorrência de resistências) associadas às terapias tradicionais, como a quimioterapia e a radioterapia, realçam a necessidade de encontrar substâncias mais eficazes no tratamento destas patologias. O oceano é um ambiente rico em diversidade, tanto de organismos quanto de recursos naturais. Dentro dos recursos marinhos, as algas, utilizadas há vários séculos na alimentação e como remédios tradicionais, são uma fonte ainda pouco explorada a nível global, por isso nos últimos anos têm sido um dos focos da pesquisa científica tendo alguns estudos já demonstrado o seu potencial em diferentes áreas científicas. Neste contexto, nos últimos anos têm surgido vários trabalhos de investigação com o objetivo de descobrir, de entre os inúmeros metabolitos das algas, moléculas bioativas com propriedades antineoplásicas. Os florotaninos constituem um grupo importante de compostos fenólicos sintetizados pelas algas castanhas, com comprovada importância para a saúde humana, nomeadamente pelas suas propriedades antioxidante, anti- -inflamatória, antibacteriana, entre outras. Mais recentemente estes compostos emergiram como quimiopreventivos e quimio-protetores regulando as diferentes vias de morte celular. Com este trabalho de revisão bibliográfica pretende-se fornecer uma visão global e atualizada dos diferentes florotaninos com potencial antineoplásico e abordar os diferentes estudos in vitro e in vivo que têm vindo a comprovar as vantagens do uso destes compostos na prevenção e tratamento de doenças oncológicas.
- Inteligência de negócios aplicada: a proposta de um modelo para gestão de recebíveis de empreendimentos imobiliários baseada em dadosPublication . Aguiar, Henrique Mota de; Gouveia, Luis BorgesEsta investigação tem como objectivo verificar a influência da inteligência de negócios na gestão financeira de empreendimentos imobiliários. Com o intuito de responder a esse questionamento, o referencial teórico abordou de forma detalhada as ferramentas de inteligência de negócios, a modelagem/modelação dos dados, processo de transformação digital, a gestão baseada em dados e o potencial de transformação de dados provenientes de diversas fontes em informações relevantes ao processo decisório na gestão dos recebíveis imobiliários. O modelo proposto, baseia-se na utilização de ferramentas de inteligência de negócio para, de forma autônoma e sem interferência humana, consolidar dados provenientes de diversas fontes e locais distintos em painéis gráficos interativos, atualizados em tempo real, e sua utilização em substituição aos relatórios textuais como ferramenta de auxílio ao processo decisório. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, com a utilização de inquéritos por questionários que seguem uma abordagem mista, com questões quantitativas e qualitativas. Esta proposta de investigação ofereceu um contributo com um modelo de gestão preditivo na perspectiva que colabora para a inserção, compartilhamento e gestão do fluxo de informação para tomada de decisão nas organizações deste ramo. Os resultados obtidos na investigação foram bastante esclarecedores, direcionaram o processo de pesquisa, e foram devidamente validados com 4 gestores atuantes e em várias empresas distintas, confirmando o potencial do projeto e a sua aplicabilidade prática. Espera-se que com este estudo, uma melhoria no processo decisório, especialmente da gestão de recebíveis imobiliários, com a utilização de informações relevantes, disponíveis em tempo real, a um custo operacional acessível, possibilitando decisões rápidas e assertivas, baseadas em dados e não em sentimentos ou experiências, reforçando a relevância dos dados e a da sua análise para a condução da tomada de decisão.
- Potencial aplicação de compostos bioativos de macroalgas marinhas no tratamento e/ou prevenção de doenças neurodegenerativasPublication . Duarte, Rúben Jorge Guedes; Leal, Fernanda; Catarino, RitaO ambiente marinho tem-se revelado uma fonte rica de compostos estruturalmente complexos, diversos e valiosos. Entre eles, as algas marinhas são associadas de forma mais próxima a mais valias na área da terapêutica, alimentação e indústria, sendo ainda fontes fortemente inexploradas de metabólitos únicos com propriedades benéficas para a saúde humana. O seu potencial antioxidante, anti-inflamatório, anti-amiloidogénico, reforça cada vez mais, com base em vários estudos, o seu estatuto como compostos de grande potencial neuro-protetor, atuando na proteção contra o stress oxidativo, neuroinflamação, disfunção mitocondrial, relacionados com a fisiopatologia das doenças neurodegenerativas. Até à data as doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson, não tem cura. Sendo assim, a identificação de compostos naturais com ação preventiva da neurodegeneração, tem cada vez mais interesse científico. Até à data, poucos compostos de macroalgas marinhas foram estudados no âmbito de ensaios clínicos. Contudo, a recente aprovação na China, pela National Medical Products Administration, de um oligossacárido de alga marinha, o oligomanato de sódio, para o tratamento da doença de Alzheimer, veio iluminar o caminho da descoberta de medicamentos com potencial no tratamento de doenças neurodegenerativas com base em algas marinhas. Nesta Dissertação vão ser revistos os mecanismos de neurodegeneração característicos de doenças como a doença de Parkinson e a doença de Alzheimer e feita uma revisão da literatura sobre os compostos bioativos de macroalgas marinhas que exibem efeitos neuro-protetores, bem como a sua aplicação no tratamento e/ou prevenção de doenças neurodegenerativas e respetivos potenciais mecanismos terapêuticos.
- Gestão dos efeitos secundários orais da quimioterapia e radioterapia pelo médico dentista: revisão narrativaPublication . Edel, Emilie Camille; Begonha, Rosa; Begonha, Maria JoãoIntrodução: O cancro é uma das principais causas de morte no mundo. Os tumores da cabeça e pescoço têm uma incidência alta. Além da cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia têm um papel importante no seu tratamento. Estes tratamentos causam efeitos adversos importantes, nomeadamente a nível da cavidade oral, com um impacto significativo na saúde e qualidade de vida do doente, resultantes do facto de a quimioterapia e a radioterapia levarem à morte das células tumorais mas também das células normais. Objetivos: Este trabalho tem como principal objetivo estudar as complicações a nível da cavidade oral que ocorrem após os tratamentos com quimioterapia e radioterapia, e salientar o papel do Médico Dentista na sua prevenção e tratamento. Métodos: Para a elaboração deste trabalho foi consultada a literatura nacional e internacional, onde foram pesquisados os efeitos secundários locais da quimioterapia e da radioterapia e os efeitos sistémicos com repercussões a nível da cavidade oral. Foi consultada a base de dados PubMed, LILACS e ScienceDirect. Resultados: Os efeitos secundários da quimioterapia e da radioterapia a nível da cavidade oral são vários provocando lesões que vão interferir com a qualidade de vida do doente. Estes efeitos são resultantes de efeitos locais mas também sistémicos. A revisão empírica mostrou que esses efeitos secundários são muito importantes e exigem tratamentos específicos de uma equipa multidisciplinar. Conclusão: Apesar de a cirurgia ser o tratamento primário no tratamento dos tumores da cabeça e pescoço a quimioterapia e a radioterapia têm assumido um papel importante no seu tratamento quer como terapêutica primária quer como terapêutica complementar à cirurgia, usadas isoladamente ou em associação. Mas estes tratamentos provocam efeitos secundários a nível local mas também efeitos secundários sistémicos com repercussões a nível da cavidade oral. O Médico Dentista desempenha, por isso, um papel significativo no acompanhamento dos doentes submetidos a estes tratamentos.