Browsing by Issue Date, starting with "2023-02-10"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- As metodologias ativas como proposta de intervenção pedagógica em educação ambiental: um estudo de caso na cidade de Cabo Frio, RJ, BrasilPublication . Pereira, Regina Célia Soares; Gouveia, Luis Borges; Dinis, Maria Alzira PimentaOs impactos antrópicos ao meio ambiente ocasionam o constante declínio da biodiversidade e dos ecossistemas e acarretam a escassez de recursos naturais, que afetam a todas as espécies de maneira local e global. Dentro desse cenário está inserida a cidade de Cabo Frio, localizada no Estado do Rio de Janeiro – Brasil. A presente tese tem como objetivo desenvolver um Projeto de Educação Ambiental, com aplicação das Metodologias Ativas e Gamificação, relacionado aos agravos ambientais de Cabo Frio, RJ, Brasil. Tem como base os objetivos das disciplinas de Fundamentos de Hospitalidade e Turismo, Biologia, Geografia e Patrimônio Cultural pertencentes ao Curso Técnico de Hospedagem Integrado ao Ensino Médio (CTHIEM) e os objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, estabelecidos pela UNESCO. Frente a esses objetivos, foi elaborado o Projeto de Educação Ambiental (PEA) sustentado sob três eixos temáticos: i. o descarte inadequado de RSU, ii. a incipiente oferta dos serviços de saneamento básico; iii. o conhecimento e preservação dos patrimônios históricos e naturais da cidade de Cabo Frio/RJ. A aplicação do PEA ocorreu em três etapas: i. aplicação prática de Dinâmicas Pedagógicas (DP), com situações-problemas; ii. implementação de gamificação, intermediada pelos jogos digitais “Caminhada Ecológica” e “Saneamento Básico para Todos” disponíveis na loja virtual da Play Store. iii. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem. O público-alvo desta pesquisa é constituído por estudantes, na faixa etária entre 15 e 18 anos, do CTHIEM do Campus Cabo Frio (IFF-CF). A pesquisa é de natureza qualitativa e quantitativa, com uma abordagem exploratória, utilizando como ferramentas a análise de conteúdo e uma abordagem metodológica direcionada à pesquisa-ação. A coleta e análise de dados deu-se por meio de quatro questionários, intermediados pelos seguintes instrumentos: aplicativo Quizziz e Kahoot utilizados para avaliar a aplicação das DP e dois questionários online (Google forms), empregados para avaliar a implementação da gamificação. Espera-se que o PEA, possa contribuir para sensibilizar e despertar o interesse dos estudantes sobre sua atuação como cidadãos e futuros profissionais na área de Hospitalidade e Turismo em relação aos agravos socioambientais, tendo sido obtidos resultados preliminares muito satisfatórios, confirmando o potencial do uso complementar de jogos sérios em educação ambiental.
- A influência de Victor Laloux nas obras de José Marques da Silva entre 1890 e 1920Publication . Santos, Telma Filipa Caseiro Lopes Matos dos; Silva, IlídioNa presente dissertação de mestrado analisa-se a biografia de Victor Laloux, e de José Marques da Silva, as suas formações na École Nationale et Spéciale des Beaux-Arts, os seus estágios nos gabinetes de arquitetura e os seus exemplos como professores académicos. Irão ser analisados e comparados projetos dos arquitetos entre 1890 e 1920, os anos de mais provável influência do mestre Victor Laloux, sobre o mestre José Marques da Silva, e do período da Belle Époque. Essa comparação incidirá, nomeadamente, arquitetura religiosa, arquitetura ferroviária, arquitetura de equipamentos, arquitetura residencial, tanto analisando projetos como as obras efetivamente executadas. Em específico, na arquitetura religiosa irão ser confortadas, a proposta de Catedral para o Grand Prix de Rome e a Igreja de Saint Martin de Tours, de Victor Laloux, com o projeto de Marques da Silva para a Igreja da Paroquial de Cedofeita, assim como, o da Igreja de São Torcato. Na arquitetura ferroviária será pareada a Gare de Tours com a Estação de São Bento, e a Gare d’Orsay com a Estação de São Bento. Na arquitetura de equipamentos, irá ser comparado o Hôtel de Ville de Tours com o Teatro de São João e o Liceu Alexandre Herculano. Os edifícios de Marques da Silva, o Teatro Nacional de São João, o Liceu D.Manuel II e a sede da companhia de seguros “A Nacional”, serão postos face a face com o Hôtel de Ville de Roubaix de Victor Laloux. Na arquitetura residencial irá ser comparada a Villa des Bambous com a Moradia Lima Júnior e a Moradia Ramos Pinto.
- As metodologias ativas como intervenção pedagógica em educação ambiental: um estudo de caso na cidade de Cabo Frio, RJ, BrasilPublication . Pereira, Regina Célia SoaresObjetivo geral da pesquisa: Desenvolver um projeto de educação ambiental (PEA), com aplicação das metodologias ativas (MA) e gamificação, relacionado com os agravos ambientais de Cabo Frio/RJ, com base nos objetivos das disciplinas de Fundamentos de Hospitalidade e Turismo, Biologia, Geografia e Patrimônio Cultural do CTHIEM e nos ODS da agenda 2030, estabelecida pela UNESCO (2015).