Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A influĂȘncia de Victor Laloux nas obras de JosĂ© Marques da Silva entre 1890 e 1920

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TM_31178.pdf6.97 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Na presente dissertação de mestrado analisa-se a biografia de Victor Laloux, e de JosĂ© Marques da Silva, as suas formaçÔes na École Nationale et SpĂ©ciale des Beaux-Arts, os seus estĂĄgios nos gabinetes de arquitetura e os seus exemplos como professores acadĂ©micos. IrĂŁo ser analisados e comparados projetos dos arquitetos entre 1890 e 1920, os anos de mais provĂĄvel influĂȘncia do mestre Victor Laloux, sobre o mestre JosĂ© Marques da Silva, e do perĂ­odo da Belle Époque. Essa comparação incidirĂĄ, nomeadamente, arquitetura religiosa, arquitetura ferroviĂĄria, arquitetura de equipamentos, arquitetura residencial, tanto analisando projetos como as obras efetivamente executadas. Em especĂ­fico, na arquitetura religiosa irĂŁo ser confortadas, a proposta de Catedral para o Grand Prix de Rome e a Igreja de Saint Martin de Tours, de Victor Laloux, com o projeto de Marques da Silva para a Igreja da Paroquial de Cedofeita, assim como, o da Igreja de SĂŁo Torcato. Na arquitetura ferroviĂĄria serĂĄ pareada a Gare de Tours com a Estação de SĂŁo Bento, e a Gare d’Orsay com a Estação de SĂŁo Bento. Na arquitetura de equipamentos, irĂĄ ser comparado o HĂŽtel de Ville de Tours com o Teatro de SĂŁo JoĂŁo e o Liceu Alexandre Herculano. Os edifĂ­cios de Marques da Silva, o Teatro Nacional de SĂŁo JoĂŁo, o Liceu D.Manuel II e a sede da companhia de seguros “A Nacional”, serĂŁo postos face a face com o HĂŽtel de Ville de Roubaix de Victor Laloux. Na arquitetura residencial irĂĄ ser comparada a Villa des Bambous com a Moradia Lima JĂșnior e a Moradia Ramos Pinto.
In this master's thesis we analyze the biography of Victor Laloux and JosĂ© Marques da Silva, their training at the École Nationale et SpĂ©ciale des Beaux-Arts, their internships in architecture offices and their examples as academic professors. Designs of these architects between 1890 and 1920 will be compared and analyzed, the years of more likely influence of the master Victor Laloux over JosĂ© Marques da Silva, and the period of the Belle Époque. That comparison will be exerted, namely, in religious architecture, railway architecture, public service architecture and residential, both over design proposals and works that were carried out. In particular, in religious architecture, the submission for a Cathedral for the Grand Prix de Rome and the Church of Saint Martin de Tours, by Laloux, will be confronted with Marques da Silva’s proposals for the Parish Church of Cedofeita and the Church of SĂŁo Torcato. In railway architecture, the Gare de Tours and the Gare d’Orsay will be paired off with the SĂŁo Bento Station. In terms of equipment architecture, the HĂŽtel de Ville de Tours will be compared with the SĂŁo JoĂŁo Theater and the Alexandre Herculano Lyceum. The buildings of Marques da Silva, the Teatro Nacional de SĂŁo JoĂŁo, the Liceu D.Manuel II and the headquarters of the insurance company “A Nacional”, will be brought face to face with the HĂŽtel de Ville de Roubaix by Victor Laloux. In residential architecture, the Villa des Bambous, in Cannes, will be collated with the Ramos Pinto Villa and Lima JĂșnior Villa.

Description

Keywords

Arquitetura do Ferro Ecletismo Belle Époque Victor Laloux JosĂ© Marques da Silva Iron Architecture Eclecticism Belle Époque

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue