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- Corticotomias alveolares no tratamento ortodôntico: revisão narrativaPublication . Unia, Maxime Jean Lucien; Lima, CristinaGeralmente, é importante para todos os pacientes, em particular para os adultos, de reduzir o tempo de tratamento ortodôntico. As corticotomias alveolares são definidas como uma lesão cirúrgica controlada do osso cortical para induzir uma aceleração localizada da remodelação óssea. As vantagens das corticotomias são a redução do tempo de tratamento e do risco de reabsorção radicular. A possibilidade de realizar este procedimento pode ser limitada pelas condições anatómicas e é essencial uma cuidadosa avaliação pré-operatória. Este trabalho foi desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica de dados Pubmed e ResearchGate, assim como em livros e trabalhos académicos. O objectivo deste artigo é realizar um estudo da literatura recente sobre a evolução dos conhecimentos relativos às corticotomias alveolares e apresentar as diferentes abordagens cirúrgicas possíveis.
- Sistema “XP-Endo Shaper®”: revisão narrativaPublication . Hazout, Maïkel; Matos, Miguel AlbuquerqueA limpeza e instrumentação do sistema de canais radiculares são etapas essenciais para o sucesso da terapia Endodôntica. Atualmente, estão disponíveis diversos instrumentos para a preparação do sistema de canais radiculares, tais como o sistema XP-Endo® Shaper, que é uma técnica de instrumentação do canal radicular. A revisão narrativa da literatura que aqui se apresenta resulta na pesquisa de artigos científicos publicados na base de dados Pubmed com a seguinte conjugação de termos: XP Endo Shaper, XP Endo, micro-CT, Endodontic Instrumentation. Obtiveram-se 40 artigos científicos e após aplicação do filtro free full text (critério de inclusão) obteve-se a disponibilização de 39 artigos científicos, tendo posteriormente sido aferida a pertinência de 8 artigos dado seu contributo no esclarecimento do assunto que voga nesta revisão de literatura: Sistema XP - Endo® Shaper. Os sistemas rotatórios apresentam maior eficiência em termos de tratamento do canal radicular em comparação com os sistemas manuais, no entanto o risco de fratura é maior. O sistema XP- Endo Shaper demonstra um bom desempenho no tratamento do canal radicular. Na generalidade, as investigações apontam para o facto de a eficácia do tratamento do canal ser maior quando se combina o tratamento mecânico com químico – e esse é provavelmente o aspeto mais relevante para a eficiência do tratamento Endodôntico.
- Aplicações do polieteretercetone em prótese parcial removível: revisão narrativaPublication . Rousset, Nathan Samuel David; Nóbrega, Ana RitaO poliéteretercetone, mais conhecido como o PEEK, é utilizado há cerca de 40 anos em campos tão variados como a aeronáutica, a indústria automóvel e a biomedicina. No entanto, está a lutar para deixar a sua marca na medicina dentária. Este polímero termoplástico de alto desempenho tem excelentes propriedades térmicas, químicas e mecânicas. A estrutura química do polímero permite-nos compreender algumas das suas propriedades. É um excelente substituto dos metais para pacientes alérgicos ou que simplesmente não desejam ter metal na boca. O PEEK pode assim encontrar o seu lugar na concepção de prótese parcial removível. O BioHPP® de Bredent® é um PEEK modificado pela adição de uma carga cerâmica. É utilizado no confecção de estruturas de prótese parcial removíveis. A sua aplicação será ilustrada por um caso clínico apresentado por Zoidis, Papathanasiou e Polyzois em 2015.
- Relação entre escola e família no processo de inclusão do aluno com perturbação do espectro do autismoPublication . Laura, Maria Aparecida Pereira; Saavedra, LuísaO presente estudo procura aprofundar a importância da relação escola/família no processo de inclusão do aluno com Perturbação do Espectro do Autismo” (PEA). Ao longo da fundamentação teórica foi possível percorrer sobre o diagnóstico e o tratamento do aluno com PEA, bem como, as rotinas das famílias, as dificuldades enfrentadas por elas e o acompanhamento no processo de aprendizagem do aluno com estas características. Pelo exposto, esta investigação buscou responder a duas questões: 1. Em que momento a escola promove e articula trabalhos com pais e professores para tratar da inclusão do aluno com PEA? 2. Que ações a escola implementa para eliminar as barreiras atitudinais e promover a inclusão do aluno com PEA? Com o intuito de responder a estes questionamentos, foram elencados três objectivos específicos: 1. Identificar como a família contribui com o processo de inclusão do aluno com PEA na educação regular. 2. Verificar como a escola proporciona a inserção das famílias no processo de inclusão do aluno com PEA. 3. Verificar se a relação escola e família pode interferir no processo de aprendizagem do aluno. A orientação metodológica adotada relaciona-se com uma abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa, 13 (treze) professores do Ensino Regular (Regente), 05 (cinco) professores de Apoio, 01 (um) coordenador pedagógico e 01 (um) diretor. Tivemos também, como participantes 05 (cinco) famílias, cujos filhos têm PEA. Como instrumento de recolha de dados, utilizou-se uma entrevista para os profissionais da escola e uma entrevista para as famílias. Os resultados alcançados demonstraram-nos a importância da relação entre a escola e a família para o processo de aprendizagem do aluno com PEA. Quando a família se mostra presente, o aluno tem condições de avançar e evoluir no processo de socialização e aprendizagem na escola.
- O auto-transplante dentário de dentes molares: revisão narrativaPublication . Nagoua, Faustine; Arcanjo, AlexandraO autotransplante é uma técnica cirúrgica, usada na procura de restabelecer estética e função oclusal, utilizada há séculos. Podendo ser considerada como uma opção de tratamento em pacientes com perda dentária precoce. Os primeiros molares, sendo os primeiros dentes definitivos a erupcionar, são os mais frequentemente primordialmente extraídos. Procurar uma solução para estes casos é de elevada importância, visto serem dentes importantes para a mastigação e dimensão vertical do paciente, assim como para manter a estabilidade oclusal. A técnica de autotransplante pode ser considerada um meio de solução deste problema. O autotransplante é o reposicionamento de um dente erupcionado ou não erupcionado de um local para outro no mesmo indivíduo. Esta alternativa apresenta muitas vantagens, como a relativa facilidade de execução e o custo. Realizado seguindo as recomendações, pode levar a ótimos resultados. O objetivo deste trabalho de revisão narrativa é de determinar os diferentes fatores que podem implementar o sucesso de uma cirurgia de autotransplante em dentes molares, evidenciando os múltiplos passos que esta cirurgia comporta e as possíveis complicações que podem ser encontradas.
- Ansiedade dos utentes face ao tratamento dentário: uma scoping reviewPublication . Couto, Beatriz Ferraz; Sampaio, FranciscoA ansiedade é uma emoção que provoca impactos negativos que pode impedir a capacidade de tomar decisões e de dar resposta a algumas tarefas diárias. Perante a necessidade de sintetizar a evidência existente acerca da ansiedade relacionada com o tratamento dentário, o objetivo passou por mapear a literatura científica relativamente à ansiedade face ao tratamento dentário nos adultos com recurso a uma scoping review. Foram identificados 465 artigos, 19 considerados adequados. Fatores potenciadores de ansiedade, como a utilização de turbina nos dentes; fatores protetores da ansiedade como as visitas regulares ao médico dentista; e consequências reais e/ou potenciais da ansiedade, como adiar ou desmarcar as consultas, são alguns dos resultados identificados. Este estudo pode ser um contributo para auxiliar o médico dentista na sua prática clínica, através da antecipação de situações de ansiedade, o que permitirá que este adote estratégias preventivas com a introdução de metodologias de avaliação prévias.
- Effects of melatonin in the non-surgical treatment of periodontitis: integrative review of the literaturePublication . Purpura, Simone; Oliveira, Filipa Pinto de; Castro, FilipeObjectivo: Comparar, nesta revisão integrativa da literatura, os resultados obtidos na utilização da melatonina na cavidade oral. Métodos: Foi realizada uma pesquisa electrónica, através de bases de dados em linha, tais como PubMed, B-on e Cochrane, ao longo dos últimos 10 anos. Conduzida apenas em humanos. A pesquisa bibliográfica exaustiva de artigos científicos foi realizada e a pesquisa electrónica em bases de dados em linha, as bases de dados PubMed, B-On e Cochrane Library representadas de acordo com a metodologia do diagrama PRISMA para a selecção de artigos com critérios de exclusão e inclusão foram aplicadas à pesquisa a fim de obter estudos de maior evidência científica na literatura disponível. Resultados: A partir da pesquisa da literatura científica, foram encontrados 2705 artigos e potencialmente qualificados. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, apenas quatro RCT, dois Double-Blind, Placebo-Controled Trial e um estudo com placebo-controlado triple-blind foram incluídos e analisados neste artigo com um total de 7 artigos. Conclusões: Os estudos existentes mostram excelentes resultados e referem que a aplicação de melatonina em tecidos orais é promissora no tratamento de várias doenças como a periodontite e para a promoção da regeneração óssea e osteointegração, no entanto, as provas científicas são limitadas no que diz respeito à dosagem e via de administração, pelo que são necessários mais estudos científicos com um tamanho de amostra maior e um período de seguimento mais longo.
- Crimes contra mulheres no estado do Rio de Janeiro/Brasil: violência doméstica e feminicídioPublication . Barreto, Marcella Torres; Martins, José SoaresA presente dissertação do Mestrado em Criminologia fundamenta-se no estudo da violência de gênero presente em nossa sociedade no estado do Rio de Janeiro/Brasil, com maior representatividade nos crimes que constituem violência doméstica e familiar, bem como, o feminicídio. Abordamos inicialmente a reflexão histórica de como a cultura do patriarcado e da discriminação de gênero contribuem para esse tipo de violência ainda presente em nossa sociedade, causando uma iminente situação de vulnerabilidade para as mulheres. Abordamos a evolução legislativa que ocorreu no Brasil no decorrer dos anos sobre a temática, que vem sido essencial para transformação da ideologia de gênero em suas respectivas e mesmo que ainda vagarosas transformações. O trabalho realizado teve como pretensão averiguar, por meio de pesquisa de metodologia quantitativa realizada através dos Registros de Ocorrência (RO) das delegacias do estado do Rio de Janeiro o grau de complexidade dos cinco tipos de violência de gênero descritos na Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) identificando assim critérios como distribuição temporal dos delitos, perfil das vítimas e dinâmica dos fatos. Por se tratar de um tema sensível e complexo e observando a sua delimitação, observa-se que a problemática só obterá significativos resultados quando houver desde a base escolar planos de ensino de igualdade de gênero nas escolas, modificando assim a mentalidade de uma cultura patriarcal, além de maior acompanhamento governamental e jurídico as mulheres vítimas de violência de gênero e fiscalização e eficiência das medidas protetivas de urgência. De forma assim, a garantir e promover políticas públicas e sociais de prevenção desses crimes, assegurando o direito à proteção dessas mulheres pelo Estado, bem como, conforme dispõe o art. 5º, caput, da CRFB/1988 o direito à vida, liberdade, igualdade e segurança das mesmas.
- Bruxismo em odontopediatria: estudo transversalPublication . Gonçalves, Sara Diana Costa; Rodrigues, RitaObjetivos: Verificar qual é a prevalência de bruxismo num grupo de crianças, bem como, a relação entre os diferentes fatores etiológicos e a sua influência no bruxismo. Analisar o conhecimento por parte dos responsáveis das crianças relativamente ao tema. Identificar quais os fatores que o médico dentista pode avaliar para o diagnóstico do bruxismo e qual o tratamento habitualmente aplicado. Métodos: Estudo transversal, por aplicação de dois questionários online, um dirigido a responsáveis de crianças com idades entre os 2 e os 12 anos e outro realizado a médicos dentistas que atendem crianças destas idades. Resultados: A amostra deste estudo foi constituída por 72 responsáveis de crianças e 31 médicos dentistas. 58,33 % das crianças apresentava bruxismo e em 56,76% a frequência da parafunção tendia a aumentar com a ansiedade. Os distúrbios do sono e a prática de desportos estão relacionados com a presença de bruxismo. Das 42 crianças bruxómanas, 80,95% tinha pelo menos um familiar com bruxismo. As manifestações identificadas com mais frequência pelos médicos dentistas foram desgastes dentários e maloclusão (64,52 % e 87,10 %, respetivamente). Dos profissionais questionados, 45,16 % referiu não realizar qualquer tratamento, no entanto, 87,10 % encaminhou para outras especialidades. Conclusão: Os distúrbios do sono, a prática de desportos, familiares com bruxismo e ansiedade encontram-se relacionados com o bruxismo. Faixa etária, gênero, problemas respiratórios, síndrome da apneia obstrutiva do sono e o número de horas de sono não apresentam relação com o hábito.
- O processo de inclusão de alunos com deficiência no mercado de trabalho em Araguaína - TO: percepção de empregadores, de docentes do ensino superior e técnicos administrativos da Universidade Federal do Norte do TocantinsPublication . Almeida, Adriana Rodrigues de; Coelho, FátimaAtualmente um dos grandes desafios para a universidade é a inclusão dos alunos com deficiência e sua transição para o mercado de trabalho, sendo que a modalidade de estágio se constitui como meio prático para conduzir esse processo. Nesse sentido, a participação ativa dos docentes e técnicos administrativos da instituição e a sua articulação com os empregadores tendo em vista o sucesso da inclusão dos alunos é fundamental. Sendo assim, este estudo descritivo tem como objetivo geral, conhecer as percepções e práticas dos Professores, dos Técnicos Administrativos da UFNT e dos Empregadores da cidade de Araguaína- Tocantins, no que se refere à inclusão dos alunos com deficiência no mercado de trabalho por meio de estágio não obrigatório. Participaram um total de 17 pessoas, às quais foi aplicado um questionário para coleta de dados. Os resultados encontrados demonstram que, de maneira geral, os Professores, Técnicos e Empregadores revelam percepções favoráveis à inclusão dos alunos com deficiência no mercado de trabalho por meio de estágio não obrigatório, porém, observam-se práticas que são verdadeiras barreiras face a inclusão desses alunos. De acordo com a percepção dos participantes, no que diz respeito às práticas que podem ser barreiras para inclusão dos alunos com deficiência no mercado de trabalho foram identificadas, entre outras, a baixa formação dos responsáveis pela contratação de estagiários com determinadas problemáticas, o pouco interesse dos profissionais de educação em acompanhar o processo de estágio não obrigatório e a ausência de uma política de interação entre a universidade e as empresas. Por fim, constata-se que o processo de transição de alunos com deficiência para o trabalho, nesse cenário é viável, desde que os intervenientes nesse processo trabalhem juntos para alcançar o sucesso para todos e cada um dos alunos.