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- Synthesis and antimicrobial activity of a new class of azoimidazolesPublication . Dantas, D.; Ribeiro, A.I.; Rodrigues, R.; Carvalho, L.F.; Pinto, E.; Cerqueira, Fátima; Geraldo, D.; Zile, A.; Dias, A.
- Novel halochromic and antimicrobial azopyrimidine dyes: synthesis, colorimetric studies and biological assaysPublication . Dantas, D.; Ribeiro, A.I.; Carvalho, L.F.; Pinto, E.; Cerqueira, Fátima; Zile, A.; Dias, A.
- Opinião dos professores sobre estratégias educativas para promoção da inclusão em estudantes com síndrome de DownPublication . Elias, Patrícia Bertoni Borges de Carvalho; Saavedra, LuísaNa atualidade pode-se ainda considerar o assunto da inclusão como tema pertinente a ser estudado no âmbito educacional. A inclusão de alunos com Síndrome de Down (SD), ainda causa preocupações, incômodos e constrangimentos na sociedade. Considera-se que o trabalho nas escolas de ensino básico implemente uma cultura de formação continuada e melhor preparo de seus professores para receberem os estudantes com SD. A presente investigação resulta de uma preocupação pessoal e profissional e tem por objetivo conhecer as opiniões dos professores sobre o fazer pedagógico, quais as suas preocupações e quanto ao conhecimento sobre educação inclusiva que contribuem absolutamente com esses estudantes e, também, identificar o contributo das escolas e professores que trabalham a inclusão de forma efetiva e genuína. Tendo em conta que o processo escolar de uma criança com SD deve ter a mesma finalidade ou investimento da educação como qualquer outra, é imprescindível oferecer-lhe as oportunidades e o apoio necessário para o seu desenvolvimento considerando as suas capacidades cognitivas, sociais e afetivas. O método selecionado constitui a capacidade de analisar as opiniões e conhecimentos dos professores, bem como a prática docente com os estudantes com SD. Assim, com o objetivo de responder às questões de partida deste estudo, foi aplicado um questionário com base na revisão da literatura e validado por professores doutores, à população de professores que lecionam em escolas de Ensino Fundamental Anos Iniciais e Ensino Fundamental Anos Finais. Concluiu-se com este estudo que os professores participantes são na maioria do sexo feminino, entre a faixa etária de 30 a 40 anos, que possuem cursos em nível superior e alguns destes, com cursos de pós-graduação. Verificou-se também que nenhum dos professores inquiridos possuem curso de especialização em Educação Especial, o que evidencia um fator negativo para o atendimento com alunos com SD. Concluiu-se ainda, nas opiniões dos professores, que a frequência das ações deve estar integrada ao ambiente de formação contínua na área da inclusão, bem como, a necessidade de ter um professor de apoio pedagógico na sala de aula acompanhando o estudante com SD, contribuindo para um melhor desempenho acadêmico desses estudantes.
- Doenças cardiovasculares e o seu impacto no tratamento endodôntico: uma revisão narrativaPublication . Dahan, Lirone Jacob; Reis, TiagoA gestão de doentes cardíacos designados de risco introduz ao medico dentista um conhecimento perfeito das precauções destinadas a prevenir vários riscos que podem vir a ser corridos por estes doentes. Além disso, estas doenças cardiovasculares podem ter um impacto no êxito dos tratamentos dentários, nomeadamente no tratamento endodôntico. O objetivo deste trabalho é de analisar o impacto das doenças cardiovasculares no tratamento endodôntico e de estudar e promover as precauções face a pacientes com estas doenças. O método de pesquisa utilizado consistiu em adquirir dados utilizando os motores de busca com PubMed, B-On e GoogleSchoolar, com recurso das seguintes palavras-chave: cardiovascular diseases, endodontics e endodontic infection. Evidencia-se que as doenças cardiovasculares podem causar uma influência negativa sobre o sucesso do tratamento endodôntico, se as precauções não forem respeitadas. No entanto, mais estudos devem ser realizados para relacionar as doenças cardiovasculares e o tratamento endodôntico.
- Os docentes do ensino fundamental e as suas perceções frente à inclusão de alunos com necessidades especiaisPublication . Mendonça, Ivonete Sampaio; Coelho, FátimaConsidera-se o tema abordado de extrema importância uma vez que a escola deve ser para todos sem distinção de raça, cor, gênero. Espera-se que traga informações a qualquer que seja a família que possua uma criança com necessidades especiais que precise ingressar no sistema de ensino. Ao que refere-se o objetivo geral, consistiu em compreender as percepções dos docentes do ensino fundamental frente à inclusão de alunos com necessidades especiais. A pesquisa foi realizada em três escolas estaduais de ensino fundamental da cidade de Santarém/ Pará, Brasil. Na coleta de dados utilizou-se um questionário que foi respondido por 55 participantes, que possibilitou conhecer as condições das escolas inclusivas e da formação dos professores; as possíveis fragilidades e potencialidades da educação inclusiva no universo estudado; a percepção do professor sobre o seu trabalho; e por fim o ponto de vista dos docentes na interação entre os alunos com e sem NEE. Conclui-se que nas escolas envolvidas, os professores têm na sua maioria turmas com mais de 21 alunos, sendo que de 1 a 3 alunos apresentam necessidades especiais. Existe uma divergência de ideias, em relação às condições da escola para receber estes alunos, pois em proporções quase iguais uns concordam parcialmente que o ambiente escolar está apto a receber alunos com NEE e outros discordam. No que se refere à formação a maioria dos participantes não tem nenhuma formação especializada em educação inclusiva. No âmbito da formação continuada os que frequentaram, apresentam entre 25 à 75h de formação na área, considerando-a boa. Sendo que 93% dos participantes da pesquisa afirmam que necessitam de formação na área da educação inclusiva. Conclui-se ainda que a pesquisa ajuda ampliar o desenvolvimento profissional dos professores, com foco nas séries iniciais do ensino fundamental. Sugestões práticas foram feitas aos tomadores de decisões públicas educacionais e as escolas. Os resultados alcançados neste estudo permitiram responder aos objetivos inicialmente propostos, haja vista que os dados mostraram que a falta de capacitação dos professores para atender alunos que necessitam de atendimento educacional especial, faz com que a inclusão seja vista como um problema por muitos professores, reitera-se a necessidade de consultar os gestores educacionais e participar ativamente das mudanças e modificações no ambiente escolar, tendo em vista que para uma inclusão satisfatória a escola precisa adquirir novos conhecimentos sobre o assunto por meio de reformulação do currículo de ensino.
- Osteointegração em doentes com cancro oralPublication . Chaves, Susana Valbom Rocha; Coelho, Maria JoãoGlobalmente, a expressão de cancro oral tem acometido cada vez mais pacientes. Classificado internacionalmente como um conjunto de neoplasias malignas com desenvolvimento na cavidade oral, o mais prevalecente é o carcinoma espinocelular ou carcinoma das células escamosas. Com a descoberta, aperfeiçoamento e efetivação do processo osteointegrativo, os implantes orais tornaram-se um ganho precioso no campo da evolução e manutenção da reabilitação oncológica oral. Esta revisão bibliográfica pretende debater os aspetos determinantes à sobrevivência e eficácia implantológica, assim como, do seu insucesso. Desta forma, ao longo desta redação serão descritas, de um modo mais detalhado, as implicações da radioterapia e quimioterapia, das cirurgias, local anatómico, tempo adequado à colocação, biocompatibilidade dos materiais, reabilitação protética ou dos fatores relacionados com a vulnerabilidade individual de cada paciente e que possam influenciar o processo osteointegrativo. Na generalidade dos casos, o sucesso da osteointegração de implantes endósseos em pacientes oncológicos orais, demonstram que continua a ser a melhor opção da reabilitadora, uma vez que a causalidade dos insucessos não significa a não reabilitação destes pacientes.
- Transição para a vida pós-escolar de alunos com N.E. em Limeira/SP - possibilidades e desafiosPublication . Gomes, Tânia do Amaral; Coelho, FátimaO presente estudo busca conhecer as expectativas de pais/encarregados de educação e alunos sobre a transição da escola para a vida adulta. Verificar as possibilidades da implementação de um programa de transição para a vida pós-escolar em Limeira, voltado aos alunos com NE matriculados na EJA. Também caracterizar as adaptações necessárias à sua execução de acordo com a realidade local e o contexto social em que os alunos da EJA com NE estão inseridos. A pesquisa foi aplicada em 3 grupos de participantes, todos envolvidos direta ou indiretamente nos assuntos da educação e às práticas de inclusão do município de Limeira/SP. Quanto à metodologia, optou-se por uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento de recolha de dados, entrevistas semiestruturadas aplicadas a 3 grupos de participantes, totalizando 40 pessoas. Concluiu-se que há um interesse por parte da comunidade escolar, os jovens, a equipe técnica da educação na implementação de um programa de transição que supre as necessidades dos mesmos nesse processo. Mas, no que tange ao interesse do poder público em face dessa demanda, infelizmente ela não consta como prioridade para o município, levando a responsabilidade para a Rede Estadual de ensino, o que reforça a dificuldade em promoverem políticas públicas para esse grupo específico de alunos. Assim, espera-se que com esse estudo, possamos contribuir para o processo de compreensão e valorização dos alunos com NE, que vivenciam o processo de transição entre a escola e o mercado de trabalho.
- Aleitamento natural, artificial e hábitos deletérios-impactos no aparelho estomatognático: revisão narrativaPublication . Silva, Clara Manuela Azevedo; Queirós, Maria GabrielO desenvolvimento e crescimento craniofacial são influenciados por fatores ambientais, além dos fatores hereditários. E este projeto tem como objetivo averiguar se de facto há relação direta de causa-efeito dos tipos de aleitamento, bem como dos hábitos deletérios no aparecimento de más oclusões no complexo craniofacial. Perceciona-se a contribuição do aleitamento natural para o desenvolvimento mandibular, proporcionando uma menor prevalência de classes II esqueléticas. A amamentação supre o instinto de sucção existente desde a vida intrauterina, diminuído assim a probabilidade de o bebé recorrer a hábitos deletérios. Já o aleitamento artificial recorrendo à sucção anormal com biberão, proporciona uma fraca estimulação da musculatura orofacial e do crescimento ântero-posterior da mandibula, pela facilidade com o leite sai do biberão. Com o aleitamento artificial há efetivamente um prejuízo do elo afetivo entre mãe e filho, pelo que em geral a instabilidade emocional no bebé é compensada com introdução de hábitos não nutritivos.
- Das raízes de Poço Limpo a Ielmo Marinho: representações identitárias do ielmomarinhense a partir dos discursos midiáticos presentes no YouTubePublication . Fernandes, Gustavo dos Santos; Sousa, Jorge Pedro; Kneipp, Valquíria Aparecida PassosAo refletir sobre as mídias contemporâneas e sua facilidade em produzir e consumir conteúdo dentro do ciberespaço, observa-se que existe a possibilidade desse fluxo estar influenciando a representação identitária local, em especial a identidade do município de Ielmo Marinho no Rio Grande do Norte. Assim, existe nesse intercurso uma importante lacuna para investigação, no que diz respeito a identificação e construção da identidade do ielmomarinhense. Nesse sentido, ao constatar a acessibilidade e a expansão do YouTube, como uma mídia alternativa, bem como as escassas informações e pesquisas pertinentes ao município de Ielmo Marinho, verificou-se a relevância de investigar a possível relação entre os discursos midiáticos no YouTube e as representações identitárias desse município. Dessa forma, o presente estudo de doutoramento teve como objetivo geral perceber e descrever as representações identitárias do ielmomarinhense, conforme estão plasmadas nos discursos midiáticos por meio do YouTube (envolvidos no ciberespaço), que estamparam o espaço social do município entre os anos de 2009 a 2018. Com o intuito de auxiliar no alcance desse objetivo central, autores como Hall (2011); Silva (2014); Woodward (2014); Chartier (1990; 1991); Canclini (1998; 2008); Castells (1999a) e Pollak (1992) foram os balizadores teóricos desse estudo, para as discussões em termos de identidade, diferença e representação, enquanto que para os apontamentos acerca das investigações midiáticas no YouTube e as noções conceituais do ciberespaço, tomou-se como base Gibson (1984), Lévy (1996; 2000), Lemos (2002; 2009; 2015), Castells (1999b; 2003), Burgess e Green (2009). Como estratégia para desenhar o percurso metodológico, este estudo, diante dos seus objetivos propostos se classifica como uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo, pautada na abordagem qualitativa, sob o suporte do viés quantitativo. Para organização e posterior análise dos materiais, o estudo norteou-se a partir de dois procedimentos técnicos distintos, inicialmente utilizou-se o método histórico e etnográfico, para a reconstrução da história de Ielmo Marinho, em que foram realizados estudos a partir dos documentos que retratam a história do município a luz de Santos (2015) e Fernandes (2013; 2018). Em um segundo momento, como auxílio a identificação do objeto de estudo, que foram os discursos midiáticos presentes no YouTube, utilizou-se a etnografia virtual (on-line) em congruência com estudos estatísticos. Com isso, a pesquisa obteve como corpus de análise uma amostra de 163 vídeos publicados no YouTube entre 2009 e 2018. Os materiais apreendidos foram analisados e interpretados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2011). Nesse sentido, com relação aos resultados encontrados, observou-se que no município de Ielmo Marinho habitam tantas representações identitárias no que se convencionou de identidade ielmomarinhense que por vários motivos ela não é construída a partir de um discurso homogêneo, caracterizando-a como uma identidade híbrida. A mesma é caracterizada por elementos que se associam as características rurais do município, suas festividades religiosas, a economia local voltada ao abacaxi e o envolvimento de agentes públicos em casos de corrupção. Sendo assim, este estudo identificou que os discursos midiáticos presentes no YouTube podem sim participar da configuração do espaço social, atribuindo valores e criando sentido para a representação identitária do ielmomarinhense.
- Abordagem terapêutica de desgastes erosivos: revisão narrativaPublication . Lekhetari, Selssabil; Monteiro, BeatrizO desgaste erosivo é um fenómeno progressivo e irreversível, da estrutura do tecido dentário duro. É causada pela dissolução de substâncias minerais dentárias iniciando-se após exposição excessiva a ácidos não bacterianos de origem intrínseca e extrínseca. Para além da erosão, existem três causas possíveis para o desgaste dentário: atrição, abrasão e abfração, sendo muitas vezes provocadas por um processo multifatorial. A erosão é um fenómeno que se manifesta por um processo puramente químico em busca de um equilíbrio ácido-base no meio oral. Deve ser bem diferenciado da perda de tecido dentário por outros tipos de desgaste, podendo ser complicado por certas semelhanças clínicas das lesões, bem como pela origem multifatorial das mesmas. A intervenção clínica face à perda estrutural implica o controlo dos fatores etiológicos nomeadamente dietéticos, comportamentais e patológicos, associado a medidas preventivas de reforço da estrutura dentária e em casos mais avançados a medidas restauradoras. O objectivo desta revisão narrativa, pretende reunir informação sobre o desgaste dentário erosivo de forma a realizar um correto diagnóstico, e permitir ainda uma abordagem preventiva e restauradora eficaz de forma a minimizar as sequelas da patologia.