Browsing by Issue Date, starting with "2020-11-27"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Restaurações posteriores diretas versus indiretas em resina composta: revisão narrativaPublication . Santos, Orlando Gil Morais dos; Coelho, SusanaDevido a uma demanda crescente por restaurações estéticas, os compósitos ganharam um papel de destaque na reabilitação direta de dentes posteriores. No entanto, o aparecimento de materiais restauradores modernos, permitiu o desenvolvimento de técnicas de restauração indireta. Tradicionalmente, a escolha entre o uso de técnicas direta ou indireta para resinas compostas em dentes posteriores é baseada no tamanho da cavidade a ser restaurada. A manipulação correta do material e adequada seleção da técnica podem ser considerados como os principais fatores que afetam o sucesso ou a falha na restauração. Nesta revisão bibliográfica pretende-se verificar, através da análise de literatura as diferenças entre as restaurações parciais diretas e indiretas em dentes posteriores abordado as técnicas, indicações bem como as suas vantagens e desvantagens e o tipo de materiais utilizados para este tipo de restaurações. Foi feita uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados PubMed/Medline entre os anos de 2008 e 2020.
- Potencial de malignização do líquen plano oral - uma revisão bibliográficaPublication . Fernandes, Bárbara Antunes; Trancoso, PedroO LPO (Líquen plano oral) é uma doença mucocutânea crónica autoimune que afeta mucosa oral, mais frequentemente mucosa jugal. A maior parte destes pacientes são mulheres em idade adulta. O tratamento visa aliviar a sintomatologia recorrendo não exclusivamente, mas principalmente ao uso de corticoides. O diagnóstico de LPO (Líquen plano oral) deverá basear-se nas manifestações clínicas não descartando a biópsia oral para confirmar o diagnóstico e possível exclusão de displasia. O papel do médico dentista assume-se de grande importância na deteção, diagnóstico, monitorização e tratamento destas lesões.
- Análise de ações de promoção de oportunidades de desenvolvimento local na cidade de Boa Vista, Roraima: migração venezuelanaPublication . Garcia, Gehysa Lago; Toldy, Teresa MartinhoEste trabalho constitui um estudo documental que visa analisar o tema do desenvolvimento local em contexto de influxo migratório, a partir da experiência prática da migração venezuelana na cidade de Boa vista, Roraima. O seu objetivo geral consiste em analisar ações de desenvolvimento local como forma de construir soluções de integração sustentáveis dos migrantes no território. O estudo é constituído por uma primeira parte contextual sobre o tema da migração na agenda internacional e no Brasil, seguida da descrição do fenômeno migratório no contexto brasileiro e da situação de influxo venezuelano, no Estado de Roraima. A segunda parte é sustentada numa investigação documental da metodologia Desenvolve!, elaborada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM). A análise se baseia numa metodologia documental, primordialmente, do Guia Metodológico para promoção de ações integradas locais para a aceleração do desenvolvimento e do relatório da aplicação-piloto da metodologia Desenvolve!, na cidade de Boa Vista, Roraima. O estudo sugere a necessidade de aprimoramentos a serem realizados na metodologia e na sua aplicação, uma vez que se observam espaços em que não houve a participação efetiva da sociedade civil no planejamento das ações de Desenvolvimento Local. Por fim, é importante enfatizar o potencial da migração como acelerador do Desenvolvimento no território.
- Modificações esqueléticas e dento-alveolares na expansão palatina com dispositivos MARPEPublication . Moreno, Fábio Manuel Lagarto; Pinho, Mónica MoradoA expansão rápida da maxila assistida por mini-implantes ortodônticos (Microimplant-Assisted Rapid Palatal Expansion, ou MARPE) é uma alternativa para a correção da deficiência transversal da maxila em jovens adultos, sem recorrer à expansão palatina rápida cirurgicamente assistida ou à utilização de dispositivos de expansão dento-suportados. Devido à interdigitação das suturas, com o avançar da idade, existe a possibilidade de provocar efeitos colaterais e frequentemente insucesso na expansão. A técnica MARPE baseia-se na ancoragem esquelética através de mini-implantes ortodônticos para a transmissão das forças de expansão diretamente às estruturas ósseas. Com este trabalho, pretende-se realizar uma revisão da literatura sobre a técnica MARPE, para compreender melhor os efeitos esqueléticos e dento-alveolares deste método de expansão, utilizado para regularizar a discrepância transversal entre a mandíbula e a maxila. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados eletrónicas PubMed e B-on, não tendo sido imposto qualquer limite temporal ou linguístico.
- Cognitive insight in psychotic patients institutionalized and living in the community: an examination using the Beck Cognitive Insight ScalePublication . Pinho, Lara Guedes de; Sampaio, Francisco; Sequeira, Carlos; Martins, Teresa; Ferré-Grau, CarmeImproving cognitive insight can reduce delusions in patients with psychotic disorders. Although institutionalized patients usually have more severe delusions than outpatients, little is known about the differences in cognitive insight between these two groups. In this study, we evaluated the psychometric properties of the Beck Cognitive Insight Scale (BCIS) for a sample of Portuguese patients with psychotic disorders and compared the cognitive insight of institutionalized patients with patients living in the community. Participants in this study were 150 patients diagnosed with psychotic disorder (78 institutionalized patients and 72 outpatients). The tested model of the BCIS was a very good fit. Our study shows that patients living in the community showed higher levels of cognitive insight (total BCIS and self-reflectiveness) than institutionalized patients. Future studies assessing cognitive insight should take into account differences between the cognitive insights of institutionalized psychotic patients and psychotic patients living in the community.