Browsing by Issue Date, starting with "2020-11-20"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Identificação de maus tratos em crianças e jovens: relevância da consulta de medicina dentáriaPublication . Rosenbom, Karoline Pires; Silva, Cristina; Guimarães, Maria InêsO tema dos maus tratos infantis tem ganho um crescente interesse na sociedade, uma vez que inclui atos de violência perturbadores, que podem ter consequências de extrema gravidade tanto para as vítimas, como para as suas famílias. Estudos demonstram que a maioria das lesões consistentes com abusos físicos, nomeadamente hematomas, queimaduras, mordeduras e traumatismos dentários, se localizam na zona do crânio, pescoço e região orofacial, o que coloca o médico dentista numa posição privilegiada para a deteção deste tipo de abuso. Também a relação de proximidade com o paciente, faz com que este profissional tenha uma posição de destaque, sendo seu dever reportar quaisquer indícios encontrados na vítima, por escrito, às entidades competentes como o Ministério Público, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, entre outras. Embora o valor deste profissional já tenha sido reconhecido na deteção dos maus tratos, a lacuna entre a suspeita e o seu encaminhamento às entidades competentes, parece não ter sofrido alterações ao longo dos anos. A presente revisão bibliográfica tem como objetivos criar um guia que ajude o médico dentista na identificação de maus tratos infantis e juvenis durante a sua consulta, assim como dar a conhecer sinais e sintomas de alerta para este tipo de abuso, a relevância que este profissional apresenta na deteção e sinalização dos mesmos, bem como as suas implicações médico legais.
- Tratamento de lesões de fluorose com aplicação da técnica ICON® - revisão narrativaPublication . Bastos, Francisco José Cerqueira de Lemos; Monteiro, BeatrizA fluorose dentária é uma anomalia no desenvolvimento do esmalte causada por um excesso de flúor que pode alterar tanto a cor como a estrutura do esmalte, levando a uma aparência inestética dos dentes. Uma das opções de tratamento muito utilizada atualmente é a técnica de resina infiltrativa ICON®, sendo a sua ação baseada na erosão da superfície da lesão através da utilização de um ácido clorídrico e na subsequente infiltração de uma resina de baixa viscosidade nos espaços entre os cristais de esmalte. Este novo procedimento minimamente invasivo, veio trazer uma melhoria dos resultados, conseguindo uma melhor satisfação a nível tanto do paciente como do médico dentista. A realização desta revisão bibliográfica narrativa tem como principal objetivo comprovar e demonstrar a eficácia do ICON® na remoção das manchas de fluorose dentária, bem como compreender quando e de que forma este pode ser utilizado.
- Pesquisa sobre jornalismo na graduação: inventariação temática, categorização metodológica, dificuldades dos pesquisadores nos trabalhos de conclusão e busca de soluções para Portugal e Brasil (RS)Publication . Weber, Patrícia; Sousa, Jorge Pedro; Hohlfeldt, AntonioEsta tese apresenta uma análise dos encaminhamentos processuais e metodológicos, realizados pelos alunos de graduação nas pesquisas, desenvolvidas em trabalhos de final de curso, nas universidades portuguesas e brasileiras, em Ciências da Comunicação e Jornalismo. O cenário da pesquisa é exposto, nestes países, nos anos de 2017 e 2018, apresentando a inventariação temática e a categorização dos métodos, utilizados pelos estudantes, nas instituições, escolhidas como objeto de estudo nesta investigação: Universidade Fernando Pessoa (UFP), Universidade do Algarve (UAlg), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O resgate histórico e normativo da prática jornalística e do ensino na área, a apreciação das matrizes curriculares e o levantamento de dados no que se refere ao desenvolvimento das monografias permitem um exame dos direcionamentos, realizados pelos discentes. Aponta-se para os avanços nas estruturas curriculares e soluções nas problemáticas, verificados no processo do fazer científico, a partir de pesquisa teórica, baseada no estado da arte, e pesquisa empírica, realizada nas quatro universidades, onde foram analisados documentos, aplicados inquéritos e efetuadas entrevistas com estudantes e professores. Concluída a investigação, verifica-se a necessidade de refletir sobre como as teorias podem ser aplicadas nas práticas profissionais, integrando o fazer e a perspectiva teórico-científico nas graduações. O resultado da pesquisa permite concluir que, através de experiências com uso de metodologias e da linguagem formal ao longo da vida acadêmica dos discentes, é possível solucionar os problemas e incômodos, mencionados pelos participantes da investigação.
- A roupa dos pivôs nos jornais televisivos portugueses: um estudo da RTP, SIC e TVIPublication . Araújo, Teresa Sofia Lourenço Barbosa; Sousa, Jorge PedroA moda está presente diariamente na sociedade e influencia várias áreas. No jornalismo televisivo, a moda revela-se essencial para o pivô uma vez que uma peça de roupa, um acessório ou até mesmo uma indumentária adequada pode ajudar o mesmo na transmissão de segurança e credibilidade ao telespectador. Assim sendo, esta dissertação tem como objetivo analisar e comparar a indumentária utilizada por cada pivô que apresente o jornal televisivo nas estações televisivas Rádio Televisão Portuguesa (RTP), Sociedade Independente de Comunicação (SIC) e Televisão Independente (TVI). A metodologia base desta investigação combina o levantamento bibliográfico e a observação direta e descritiva. A leitura do material já publicado nesta área permitiu identificar os elementos a analisar e ajudou na formulação dos objetivos. Com a observação direta e descritiva, foi possível obter uma recolha estruturada da informação, a partir de imagens, retirados no período de 21 a 28 de Setembro de 2020, durante os noticiários dos três canais televisivos. Os elementos observados foram o vestuário, acessórios, maquilhagem e o penteado. Conclui-se que embora os jornalistas saibam que existe uma ética de vestuário para apresentarem o jornal televisivo, cada pivô tem o seu próprio estilo e cada canal de televisão tem as suas regras e liberdade na indumentária. Nenhuma das roupas dos pivôs se confunde com as cores dos cenários. Compreende-se assim que não usam cores que possam prejudicar o cenário para não confundir o telespectador, verificando-se maioritariamente o uso de cores neutras. Os pivôs têm uma noção de como se devem vestir para os jornais televisivos, mas também da importância e do impacto que pode ter as roupas, acessórios e maquilhagem que estão a utilizar nas mensagens que passam através das notícias e da credibilidade. Possivelmente, os pivôs dão também importância às cores que utilizam nas peças.
- Polimorfismos mais comuns associados ao aparecimento de fissuras labiopalatinas não sindrómicasPublication . Bracamonte Gómez, Ernesto Daniel; Cabeda, José ManuelAs Fissuras Labio Palatinas não sindrómicas (FLPns) são as malformações craniofaciais com maior incidência na população mundial e têm uma forte componente genética e ambiental. Os estudos da genética da era do GWAS têm conseguido relacionar diversos polimorfismos com o aparecimento de FLPns. Contudo, persiste alguma controvérsia, devido a alguns resultados contraditórios possivelmente associados a variações populacionais e/ou estudos em populações com várias patologias agrupadas. O objetivo desta revisão bibliográfica foi identificar os polimorfismos de nucleótido único (SNP) mais frequentemente associados ao aparecimento das FLPns. Foi realizada uma pesquisa através da base de dados da Pubmed e Science Direct, onde foram encontrados 45 artigos nos últimos 5 anos e analisados os SNP aí evidenciados. Os polimorfismos rs2235371, rs12532, rs6446693, rs642961, rs17563 e rs2268625 foram os mais citados por diversos autores em populações da Ásia, Europa, América Latina e Medio Oriente. Estudos em modelos animais têm também identificado vários SNP e cuja associação a FLPns foi posteriormente confirmada no Homem. Pode-se então concluir que, devido ao processo complexo de desenvolvimento craniofacial mediado e coordenado por uma multitude de genes, é preciso entender o funcionamento dos mesmos, bem como a relação entre si, para assim compreender os fatores que podem ou não influenciar o aparecimento de FLPns. No entanto, são necessários mais estudos para esclarecer as discrepâncias entre os vários autores.
- Hipomineralização incisivo-molar: avaliação genética, diagnóstico e terapêuticaPublication . Correia, Maria João Rocha; Bulhosa, José FriasIntrodução: O termo Hipomineralização Incisivo-Molar (HIM) é definido como uma hipomineralização de origem sistémica que afeta um a quatro primeira molar permanente e frequentemente associada a opacidades nos incisivos permanentes. Este defeito de desenvolvimento do esmalte pode causar sensibilidade dentária e rápida progressão da cárie, podendo ocasionar dor e afetar a qualidade de vida. Objetivo: Revisão bibliográfica que permita identificar e caracterizar a hipomineralização incisivo-molar, identificar possíveis fatores genéticos, e possíveis procedimentos terapêuticos. Metodologia: Revisão narrativa da bibliografia, selecionada de acordo com as palavraschave e objetivo do trabalho. Discussão e Conclusão: O estudo revelou que existe a possibilidade de associação entre o esmalte hipomineralizado e variação genética nos genes de formação do esmalte dentário. A adoção de medidas terapêuticas para as lesões de hipomineralização incisivomolar deve ser estabelecida após a obtenção de um adequado e correto diagnóstico diferencial. Os tratamentos propostos são de espectro variável, podendo variar desde um carácter preventivo, restaurador, protético, cirúrgico e ortodôntico. A implementação da modalidade terapêutica deve ser sempre realizada consoante o grau de severidade das lesões apresentadas em conformidade com a história clinica do paciente.
- Saúde oral nos cuidados continuados integrados: atitude, prática e conhecimento dos enfermeiros e técnicos auxiliaresPublication . Baptista, Ana Catarina Silveira; Gavinha, Sandra; Manso, M. ConceiçãoObjetivo: Avaliar o conhecimento e atitude perante a saúde oral (SO) dos enfermeiros (ENF) e dos técnicos auxiliares (TA) pertencentes às unidades de Cuidados Continuados Integrados (CCI) de Média e Longa duração. Materiais e métodos: Estudo epidemiológico observacional, transversal e descritivo, foi realizado um inquérito elaborado pela autora e aplicado presencialmente através da plataforma Google Forms, durante abril e julho de 2019 e fevereiro de 2020. Os inquiridos de 5 unidades CCI do Grande Porto participaram voluntariamente, garantindo-se o anonimato e confidencialidade. A análise de dados foi realizada através do programa IBM SPSS Statistics vs.26, através de estatística descritiva e testes não paramétricos para comparação de respostas por grupos (α=0,05). Resultados: Num universo de 259 ENF e TA, obteve-se 145 respostas (55,98% de taxa de resposta). Existe uma ligeira tendência para que os ENF tenham uma mediana de número de respostas corretas superior aos TA. A formação em SO e os anos de experiência não parecem influenciar positivamente o número de respostas corretas. Não obstante à atitude positiva dos participantes, identificaram-se várias falhas na prática, principalmente nos métodos de HO e pela ausência no reencaminhamento de um médico dentista (MD). Globalmente, 31,7% dos profissionais consideraram como obstáculos a pouca cooperação do paciente (80,70%), a ausência de acompanhamento de um MD (63,2%) e a falta de material (47,4%). Conclusão: Apesar da atitude positiva dos cuidadores, a prática e o conhecimento são escassos e devem ser melhorados, nomeadamente a formação em SO dos cuidadores, a implementação de protocolos de HO, exploração de intervenções e métodos de promoção de SO. A adequada formação em SO é uma necessidade imperiosa de forma a diminuir-se alguns conceitos desadequados referidos pelos profissionais inquiridos. A integração de MD nas equipas seria uma solução para a diminuição das lacunas existentes.