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A roupa dos pivôs nos jornais televisivos portugueses: um estudo da RTP, SIC e TVI

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A moda está presente diariamente na sociedade e influencia várias áreas. No jornalismo televisivo, a moda revela-se essencial para o pivô uma vez que uma peça de roupa, um acessório ou até mesmo uma indumentária adequada pode ajudar o mesmo na transmissão de segurança e credibilidade ao telespectador. Assim sendo, esta dissertação tem como objetivo analisar e comparar a indumentária utilizada por cada pivô que apresente o jornal televisivo nas estações televisivas Rádio Televisão Portuguesa (RTP), Sociedade Independente de Comunicação (SIC) e Televisão Independente (TVI). A metodologia base desta investigação combina o levantamento bibliográfico e a observação direta e descritiva. A leitura do material já publicado nesta área permitiu identificar os elementos a analisar e ajudou na formulação dos objetivos. Com a observação direta e descritiva, foi possível obter uma recolha estruturada da informação, a partir de imagens, retirados no período de 21 a 28 de Setembro de 2020, durante os noticiários dos três canais televisivos. Os elementos observados foram o vestuário, acessórios, maquilhagem e o penteado. Conclui-se que embora os jornalistas saibam que existe uma ética de vestuário para apresentarem o jornal televisivo, cada pivô tem o seu próprio estilo e cada canal de televisão tem as suas regras e liberdade na indumentária. Nenhuma das roupas dos pivôs se confunde com as cores dos cenários. Compreende-se assim que não usam cores que possam prejudicar o cenário para não confundir o telespectador, verificando-se maioritariamente o uso de cores neutras. Os pivôs têm uma noção de como se devem vestir para os jornais televisivos, mas também da importância e do impacto que pode ter as roupas, acessórios e maquilhagem que estão a utilizar nas mensagens que passam através das notícias e da credibilidade. Possivelmente, os pivôs dão também importância às cores que utilizam nas peças.
Fashion is present daily in society and influences several areas. In television journalism, fashion proves to be essential for the pivot since a piece of clothing, an accessory or even an appropriate outfit can help the same in transmitting security and credibility to the viewer. Therefore, this dissertation aims to analyze and compare the clothing used by each pivot that presents the television newspaper on the television stations Rádio Televisão Portuguesa (RTP), Sociedade Independente de Comunicação (SIC) and Independente Television (TVI). The basic methodology of this investigation combines the bibliographic survey and the direct and descriptive observation. Reading the material already published in this area made it possible to identify the elements to be analyzed and helped in formulating the objectives. With direct and descriptive observation, it was possible to obtain a structured collection of information, from images, taken in the period from 21 to 28 September 2020, during the news of the three television channels. The elements observed were clothing, accessories, make-up and hairstyle. We conclude that although journalists know that there is an ethics of dress to present the television newspaper, each pivot has its own style and each television channel has its rules and freedom in clothing. None of the clothes of the pivots are confused with the colors of the scenery. It is understood, therefore, that they do not use colors that could harm the scenery, so as not to confuse the viewer, with a predominance of neutral colors. Pivots have a sense of how to dress for television newspapers, but also of the importance and impact that the clothes, accessories and makeup that they are using in the messages that pass through the news and credibility can have. Possibly, the pivots also give importance to the colors they use in the pieces.

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Jornalismo Pivô Televisão Moda Journalism Pivot Television Fashion

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