Browsing by Issue Date, starting with "2020-09-11"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Prevalência das disfunções temporomandibulares em estudantes da Universidade Fernando Pessoa e relação com limitações funcionaisPublication . Galera Capa, Paula; Barbosa, CláudiaIntrodução: As limitações funcionais são frequentemente reportadas em pacientes com disfunções temporomandibulares utilizando a Escala de Limitação Funcional Maxilar. Os jovens adultos, mais especificamente os estudantes universitários pelo estilo de vida, alterações psico-emocionais e faixa etária, constituem uma população suscetível ao aparecimento de disfunções temporomandibulares. Objetivo: Estudo epidemiológico transversal com vista à avaliação da associação entre disfunções temporomandibulares e limitações funcionais maxilares numa amostra de estudantes universitários do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Universidade Fernando Pessoa. Metodologia: 106 estudantes foram avaliados para disfunções temporomandibulares usando o Eixo I dos Critérios de Diagnóstico para Disfunções Temporomandibulares e classificados segundo a presença e ausência de DTMs. A Escala de Limitação Funcional Maxilar-8 foi aplicada para o estudo das limitações funcionais. Para todas as análises estatísticas, o nível de significância foi de 0,05 e utilizou-se o IBM® SPSS Statistics, versão 25.0. Resultados: 48,1% dos estudantes (n=51) foram diagnosticados com algum tipo de disfunção temporomandibular e 29,2% estudantes (n=31) apresentaram alguma limitação funcional. Nos estudantes com disfunção temporomandibular, a soma da Escala de Limitação Funcional foi significativamente mais elevada que nos estudantes sem disfunção (Teste U de MannWhitney, p=0.002). Conclusões: Dentro das limitações deste estudo, verificou-se uma relação entre a presença de qualquer tipo de disfunção temporomandibular e limitações funcionais, no entanto, estudos futuros são necessários.
- Métodos analíticos para a deteção de vírus no âmbito da saúde pública: água e alimentosPublication . Pinto, Ana Rita Lopes; Magalhães, RicardoA virologia ambiental é uma área ainda pouco desenvolvida da virologia, embora nos últimos anos, tem-se assistido a um crescente interesse e preocupação pelos assuntos relacionados com a transmissão de vírus através de água e alimentos contaminados. Os microrganismos patogénicos transmitidos por águas residuais são posteriormente libertados no ambiente, afetando a qualidade da água e consequentemente, a saúde humana. A gastroenterite viral é uma das doenças humanas mais comuns em todo o mundo, contraída pelo consumo e uso de águas contaminas por vírus entéricos. Desta forma epidemiologicamente relevante documentar a presença dos agentes etiológicos dessas doenças em águas ambientais, bem como as características que levam à sua transmissão. O presente trabalho foca-se na importância da pesquisa de vírus nas águas de consumo e em alimentos por via a melhorar a saúde das populações envolvidas, descrevendo os principais patogénios encontrados, bem como as principais doenças e métodos de tratamento. Posteriormente são referidos os principais modos de prevenção destas ocorrências e quais os obstáculos que precisam de ser ultrapassados para evitar a sua atual persistência.
- As desigualdades da imprensa desportiva: futebol vs modalidades no caso dos três jornais diários desportivos portugueses A Bola, O Jogo e RecordPublication . Portela, Hugo; Sousa, Jorge PedroO jornalismo desportivo é uma vertente de especialização jornalística que tem grande importância em Portugal devido ao futebol, que é o desporto rei e que movimenta quantidades inimagináveis de dinheiro e pessoas. Em Portugal existem três impressos diários exclusivamente desportivos, A Bola, O Jogo e Record. Contudo, levanta-se a questão se os jornais tratam de desporto ou de futebol. Com vista a responder a esta dúvida de que espaço ocupam as modalidades nos desportivos nacionais, com este estudo das desigualdades de imprensa entre futebol e modalidades pretendo encontrar as respostas para tal. Para entender o porquê desta dicotomia, estudaram-se os três diários desportivos por um determinado espaço de tempo, de modo a obter as respostas que estou à procura e analisá-los de forma quantitativa. Foram realizadas, também, entrevistas a jornalistas para entender melhor a perspetiva das redações e o que os leva a tomar determinadas decisões e quais notícias devem de ocupar um certo espaço. Após a análise, foi percetível que o futebol é claramente o detentor maioritário do espaço que ocupa nos impressos desportivos e, os jornalistas confirmam que de outro modo, seria impossível para os jornais diários sobreviver.
