Browsing by Issue Date, starting with "2020-09-09"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relação entre comportamentos orais e ansiedade, depressão e stress emocional – revisão narrativaPublication . Neto, Célia Maria Teixeira de Sousa; Barbosa, CláudiaOs comportamentos orais são hábitos realizados na cavidade oral sem propósito funcional e cuja etiologia é multifatorial, sendo os fatores psicoemocionais uma das prováveis etiologias referidas na literatura. O objetivo desta revisão bibliográfica narrativa foi verificar qual o papel dos fatores psicoemocionais na etiologia dos comportamentos orais e verificar se existe associação entre estes e a ansiedade, depressão e stress emocional. A pesquisa bibliográfica foi limitada aos últimos 20 anos, no total 54 referências foram consultadas. Os estudos analisados mostraram inconclusividade em relação ao papel dos fatores psicoemocionais na etiologia dos comportamentos orais. Embora a maioria dos estudos tenha referido associação estatisticamente significativa entre comportamentos orais e algum fator psicoemocional, a existência de limitações devido à diversidade de comportamentos orais, falta de critérios universais de diagnóstico, falta de avaliação contínua destes no tempo e amostras não representativas, não permitiu estabelecer conclusões definitivas.
- Relação entre problemas respiratórios e a má oclusão dentária: revisão bibliográficaPublication . Popyk, Iryna; Martins, Tiago BessaEsta revisão tem como o objetivo verificar se existe relação entre problemas respiratórios e a má oclusão dentária. A respiração considerada fisiologicamente normal é a respiração nasal. A respiração oral quando persistente pode provocar efeitos deletérios na cavidade oral. As desarmonias sagitais, verticais e transversais podem ter um impacto relevante na respiração. A apneia obstrutiva do sono pode beneficiar do tratamento ortodôntico, sendo que o maior impacto reside no seu tratamento ortodôntico-cirúrgico. Os médicos dentistas têm de prestar muita atenção ao examinar pacientes, principalmente crianças, pois problemas respiratórios podem induzir uma má oclusão que deve ser tratada, de preferência, precocemente.
- Eventos adversos no uso de preenchedores faciais à base de ácido hialurónico: conhecer para prevenirPublication . Diefenbach, Renata Sesti; Falcão, CarlosO preenchimento facial com ácido hialurónico (AH) é considerado um procedimento minimamente invasivo que cresce ano após ano. A busca pelo aspeto jovem, pela correção de pequenas imperfeições, faz com que novas técnicas, novos produtos e novos profissionais surjam no mercado a todo momento e, juntamente com esse crescimento, aparecem as intercorrências, que podem ser desde uma insatisfação por excesso de expectativa, até algo mais sério e irreversível como uma necrose tecidual. Este estudo relata as principais intercorrências que podem acontecer em procedimentos de harmonização orofacial, para que os profissionais de saúde possam nortear seus planeamentos e indicações no uso de preenchedores dérmicos faciais à base de AH.