Browsing by Issue Date, starting with "2020-07-16"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- WaveOne Gold® versus Reciproc Blue® - uma comparação de dois sistemas reciprocantesPublication . Pinto, Fábio José Costa; Reis, TiagoA Endodontia é a área da Medicina Dentária que se ocupa da biologia e patologias da polpa dentária. O objetivo deste trabalho é a comparação de dois sistemas reciprocantes, WaveOne Gold® e Reciproc Blue®, em relação à resistência à fadiga cíclica, a capacidade de modelagem canalar, a formação de microcracks, a extrusão apical de detritos e a eficácia na realização de retratamento endodôntico. Foi realizada uma busca de material de apoio nos motores de busca Pubmed, Medline, Scielo e Google Académico. Nos pontos revistos neste estudo o sistema Reciproc Blue® mostra ser mais resistente à fadiga cíclica, enquanto que o sistema WaveOne Gold® produz menor quantidade de resíduos dentro do canal e causa menor extrusão apical desses detritos, e produziu um menor transporte do canal e tinha uma melhor capacidade de modelagem do canal. Nos outros pontos de comparação não houveram diferenças significativas entre os dois sistemas.
- Implicações do consumo de cannabis na saúde oral: revisão narrativaPublication . Martinelli, Cristhian; Silva, Carla Sousa e; Moutinho, CarlaA canábis é a droga ilícita mais consumida no mundo. Diversos estudos evidenciam os efeitos negativos da mesma na saúde oral dos consumidores habituais. Neste âmbito, o objetivo deste trabalho passa por identificar as principais alterações na saúde oral dos utilizadores de canábis recreativa. Para tal foi elaborada uma revisão narrativa, a partir de uma pesquisa bibliográfica em bases de dados como ‘PubMed’, ‘Google Scholar’ e ‘Scielo’, usando-se trabalhos relativos ao período de 2010- 2020, utilizando descritores de acordo com cada base de dados. Resultados de diversos estudos revelam que os consumidores de canábis apresentam, geralmente, uma pior saúde oral, comparativamente aos não utilizadores. Foi encontrada associação positiva entre o uso de canábis recreativa e periodontite, xerostomia, cárie, pior índice de dentes cariados, perdidos e obturados (CPOD), e candidíase oral, mais frequente quando o consumidor também faz uso de outras drogas, más práticas de higiene bucal e visitas pouco frequentes ao médico dentista.
- Indicadores de abuso físico em crianças no contexto da consulta de odontopediatria - revisão narrativaPublication . Trabulo, Manuel António Falhas Dias; Crespo, ManuelaTópico abordado: O abuso infantil é um problema grave, complexo, que afeta milhões de crianças mundialmente, deixando nas vítimas sequelas físicas e psicológicas irreversíveis. Os indicadores físicos de abuso constituem as marcas visíveis destes atos de violência. Tendo em conta que a região orofacial está frequentemente envolvida nas situações de abuso, exibindo as repercussões do mesmo, importa que os médicos dentistas conheçam estes indicadores e saibam diagnosticar e sinalizar esta problemática. Metodologia: Pesquisa bibliográfica, efetuada na base de dados PubMed da qual resultaram 42 artigos para revisão, após aplicação dos critérios de inclusão/exclusão. Objetivos: Descrever as principais lesões presentes nos casos de abuso infantil, distinguir lesões de origem acidental e lesões abusivas e explicitar como sinalizar estes casos.
- Patologia inflamatória da cavidade oral: relevância na oncogénese oralPublication . Sousa, Gonçalo Dinis Duarte; Silveira, Augusta; Sequeira, TeresaA oncologia oral é uma preocupação crescente em contexto de saúde pública, com impacto na Qualidade de Vida do doente oncológico e seus familiares. A sobrevivência tem-se mantido nos 50% ao longo das 3 últimas décadas. Pretendeu-se relacionar a presença de patologia inflamatória da cavidade oral como fator de risco e indicador de mau prognóstico em oncologia oral e propor um plano de investigação na temática. Foi realizada uma revisão narrativa sobre o tema (2015-2020), nas bases de dados PubMed, Bon, Elsevier, Science Direct. Foram usadas 70 referências bibliográficas. Formularam-se questões de investigação e propõe-se um plano de investigação com vista ao desenvolvimento de estratégias que possam contribuir para o diagnóstico precoce de cancro oral na consulta de Medicina Dentária. Foi construído um questionário para integrar no plano de investigação. Os fatores de risco em Oncologia Oral estão intimamente relacionados entre si- destaca-se a capacidade de na sua maioria, contribuírem para a inflamação de origem extrínseca no microambiente tumoral. A patologia inflamatória crónica e o microbioma da cavidade oral tem relevância em oncologia oral e podem ser usados como biomarcadores, sinalizando pacientes de maior risco. O Médico Dentista pode fazer toda a diferença no acompanhamento do doente oncológico e na promoção da literacia em saúde e cancro oral, junto dos seus colaboradores, dos seus pares e dos seus doentes- e a literacia é uma arma poderosa na prevenção do cancro oral.
- Células estaminais derivadas de dentes decíduos: evidência científica e aplicações clínicasPublication . Castro, Joana Raquel Gomes de; Silva, Cátia CarvalhoObjetivo: rever a literatura científica disponível relativamente à evidência científica da aplicação terapêutica das células estaminais derivadas de dentes decíduos em diferentes patologias, assim como, as suas possíveis aplicações futuras. Metodologia: pesquisa bibliográfica de artigos publicados em revistas internacionais, disponibilizados nas bases de dados: PubMed, B-On e Web of Science, entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020. Foram definidos os termos de pesquisa, os quais foram articulados através de marcadores booleanos e estipulados critérios de inclusão para a seleção dos artigos. Foram analisados 46 artigos. Tópico abordado: A utilização terapêutica de células estaminais derivadas de dentes decíduos tem demonstrado resultados promissores em diversas condições e patologias. É importante que o Médico Dentista apresente um conhecimento adequado sobre este assunto, uma vez que se prevê que constitua um método em franca expansão e que tem vindo a despoletar um interesse crescente junto dos pais e encarregados de educação.