Browsing by Issue Date, starting with "2020-06-18"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação clínica da progressão da periodontite após tratamento não cirúrgico versus tratamento cirúrgico: revisão narrativaPublication . Ferreira, Solange Vanessa Carvalho; Martins, Tiago JoséA periodontite é definida como uma doença inflamatória multifatorial crónica associada à presença de biofilme e placa disbiótica que leva à destruição progressiva do suporte dentário. O tratamento da periodontite pode ser dividido em dois grupos: tratamento não cirúrgico e tratamento cirúrgico. O tratamento não cirúrgico apresenta uma maior eficácia na redução da profundidade de sondagem e ganho de inserção clínica a longo prazo no caso de bolsas não profundas, enquanto que o tratamento periodontal cirúrgico apresenta uma maior eficácia na presença de bolsas profundas. Para se obter sucesso a médio/longo prazo e a manutenção dos resultados obtidos com o tratamento não cirúrgico e cirúrgico, deve ser realçada a importância da compliance do paciente e do tratamento periodontal de suporte. Este trabalho tem como objetivos realizar uma revisão bibliográfica narrativa da literatura existente, de modo a perceber as modalidades de tratamento, avaliar e comparar a progressão clínica da periodontite após realização de tratamento periodontal não cirúrgico versus o tratamento periodontal cirúrgico.
- Implantes dentários em pacientes transplantadosPublication . Reis, Juliana Santos Fialho; Assunção, AméliaDevido ao aumento da taxa de sobrevivência dos doentes transplantados, pelo uso de medicamentos imunossupressores, a procura de tratamentos dentários em busca de uma melhor qualidade de vida é uma realidade. O uso de implantes dentários revela-se uma opção, melhorando significativamente a componente estética, a função oral e devolvendo a autoestima pessoal. Ainda não há consenso entre os dentistas no que diz respeito à aplicação de implantes em pacientes transplantados submetidos a imunossupressão, porque tais terapias atuam no sistema imunitário, nomeadamente em células da imunidade adaptativa, para que não haja rejeição do órgão transplantado. Assim, o paciente é mais suscetível a infeções e à diminuição da cicatrização óssea e do tecido. Estes pacientes representam um grupo com maior risco de complicações e falhas no tratamento com implantes e procedimentos envolvendo cirurgias. É necessário um maior conhecimento por parte do Dentista para cuidar destes doentes, com maior atenção aos cuidados pré-cirúrgicos e pós-cirúrgicos de forma a otimizar o tratamento realizado. Apesar do sucesso aparente, há uma escassez de estudos a longo prazo que avaliam o sucesso da colocação de implantes em pacientes transplantados.
- Análise bioquímica do fluido salivar em pacientes com periodontite: revisão narrativaPublication . Grasso, Vânia Monteiro; Moutinho, Carla; Silva, Carla Sousa eA periodontite é uma doença multifatorial associada à acumulação do biofilme. É uma infeção de origem microbiana mediada por alterações imunorreguladoras do hospedeiro, cuja resposta está ligada à destruição progressiva do tecido periodontal. As ferramentas atuais de diagnóstico da doença incluem exames por imagem e exames clínicos efetivos à deteção dos danos e lesões teciduais, porém ineficazes na determinação da suscetibilidade e da atividade da doença. Neste sentido, os estudos sobre os marcadores bioquímicos salivares surgem como resultado de esforços destinados a encontrar métodos confiáveis ao diagnóstico precoce das doenças periodontais. Assim sendo, o objetivo desta revisão de literatura foi avaliar as alterações bioquímicas do fluido salivar em pacientes com periodontite, assim como identificar as tendências metodológicas do uso de biomarcadores salivares em pacientes com doença periodontal. Desta forma, foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados PubMed e B-ON, onde foram selecionados 32 artigos baseados na sua relevância para a realização deste trabalho. Da análise dos artigos, verificou-se que alguns autores detetaram alterações nas concentrações de proteínas, enzimas salivares, enzimas proteolíticas, citocinas pró-inflamatórias e quimiotáticas, miARNs, produtos de stress oxidativo e recetores de patogénicos. Esses resultados convergiram para uma variabilidade de componentes salivares válidos no diagnóstico da periodontite, mas também úteis na avaliação dos efeitos dos tratamentos periodontais não cirúrgicos, no acompanhamento da progressão da doença, além de promissores na avaliação de suscetibilidade à doença periodontal.
- Avaliação de variação de temperatura nos tecidos periodontais aquando das obturações termoplásticas: revisão narrativaPublication . Anselmi, Giovanni; Martins, AlexandraO sucesso do tratamento endodôntico depende da capacidade do médico dentista de eliminar tecido pulpar infetado através da desinfeção, instrumentação e preenchimento tridimensional do sistema de canais radiculares. Esta última fase é feita geralmente através de uma combinação de guta percha como material principal e um cimento selador endodôntico. O objetivo deste trabalho de revisão narrativa foi investigar quais os possíveis efeitos da transferência de calor que a guta percha pode apresentar, durante as técnicas termoplásticas de obturação canalar, ao nível dos tecidos periodontais. Na realização desta revisão narrativa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em revistas científicas nas bases de dados PubMed e Google Scholar incluindo publicações em língua inglesa, portuguesa, espanhola e italiana.