Browsing by Issue Date, starting with "2020-06-05"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A relevância do teatro e da educação não-formal na inclusão social do jovem com deficiênciaPublication . Rodrigues, Carlos Henrique Correia; Silva, IsabelEste trabalho foi elaborado com o intuito de analisar a necessidade de existir uma interligação entre os estudos académicos e o conhecimento fruto do senso comum que é aprendido pela experiência no campo de ação (ou neste caso a falta de experiência, formação e informação). Partindo do pressuposto, por muitos, considerado como algo indiscutível, que, quer a saúde, quer a educação são um direito social e, que a acessibilidade é um direito constitucional, pretendemos neste trabalho identificar e evidenciar, recorrendo a exemplos do que é feito no terreno, as ferramentas que permitem a inclusão do jovem com deficiência. Neste trabalho, o objetivo é demonstrar a relevância e o contributo das artes, neste caso específico o teatro, para desenvolvimento da linguagem, da autonomia, e autoestima, das pessoas com deficiência, e a sua integração na sociedade. E alertar para as insuficiências e ou esquecimento, a nível de apoios do Estado e do poder local para com este grupo vulnerável. Devido a dificuldades económicas e socioculturais, nem todos os cidadãos com deficiência têm capacidade para usufruir deste tipo de educação informal, nem as associações que promovem este modelo de ensino, têm capacidade estrutural para alcançarem o “público-alvo”. A pesquisa teórica, foi feita em bibliotecas e na internet, por meio de sites institucionais, governamentais e educacionais. Os documentos, leis, decretos, normas, artigos, dissertações e teses encontrados foram sistematizados a fim de auxiliar a discussão. O trabalho de campo foi realizado numa Associação (G.D.M. Flor de Infesta) que possuí, na sua atividade dramática, um grupo de teatro formativo especial, constituído por pessoas com deficiência. No estudo de caso recorreu-se ao método etnográfico. Pretendendo-se com este procedimento, que o observador, uma vez por semana e durante seis meses, estivesse no local onde as pessoas conviviam e se socializavam, recolhendo dados e analisando emoções. O procedimento utilizado foi a denominada observação participante. Como complemento e dada a importância do tema e a sua especificidade, seria difícil falar teoricamente, sobre as limitações, os constrangimentos, as barreiras, quer físicas quer materiais, que dificultam o acesso e a real integração das pessoas com deficiência na sociedade a que pertencem. Ao trabalharmos os principais resultados, foi intensão, realçar que o acesso às artes, se torna relevante para viabilizar a inclusão educacional, social e cultural dos jovens com e sem deficiências, pois ao falarmos em inclusão devemos falar dos jovens em geral. E como conclusão, ousamos afirmar, que as artes são ferramentas que fomentam melhorar as condições de relacionamento social e minimizam as limitações sentidas pelos jovens, sobretudo, quando relacionadas com as diferenças.
- O digital e um espaço de oportunidades num oceano de desafios - a transformação digital num mundo pós pandemiaPublication . Gouveia, Luis BorgesSociedade da Informação e o digital O mundo a janeiro de 2020 A pandemia Covid-19 A análise: dilema A análise: combate A análise: desafio Um desejo para o “novo normal” Infocomunicação
- Genetic and environmental factors involved in the development of oral malformations such as cleft lip/palate in non-syndromic patients and open bite malocclusionPublication . Leal, Fernanda; Lemos, A. R. B.; Costa, G. F.; Cardoso, Inês LopesAmong the most common malformations observed in the oral cavity are cleft lip/palate and malocclusions, being this last one considered by the World Health Organization, the third public health problem. Malocclusions include the anterior open bite, a change in the vertical plane, that can be of two types: dental anterior open bite and skeletal anterior open bite. Cleft lip and cleft palate are the most common congenital malformations at birth. These malformations result from a failure in the normal craniofacial development process, which requires the coordination of a complex series of events. From the embryological point of view, the cleft lip/palate is a consequence of the failure of the first superior branchial arch to complete fusion with the frontonasal process during pregnancy. All these malformations result from the interaction of both genetic and environmental factors. Among the environmental factors involved in the development of malocclusions are deleterious habits, mouth breathing and trauma. Several genes involved in the development of facial bones, muscles and teeth are also responsible for the development of malocclusions. In the same way, clefts development is a multifactorial trait where multiple genes are involved as well as environmental factor like alcohol consumption, tobacco, exposure to pesticides or toxic solvents, in a complex interaction. All these factors may jeopardize the normal functioning of the stomatognathic system and the consequent quality of life of the patient. The purpose of this study was to review the literature concerning the genetic and environmental aspects involved in the development of these malformations.
