Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-03"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Influência do biótipo gengival na sobrevivência dos implantes dentáriosPublication . Silva, Diego Marques da; Castro, FilipeEste trabalho de conclusão de curso foi realizado com o propósito de abordar um tema importante da literatura pouco estudado atualmente. Acredita-se que os biótipos espessos são os mais favoráveis para a reabilitação com implantes dentários permitindo obter maiores taxas de sucesso, enquanto que os biótipos gengivais finos são os mais desfavoráveis. Além do mais, a avaliação detalhada do biótipo periodontal antes ou durante o ato cirúrgico é uma prática pouco realizada pelos profissionais médicos dentistas. Na presente dissertação teve como objectivo avaliar a influência do biótipo gengival: fino e espesso na sobrevivência dos implantes dentários através da associação da perda óssea marginal com os tipos de biótipos gengivais e os biótipos com a peri-implantite, através de uma pesquisa bibliográfica, realizada na base de dados da Pubmed, que resultou em um total de 26 artigos, dos quais, apenas 8 foram relevantes para compor os resultados. Posto isto, constata-se que: não se pode dizer que e o biótipo gengival pode ser um fator de risco direto para perda óssea ao redor dos implantes dentários, porém é um fator de risco para peri-implantite, que dependendo da sua gravidade pode levar ao insucesso da reabilitação com implantes dentários.
- Nanossistemas multifuncionais no tratamento do cancroPublication . Carvalho, Paulo Miguel Ferreira de; Lopes, Carla MartinsO cancro continua a ser uma das principais causas de morte no mundo. Apesar dos avanços tecnológicos a nível de diagnóstico, o tratamento oncológico revela-se ainda uma das questões mais desafiadoras na área da saúde. As estratégias clássicas para o tratamento do cancro incluem intervenção cirúrgica, radioterapia, quimioterapia, terapia combinada e terapia a laser. Contudo, estas opções apresentam algumas limitações, tais como a falta de especificidade ou falta de eficácia para atingir os tecidos cancerígenos. Com o intuito de ultrapassar estas limitações, várias equipas têm investigado a versatilidade dos nanossistemas, nomeadamente o desenvolvimento de nanossistemas multifuncionais. Com o recurso a esta estratégia é possível associar as vantagens inerentes aos diferentes nanossistemas com múltiplos benefícios, como por exemplo, a coadministração de fármacos ou de compostos bioativos com efeito terapêutico sinérgico; o direcionamento/vectorização ativa para alvos específicos; a ativação de nanossistemas por diferentes estímulos; e a aplicação de estratégias terapêuticas hifenizadas. A presente dissertação tem como objetivo apresentar uma revisão do estado da arte das múltiplas estratégias usadas no desenvolvimento de nanossistemas multifuncionais com o intuito de ultrapassar as limitações associadas às estratégias convencionais utilizadas no tratamento do cancro.
- Sistemas de jato de ar no tratamento periodontal de suportePublication . Leite, André; Santos, Patrícia AlmeidaObjetivo: Avaliar se existem benefícios adicionais na utilização dos sistemas de jato de ar, face ao tratamento convencional, durante a fase de manutenção periodontal. Materiais e métodos: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica na PubMed, para estudos realizados em humanos, publicados nos últimos 20 anos. Foram incluídos revisões sistemáticas, meta-análises e ensaios clínicos randomizados. Resultados: Na fase de manutenção, os sistemas de polimento com jato de ar e pós de baixa abrasividade apresentam uma eficácia clínica e microbiológica semelhante ao tratamento convencional. Contudo, são mais confortáveis e requererem menos tempo de tratamento. Conclusões: À luz das (limitadas) evidências atuais, os sistemas de polimento com jato de ar podem ser considerados uma alternativa de tratamento na fase de suporte. São necessários mais estudos de elevada qualidade e de longo termo para que se possam tecer recomendações definitivas no que respeita à seleção de uma técnica em prol de outra.
- Aplicabilidade da técnica de socket shield na preservação alveolarPublication . Martins, Ana Inês Teixeira Alves; Lima, CristinaIntrodução: Com o objetivo de superar as consequências negativas da extração dentária surge a técnica de Socket Shield. Esta, ao manter intencionalmente a secção vestibular da raiz dentária no momento da colocação imediata do implante, mantem a vascularização periodontal contribuindo para limitar a atrofia alveolar que resultaria da extração dentária. Objetivo: Demonstrar a eficácia da técnica de Socket Shield na preservação alveolar e na minimização de perdas ósseas e tecidulares através do processo de remodelação. Materiais e métodos: A pesquisa bibliográfica foi efetuada segundo palavras-chave, com recurso às seguintes bases de dados: PUBMED e B-ON. Conclusão: Técnicas como a de Socket Shield em que se preserva a parede vestibular são mais eficazes na preservação alveolar. Todavia, são novas metodologias de colocação de implantes que devem ser estudadas para garantir uma maior evidência científica e um bom desempenho clínico a longo prazo.