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- Curadoria digital de conteúdo EAD para o ensino superior: proposta e desafiosPublication . Rocha, Daiana; Gouveia, Luis Borges
- Gestão do conhecimento e produção de conteúdo para a educação a distância: estado da arte em um período de 14 anosPublication . Rocha, Daiana; Gouveia, Luis Borges
- Uso do Facebook e a sua relação com a satisfação com a vida em adultos portuguesesPublication . Abreu, Sofia; Silva, IsabelA utilização das redes sociais tem vindo a aumentar, trazendo consigo mudanças no comportamento da sociedade. As razões que levam as pessoas, a usar o Facebook são diversas e a forma como o usam pode ser adaptativa ou problemática. O presente estudo tem como objetivo geral conhecer a associação entre o uso do Facebook e a satisfação com a vida, numa amostra da população adulta portuguesa e encontra-se divido em duas partes. A primeira parte relativa à revisão da literatura foi desenvolvida tendo como método a revisão sistemática da literatura de forma a analisar o estado arte da literatura. Na pesquisa efectuada, resultaram 155 artigos dos quais foram selecionados 22, relativos a estudos empíricos, publicados entre 2008 e 2019, todos eles avaliando o uso do Facebook em adultos. Na maioria dos estudos, foram encontradas relações estatisticamente significativas entre o uso do Facebook e a satisfação com a vida, ainda que de natureza diversa, constatando-se quer que o uso pode diminuir a satisfação com a vida, quer o oposto. Mais ainda, a impulsividade, a solidão, a norma subjetiva, a norma do grupo, a identidade social, o valor do entretenimento e a manutenção da conexão interpessoal são preditores do uso do Facebook. O número de amigos no Facebook mostra não ter influência na satisfação com a vida. Perante a divergência nos resultados, torna-se necessário desenvolver estudos de desenho longitudinal que, permitam compreender a relação entre o uso da Facebook a satisfação com a vida. A segunda parte apresenta o estudo empírico de natureza analítica e transversal, descrevendo os participantes estudados, os instrumentos utilizados, o procedimento executado, os resultados obtidos e a discussão dos mesmos. Para a realização da investigação, os dados foram recolhidos através de formulário eletrónico composto por um questionário sociodemográfico e de caracterização do uso das redes sociais, a versão portuguesa da Social Media Use Integration Scale e a Escala de Satisfação com a vida. Os resultados indicam que 81,1% dos participantes fazem utilização diária do Facebook, sendo esse uso maioritariamente entre 10 a 30 minutos ou superior. Não existe uma relação estaticamente significativa entre Integração Social e Conexão Emocional, e a Satisfação com a Vida. No entanto, existe uma correlação estatisticamente significativa positiva, ainda que fraca, entre a Integração nas Rotinas Sociais globalmente considerada e a satisfação com a vida e entre 3 dos itens que constituem essa subescala e a satisfação com a vida. Podemos concluir que a integração do uso do Facebook nas rotinas sociais está associada a maior satisfação com a vida. As redes sociais vieram para ficar, logo é vital importância compreender como ocorre o uso adaptativo do Facebook de forma a potenciar esse mesmo uso, e prevenir o uso problemático.
- A má oclusão classe III: etiologia e diagnósticoPublication . Clérigo, Ana Isabel Bagina; Queirós, Maria GabrielA má oclusão Classe III, é uma anomalia que afeta os indivíduos a nível estético e que socialmente é importante alterar. Esta revisão bibliográfica tem como objetivo e estudo da etiologia e diagnóstico da Classe III. Foi analisada a literatura disponível em várias plataformas de pesquisa e o recurso complementar de livros. A Classe III apresenta-se como uma anomalia de etiologia ambiental ou hereditária, sendo esta última mais complexa. A importância do Diagnóstico é relevante, do ponto do sucesso de todo um tratamento que poder estar dependente dele. Todas as áreas, devem ser abrangidas, desde o diagnóstico Facial, Dentário, Funcional, Hereditário e Cefalométrico, sendo este último imprescindível das pretensões deste trabalho foi tentar perceber a implicação de métodos diferentes para um mesmo propósito, tendo concluído que os pacientes podem ser classificados esqueleticamente de forma diferente dependendo da análise cefalométrica utilizada.
- Facetas estéticas anteriores: influência das pastas de try-in na previsibilidade do resultado finalPublication . Maci, Clarissa; Silva, LígiaVisando o sucesso de um tratamento de reabilitação estética é fundamental a obtenção da cor programada para o resultado final. Previamente à cimentação definitiva está recomendada uma etapa de prova das facetas, recorrendo a pastas de try-in, que podem ser usadas como indicadores do resultado final. No entanto, diferentes estudos mostram não haver concordância de resultados no que se refere à influência das pastas try-in no resultado final. Com esta revisão bibliográfica, pretende-se abordar a temática dos cimentos de try-in, visando clarificar a controvérsia existente em relação ao papel desempenhado por estas pastas relativamente à previsibilidade do resultado final. Foi elaborada uma revisão bibliográfica, com recurso a bases de dados como a PubMed/Medline, B-On e Science Direct. Concluiu-se que, para a maioria dos estudos consultados, não existe concordância de resultados em relação à influência das pastas try-in no resultado final. Contudo, o tema permanece como uma questão controversa na literatura.
- Uso do KAHOOT e de estratégia de gamificação no ensino superior: relato de experiência da aplicação do Peer Instruction como metodologia de ensinoPublication . Cavaignac, Selma; Gouveia, Luis Borges