Browsing by Issue Date, starting with "2019-03-27"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Genes involved in the development of autismPublication . Cardoso, Inês Lopes; Almeida, SandraBackground: Autism is still considered a very complex disease, since it has diverse etiology, with multiple factors apparently associated with its appearance. However, none of them reveals to be totally responsible for its development. Nowadays, this disorder is considered to have a strong genetic component with the interaction of several genes. Furthermore, other diseases with well-known etiology might also be related with autism. Methods: The aim of this review is to discuss, through bibliographic search, genetic factors involved in autism development. Results: Some of the candidate genes of idiopathic autism (90-95% of all cases) related to brain metabolism are AVPR1a, DISC1, DYX1C1, ITGB3, SLC6A4, RELN, RPL10 and SHANK3. Conclusion: All these genes are responsible for symptoms that can explain the origin of this condition. Autism is a multifactorial disorder in which genetic and environmental factors interact, triggering its development.
- Perceção de crime e vitimação entre a população que se move diariamente no Centro Histórico do PortoPublication . Moreira, Ana Margarida Cruz; Nunes, Laura M.A presente dissertação explora a relação entre a segurança/insegurança e a vitimação da população residente, trabalhadora e estudante do Centro Histórico do Porto. Visto que esta relação é uma temática ainda pouco explorada em Portugal, esta investigação tornase relevante, principalmente por ter como foco uma área urbanizada e claramente com um elevado fluxo populacional, tornando-se mais vulnerável. Como tal, foram estabelecidos como principais objetivos: a análise da perceção da população a respeito da (in)segurança da zona em causa, bem como a identificação de situações de vitimação nos últimos cinco anos, quer seja esta direta ou indireta, procedendo à sua devida caraterização. Para ser concebível a realização desta investigação, optou-se por um desenho de estudo de caráter exploratório, descritivo, transversal, e ainda observacional baseado no autorrelato. O questionário em causa foi administrado a 195 indivíduos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e 87 anos. Posto isto, os resultados demonstraram que 26,2% da população inquirida afirma não considerar a zona em questão segura, sendo que o furto e o roubo surgem como os crimes que mais observam e mais temem neste determinado local. Verificou-se ainda que 43 dos participantes foram vítimas de um crime nos últimos cinco anos, e cerca de 71 elementos da amostra conhecem alguém que o tenha sido: porém, é evidente o descontentamento das vítimas quanto à atuação das autoridades. Pretende-se, deste modo, salientar a importância que a administração de Diagnósticos Locais de Segurança poderá possuir para a extensão do conhecimento da criminalidade e perceção de segurança/insegurança de determinada comunidade, de tal forma que se tornem mais percetíveis as medidas que as instâncias formais deverão submeter para que seja possível o decréscimo da criminalidade e aumento do sentimento de segurança por parte da população que se move diariamente na zona.
- Projeto Boardland: criação de jogo eletrônico para o aprendizado de palavras em inglêsPublication . Reis, Pedro Henrique dos; Meneses, RuteOs jogos eletrônicos possuem notável presença no cenário tecnológico, sendo utilizados pela população mundial em grande escala, com tal sucesso se devendo ao fato de serem poderosas fontes de diversão. Entretanto, com o passar dos tempos, observou-se que o caráter lúdico dessa mídia permitia sua utilização para fins educacionais, com possibilidades de aproveitar a simulação para submeter o jogador a processos de tentativa e erro, sem gerar consequências em caso de falha durante o ato de jogar. Uma vez que a maioria dos jogos desenvolvidos são os chamados jogos comerciais, que são projetados com foco no aspecto da diversão para garantir retornos financeiros, jogos com perfil educativo não são criados em escalas semelhantes na indústria. Dessa forma, a aprendizagem através dos jogos eletrônicos no cenário atual ocorre, em sua maioria, por consequência da diversão de alguns jogos comerciais do que como objetivo central do jogo. O presente trabalho reúne referências relacionadas a elementos como processos cognitivos, memória e aprendizagem e sua relação com jogos eletrônicos para identificar fatores que influenciam na aprendizagem baseada nesses jogos, que resultaram no desenvolvimento de um título para computador chamado Boardland, um jogo com perfil de exploração e voltado ao aprendizado de palavras em inglês. No trabalho foram utilizados dois grupos, um grupo que jogou Boardland e outro que serviu como grupo de controle, para haver uma comparação de dados e testar a efetividade do jogo desenvolvido. Conclui-se que os resultados mostraram rendimentos melhores do grupo que jogou Boardland e que novos projetos de jogos eletrônicos voltados ao aprendizado de um novo idioma são possíveis através dessa mídia.
- Perceção de crime e segurança, e análise dos espaços físicos do centro histórico do PortoPublication . Nunes, João Paulo Martins; Nunes, Laura M.A presente dissertação, explora a realidade de segurança e insegurança urbana, bem como procura analisar os espaços físicos, enquanto fatores que podem influenciar a ocorrência de crimes e ainda o sentimento de (in)segurança por parte das pessoas que vivam, trabalhem e estudem no Centro Histórico do Porto. Desta forma foram estabelecidos como principais objetivos: i) capturar a perceção da população a respeito da (in)segurança sentida na área em estudo; e ii) averiguar a eventual influência dos espaços físicos que possam ter uma ligação à perceção de segurança. Para ser concebível a realização desta investigação, optou-se por um desenho de estudo de caráter exploratório, descritivo, transversal, e ainda observacional baseado no autorrelato. O questionário de Diagnóstico Local de Segurança foi administrado a 195 indivíduos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e 87 anos. Posto isto, os resultados demonstraram que 26,2% da população inquirida afirma não considerar a zona em questão segura, sendo que o furto e o roubo surgem como os crimes que mais observam e mais temem neste determinado local. Foi ainda registada nas seis zonas que integram a atual União de Freguesias do Centro Histórico do Porto a observação de características espaciais que, de acordo com que tem sido conjeturado e confirmado por outras análises, podem potenciar a ocorrência criminal.
- Perceção de crime e de atuação policial entre a população que se move diariamente no centro histórico do PortoPublication . Neto, Laura Daniela Dias; Nunes, Laura M.Conhecer a perceção de crime e de atuação policial entre a população que se move diariamente num determinado espaço urbano, revela-se imprescindível no estabelecimento de medidas de prevenção do crime. Neste estudo é elucidado o conceito de crime e aspetos inerentes ao mesmo, questões de policiamento e controlo social, incluindo estratégias locais de segurança. Assim, foi realizado o presente estudo de cariz exploratório, descritivo, transversal, retrospetivo e observacional, obtido por autorrelato. Para a sua execução foi administrado um questionário, designado por Diagnóstico Local de Segurança (DLS)(Sani e Nunes, 2013), pretendendo-se caracterizar e avaliar o sentimento de (in)segurança da população que se move diariamente no Centro Histórico do Porto. A amostra é composta por 195 indivíduos de ambos os sexos, sendo 42.6% homens e 57.4% mulheres. Os participantes são residentes, trabalhadores ou estudantes naquela área e com idades compreendidas entre os 18 e 87 anos, sendo a média de 42.5 e o desvio-padrão de 17.9. Os resultados evidenciaram uma perceção de segurança da população (70.3%), sustentada sobretudo pela experiência/observação (44.1%). A perceção de que a criminalidade não tem aumentado (43.1%) advém da experiência/observação dos inquiridos, ainda que 14.9% não tem perceção sobre esta questão. Segundo os inquiridos, os crimes mais frequentes são o furto e o tráfico de drogas e os mais temidos o roubo e o furto. Existe uma perceção positiva quanto à ação dos agentes de segurança (54.8%) pela existência de suficiente policiamento, bem como no que toca ao grau de satisfação em relação à atuação dos mesmos (55.4%) pela atuação proactiva/disponibilidade. Deste estudo reforça-se a importância de se ajustar as estratégias de policiamento às necessidades da sociedade.