Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-29"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Infeções virais de origem alimentarPublication . Reis, João Vitor Oliveira; Magalhães, RicardoAo longo do ultimo século vários são os vírus que têm sido identificados e associados a alimentos. Contrariamente às bactérias, os vírus não crescem nem se multiplicam nos alimentos, mas podem contaminar, e partir daí, serem responsáveis pela transmissão de infeções. Estes vírus envolvidos são potenciais ameaças, com várias vias de transmissão e que utilizam nomeadamente os alimentos e água como vias de entrada em populações humanas. Entre os agentes responsáveis por doenças infeciosas estão incluídos vírus como: Norovírus, Hepatite A, Sapovírus, Astrovírus e Rotavírus. Devido à crescente incidência dos vírus na saúde publica, foram elaboradas Normas ISO, que se tratam de um conjunto de técnicas padronizadas para a deteção de vírus em alimentos, baseadas no método de deteção e quantificação PCR em tempo real para um maior controlo da contaminação alimentar. Enquanto as normas são importantes para prevenir o contágio das populações em relação às doenças infeciosas alimentares, estas apresentam algumas lacunas. Contudo, não retira a importância da norma e as causas às quais esta é aplicada.
- A gestão da supervisão escolar nas escolas de ensino fundamental no Município de Grajaú – MaranhãoPublication . Sousa, Romina Hérica Araújo Melo; Queiroga, Francisco Manuel Veleda ReimãoRefletimos nesse estudo sobre a gestão da supervisão escolar no município de Grajaú, partindo das concepções que temos da supervisão escolar entendemos que esse profissional potencializa a melhoria do processo educativo na escola. Para isso lançamos nosso olhar investigativo sobre estas práticas de supervisão que se estabelecem nas escolas municipais de Grajaú município maranhense, sendo este nosso objeto de estudo. Procuramos através de um estudo empírico conhecer a gestão da supervisão escolar em cinco escolas municipais em Grajaú – Maranhão /Brasil nos apropriando de uma literatura pertinente ao entendimento do que seja supervisão escolar bem como recolhendo informações de gestores e supervisores escolares destas escolas para saber o que fazem e como fazem essa tarefa de supervisionar a escola em sua dinâmica durante o ano letivo. Percebemos no desenvolvimento da pesquisa que nesse município não temos a figura do supervisor conforme orientações contidas na legislação educacional, ao mesmo tempo em que o referido profissional é identificado como sendo o coordenador pedagógico, acumulando dessa forma as funções de coordenação e supervisão escolar. Para chegarmos a esse resultado nos apropriamos de instrumentos metodológicos que se alinham com a pesquisa de cunho qualitativo tais como a observação dos contextos investigados e a aplicação de entrevistas e questionários cujos resultados nos apontaram para essa realidade, mediante a qual podemos inferir que a Secretaria de Educação Municipal mantém nas escolas de ensino fundamental um profissional formado em pedagogia, o qual assume a função de coordenador /supervisor para dar conta de todas as prerrogativas de um coordenador pedagógico e ao mesmo tempo de um supervisor escolar.
- Toxina botulínica na reabilitação de sorrisos gengivaisPublication . Almeida, Ana Rita Ramos Martins Rua; Arcanjo, AlexandraO objetivo desta dissertação foi conhecer o potencial da toxina botulínica na reabilitação do sorriso gengival, abordando considerações estéticas gerais do sorriso. Foi realizada uma pesquisa de artigos publicados nos motores de busca: PubMed, B-On e Science direct, datados entre 2001 e 2018. A exposição excessiva de gengiva pode ser uma preocupação estética para muitos pacientes, interferindo com a auto-estima e, deste modo, afetando as interações sociais e também profissionais. Atualmente, existem diferentes tratamentos para o sorriso gengival e a sua escolha depende da etiologia. A toxina botulínica é uma dessas opções terapêuticas. Popularmente conhecida no tratamento de rugas, tem, também, variadas outras indicações em Medicina Dentária, tanto estéticas como funcionais. Tornou-se, assim, um método relativamento recente, pouco invasivo e que permite grandes melhorias estéticas num paciente descontente com o seu sorriso.
- A influência do microbioma humano nas doenças cardiovascularesPublication . Almeida, Cátia Rafaela Ferreira; Coelho, Maria JoãoHá quase um século é reconhecido que os seres humanos possuem um variado e denso ecossistema microbiano a que se dá o nome de microbioma humano, no entanto estamos ainda a começar de entender muitos dos papéis que estes microrganismos desempenham na saúde e no desenvolvimento humano. Os microrganismos presentes no microbioma humano coexistem em harmonia com o seu hospedeiro, mas podem, em determinadas circunstâncias, causar doença. Estes fazem parte de um grupo de espécies que são encontradas em diversas áreas do corpo humano de indivíduos saudáveis normais, daí o microbioma também ser referido como a flora normal ou comensal. O microbioma é muito diverso e a sua composição varia consoante o local do corpo, sendo constituído principalmente por bactérias que desempenham um papel importante na manutenção de uma vida saudável e equilibrada. Há uma crescente explicação de que mudanças na composição do microbioma podem promover uma suscetibilidade a longo prazo para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, pois os metabolitos derivados da fermentação dos microrganismos presentes no microbioma são biologicamente ativos, em especial o N-óxido de trimetilamina (TMAO) que é reconhecido como um agente aterogénico. Assim, a sua associação às doenças cardiovasculares permitirá compreender melhor a sua patogénese e também explorar novas abordagens terapêuticas, tornando o microbioma um alvo terapêutico, cada vez mais relevante.