Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-26"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- O “programa escola em tempo integral” e sua gestão no centro de ensino médio Mônica ValePublication . Santos, Elessandra Alves de Sousa; Bernardo, SandraAnalisa-se o Programa Escola em tempo integral programa federal desenvolvido em nível de secretaria de educação estadual denominado Mais Educação, integrante do Plano de Desenvolvimento da Educação divulgado à sociedade brasileira desde 2007. Aborda-se a oferta de educação integral em uma escola de ensino médio da rede estadual de ensino no município de São Luís-Maranhão Brasil. Para alcançarem-se os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, que se respaldou nas considerações sobre os caminhos da educação integral no Brasil, do início do século XX aos dias atuais, além de uma pesquisa documental, que possibilitou perceber-se o desenvolvimento do ordenamento jurídico que contempla a educação integral possibilitando uma concepção de gestão de educação integral do Programa Mais Educação em uma escola básica. Utilizou-se os pressupostos da pesquisa qualitativa com ênfase num estudo de um caso específico que foi a escola em tempo integral e para tanto utilizou-se a observação direta e a aplicação de inquéritos por questionários para alcançar-se os objetivos propostos. Constatou-se que o Programa prevê a oferta de educação integral em jornada ampliada, por meio da gestão de atividades letivas no turno principal e socioeducativas no contra turno, bem como a receptividade da comunidade do entorno escolar e do quadro docente que nem sempre recepciona esse modelo educativo como sendo o ideal.
- Biomateriais em oftalmologiaPublication . Nicolaï, Marie; Ferraz, Maria PiaOftalmologia é o ramo da medicina que lida com doenças do olho, o órgão da visão e seus anexos. Os biomateriais podem ser feitos com diferentes tipos de materiais e têm a função de substituir ou melhorar uma função ou um órgão. No caso dos biomateriais oftálmicos, é o olho. Eles correspondem a qualquer material que possa entrar em contato com sistemas biológicos e continuaram a melhorar ao longo dos anos e a criação de novos biomateriais. Com a chegada das novas gerações, eles conseguiram reduzir as complicações, reduzindo os problemas de toxicidade e melhorando as biocompatibilidades associadas às gerações mais velhas. Com o envelhecimento da população, os problemas oculares estão se tornando mais prevalentes, os biomateriais têm ajudado nos últimos anos a melhorar ou restaurar a visão, melhorando a qualidade de vida de muitos pacientes. Esta dissertação pretende rever alguns dos biomateriais oftalmológicos mais comuns: as lentes de contato, lentes intraoculares, lágrimas artificiais, inlays, substituições vítreas e a cirurgia mini-invasiva no glaucoma, também chamados MIGS.
- O (não) papel da Comunidade na Gestão Escolar: o caso de uma escola rural do Estado do MaranhãoPublication . Carneiro, Patrícia do Carmo; Gaio, SofiaO aporte teórico disponível tem vindo a mostrar que a gestão democrática não é ainda uma realidade na generalidade dos estabelecimentos de ensino, no Brasil (Cruz, 2016; Marinho, 2016; Elias, 2017; Santana & Schmitz, 2012; Santana et al., 2017). A presente dissertação, centrando-se neste campo de investigação, foi desenhada com o propósito de investigar a compreensão da comunidade (local e escolar) de uma escola rural do Estado do Maranhão, acerca da forma como o processo de gestão escolar é desenvolvido. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, no formato de estudo de caso. Os dados foram obtidos através de observação feita no local do estudo durante 13 meses, que se traduziu no registo de notas de campo, e da realização de entrevistas semiestruturadas ao gestor da escola investigada, a 3 professores, a 3 pais/responsáveis dos alunos e a 4 membros da comunidade local. Para a análise de conteúdo das entrevistas e das notas de campo recorremos a uma grelha de codificação e durante a fase de interpretação e validação dos dados recorremos às técnicas de triangulação e de comparação sistemática desses dados. Os principais resultados mostram que a comunidade percebe o trabalho desenvolvido pela gestão escolar como um trabalho isolado, onde a democracia está pouco presente: os professores têm normalmente uma participação passiva, as famílias parecem conhecer pouco do processo de gestão escolar e os membros da comunidade local assumem não ter nenhuma participação no processo de gestão. As famílias e a comunidade local sentemse sentem do ‘lado de fora’ da escola, sentem-se consumidores de um ‘prato feito’ e sobre o qual desconhecem os propósitos.
- Facetas em cerâmica no sector ântero-superior: tipos de preparosPublication . Besnier, Florian Alain; Carvalho, AlexandrineAs facetas de cerâmica são frequentemente aconselhadas para restaurações de dentes anteriores. Elas constituem um método conservador para melhorar a aparência estética e/ou funcional. As facetas de cerâmica podem modificar diferentes anormalidades dentárias, morfológicas, discromias dentárias, distopias e anomalias de textura. Esta revisão narrativa compara diferentes tipos de preparações dentárias: Window, Feather incisal edge, Incisal bevel e Incisal overlap, descrevendo as vantagens e desvantagens, indicações e contraindicações e faz um breve resumo dos matériais cerâmicos que são utilizados para a confeção das facetas. O objetivo desta pesquisa científica é cruzar as diferentes informações sobre os tipos de preparos dentárias, a fim de compreender as suas especificidades, indicações e implementações. A pesquisa bibliográfica foi realizada através dos motores de busca: PubMed, B-On, ScienceDirect, Medline e Google Scholar.
- Hepatite B e C: sua importância em infeções cruzadas em odontologiaPublication . Pereira, Patrícia Olívia Lopes Anjo; Pina, Cristina; Coelho, Maria JoãoDesde há muitos anos atrás que existem relatos de milhões de mortes devido aos problemas de saúde decorrentes, por exemplo, de infeções como as hepatites B e C. Estas doenças atingem grandes números devido à transmissão de pessoa para pessoa dos agentes infeciosos VHB e VHC. Os longos períodos assintomáticos que caracterizam a doença, fazem com que em muitos casos a infeção apenas seja identificada ao atingir um estado crónico, com manifestações hepáticas graves e irreversíveis como a cirrose e o carcinoma hepatocelular, apresentando um risco de mortalidade elevado. Existem rotas comuns de transmissão destes vírus, como a partilha de instrumentos para o uso de drogas injetáveis, contacto sexual desprotegido com múltiplos parceiros, transmissão de mãe para filho ou durante procedimentos médicos como hemodiálise e cirurgia. No entanto, um dos melhores exemplos de atividades ocupacionais que levam a este tipo de infeções cruzadas é o caso da prática clínica em odontologia, pela qual a transmissão dos agentes infeciosos tanto pode ocorrer do paciente para o clínico como vice-versa. Este mecanismo passa essencialmente pelo contacto com o sangue, saliva, gotículas de ar, aerossóis, ou secreções contaminadas, podendo estas estar presentes nos instrumentos e materiais utilizados no dia-a-dia do médico dentista. Deste modo, há um elevado risco de transmissão do vírus associado aos cuidados odontológicos, caso não sejam cumpridas as normas e medidas de proteção indicadas. Este trabalho consistiu na realização de uma pesquisa bibliográfica com o intuito de alargar o conhecimento sobre as infeções cruzadas de hepatite B e C que ocorrem em ambiente odontológico. Desta forma, foram abordadas as principais implicações e consequências que estas infeções víricas acarretam na saúde dos pacientes. Sendo também elaborada uma descrição das principais medidas de precaução a adotar nos cuidados odontológicos, de forma a impedir a transmissão de tais agentes patogénicos.