Browsing by Issue Date, starting with "2018-10-03"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- As maloclusões e as alterações na postura corporalPublication . Gomes, Simone de FátimaEste trabalho teve como proposta verificar por meio da revisão da literatura, a possível relação entre a fisiopatologia das maloclusões e as alterações na postura corporal, e suas possíveis conseqüências. Este estudo visou destacar a importância do diagnóstico e terapêutica integradas, a proporcionar uma nova visão clínica para a fisioterapia, ortopedia. Constatou-se a existência de um íntimo relacionamento entre a oclusão dentária e a postura corporal; ou seja, a oclusão integra o todo portanto, tem influência e influencia diretamente os distúrbios que ocorrem em outras áreas do corpo humano, a estabelecer um novo paradigma para os tratamentos da maloclusão dentária. Os autores indicaram ainda que a idéia individualizada da Medicina Dentária deveria ser abandonada para dar lugar a idéia de conjunto, a quebrar preconceitos e a buscar a interdisciplinaridade entre as várias áreas da Medicina Dentária, Medicina, Fisioterapia, terapia da fala, contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos indivíduos.
- O impacto dos maus-tratos na vida das crianças e dos jovens em situação de acolhimento: estudo comparativoPublication . Duarte, Mariana Filipa Almeida; Cunha, PedroOs maus-tratos em crianças e jovens constituem um sério problema social, com consequências ao nível do seu desenvolvimento, saúde física e bem-estar psicológico. Apesar da evolução das sociedades humanas e da mudança de mentalidade, este fenómeno tem acompanhado a humanidade ao longo da história. Os profissionais que se dedicam à infância e à juventude (educadores de infância, professores, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, etc.) desenvolvem esforços para promover percursos de vida alternativos que sejam saudáveis, dignos e adequados. A presente investigação pretende avaliar o impacto dos maus-tratos na vida de crianças e jovens institucionalizados da região Centro de Portugal. Pretendemos perceber se existe uma relação entre o historial de maus-tratos na infância e juventude, o bem-estar psicológico e o percurso escolar destas crianças e jovens. Para tal, desenvolvemos um estudo comparativo entre dois grupos de crianças e jovens (um grupo institucionalizado e outro residente com a família). Os resultados obtidos mostraram que não existem diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos no que se refere ao bem-estar psicológico. No entanto, as diferenças no percurso escolar são bastante visíveis. Os alunos institucionalizados são os que apresentam maior experiência de reprovação, assim como um maior número de reprovações ao longo do percurso escolar. Os resultados desta investigação sugerem que as respostas académicas tradicionais não têm sido eficientes na promoção do sucesso educativo dos alunos institucionalizados o que pode agravar a sua exclusão social.
- A importância do médico dentista na saúde bucal com os pacientes da terceira idadePublication . Tirone, Clara FonsecaA expectativa de vida da população mundial cresceu requerendo atenção à saúde dos idosos, cujo envelhecimento não deve constituir perda ou redução das funções. A Odontogeriatria abrange o atendimento preventivo e curativo às doenças orais ou condições crônicas, com foco na integralidade do indivíduo geriátrico. O objetivo deste estudo é apresentar a importância do atendimento à saúde bucal do idoso, a fim de tornar os profissionais de medicina dentária conscientes das condições orais desses indivíduos e assim como tratamentos disponíveis para as mesmas. Considera-se relevante este estudo para os dentistas, pois reflete sobre condutas adotadas em pacientes idosos em Portugal. O trabalho consiste numa revisão bibliográfica sobre o tema e demonstra que profissionais capacitados permitem melhorar a saúde bucal dessa população, tornando-a mais independente e com maior qualidade de vida. Verifica-se que a população idosa portuguesa utiliza pouco os serviços e há necessidade de mais investimentos para aumentar a cobertura dos atendimentos.
- Desordens alimentares e saúde oralPublication . Antunes, Jéssica Gomes; Silva, RaquelIntrodução: As desordens alimentares são caracterizadas pela obsessão com o peso e a imagem, manifestando-se sobretudo pelo medo de aumento de peso, o que consequentemente leva a comportamentos alimentares de risco. Objetivo: A elaboração desta revisão bibliográfica pretende demonstrar como as desordens alimentares afetam a saúde oral. Métodos: Foi elaborada uma revisão bibliográfica, com recurso a base de dados informáticas como a PubMed, B-on, Science Direct e Scielo. Esta revisão bibliográfica foi suportada por artigos de revisão retirados das bases de dados anteriormente referidas. Conclusão: As principais manifestações na cavidade oral dos indivíduos com Desordens Alimentares são a erosão dentária, a cárie dentária, a hipersensibilidade dentária, a xerostomia, a hipertrofia das glândulas salivares e o bruxismo.