Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-27"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- O impacto da infeção por HPV no cancro oral: revisão sistemáticaPublication . Sousa, Pedro Miguel Valente de; Santos, Lúcio LaraObjetivos: O cancro é, atualmente, uma das principais causas de morte no mundo, estimando-se que o número de casos venha a aumentar. O cancro oral é o sexto tipo de cancro mais comum no mundo. Nos últimos anos, tem-se vindo a aceitar a infeção por HPV como um dos principais fatores etiológicos do cancro oral. O presente estudo tem como objetivo avaliar a relação potencial da infeção por HPV e o cancro oral, e o seu significado biológico. Métodos: Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, aplicando palavras-chave estabelecidas, em vários motores de pesquisa científica. Após a utilização do método PICO, para classificar os artigos, e com recurso de outras meta-análises, 66 artigos integraram a presente análise estatística, utilizando o programa stata. Resultados: A prevalência de tumores da cabeça e pescoço HPV-positivos foi de 38%, tendo-se verificado que, especificamente na orofaringe, 50% dos tumores eram HPV-positivos. O HPV16 foi o genótipo mais frequentemente encontrado (0.71%, 95% CI= 0.61-0.80). Apresentar uma infeção por HPV16 representou um elevada probabilidade de desenvolvimento de tumor da cabeça e pescoço (RR= 8.39 , 95% CI= 5.01-14.05) e, pacientes com hábitos de risco, apresentaram menor risco de desenvolvimento de tumores HPV-positivos (RR= 1.46 , 95% CI= 0.86-2.47 Vs RR= 2.12 , 95% CI= 1.29-3.58). Conclusões: Os tumores HPV-positivos representam uma fração considerável dentro dos tumores da cabeça e pescoço e, especialmente, na região da orofaringe. Assim, torna-se fundamental, aquando do diagnóstico de um tumor oral, a avaliação da positividade do tumor para o HPV.
- Adaptação peri-implantar de reabilitações com técnica BOPTPublication . Lemos, Bernardo Pinto Viana Ferreira de; Carvalho, AlexandrineA adaptação peri implantar tem sido um dos grandes problemas dos últimos anos da reabilitação oral, quer a nível da função e manutenção da saúde, quer a nível estético. Os padrões de beleza e os critérios estéticos dos pacientes são também cada vez mais elevados levando a uma exigência brutal sobre o clínico. A técnica Biologic Oriented Preparation Technique nasce com o objetivo de dar resposta a estes problemas, inicialmente direcionada para a prótese fixa sobre dente natural e, mais tarde, aliada à implantologia com base no mimetismo do dente natural e da sua anatomia. A forma como o clínico consegue remodelar os tecidos moles em redor do implante a partir do perfil de emergência sobre um pilar totalmente vertical, permite que exista a capacidade de melhorar a adaptação peri-implantar, promovendo assim um melhor selamento bacteriano e também uma melhor estética em redor do implante.
- A prática do coaching na medicina dentáriaPublication . Barbosa, Susana da Silva; Pimentão, CristinaO paciente, enquanto indivíduo, está cada vez mais informado e exigente nas suas vontades e expectativas individuais, pelo que o médico dentista, hoje, não pode ser um mero executor de medicina dentária, mas sim um "coach de saúde", onde para além de, toda a experiência técnica, é-lhe exigido que veja o seu paciente como único, assim como, deverá torná-lo o principal responsável na sua saúde oral. O principal objetivo desta dissertação, é mostrar a relevância do coaching como ferramenta do Médico dentista na adesão, manutenção, conclusão e prevenção na saúde oral em relação ao seu paciente. Para estudar este tema, foi feita uma revisão bibliográfica, com recurso a bases de dados informáticas como a Google, Pub-med e B-on. Conclui-se que, nos dias de hoje, o coaching na saúde em geral é imprescindível, especificamente, na medicina dentária.
- Estudo comparativo da leitura da posição sagital e vertical dos incisivos centrais e do lábio inferior nas análises de Ricketts e AGIHFPublication . Melo, Joana de Medeiros; Queirós, Maria GabrielObjectivo: O objetivo deste estudo é avaliar a posição, sagital e vertical, do incisivo inferior e superior e do lábio inferior através de duas análises cefalométricas existentes, a análise cefalométrica de Ricketts e, a mais recente, análise geométrica desenvolvida por Silva, C.. Material e Métodos: A amostra trata-se de 200 pacientes, sendo que 110 são género feminino e 90 são do género masculino. Através dos parâmetros de Ricketts e da análise geométrica fez-se a avaliação da posição da posição sagital e vertical do incisivo inferior e superior e do lábio inferior. Ambos os traçados foram efetuados por um profissional experiente. Resultados: Na análise geométrica verifica-se um predomínio de posições retruidas quer para o incisivo superior, quer para o inferior, assim como para o lábio inferior. No que respeita à posição vertical, 46,5% dos incisivos superiores têm que extruir, por apresentarem uma posição vertical negativa ao contrário dos inferiores que se apresentam extruidos em 75,5%. Na análise de Ricketts verifica-se um predomínio da normalidade quando se avalia a posição sagital e vertical do incisivo inferior e a posição do lábio inferior. Quando se avalia o incisivo superior os resultados mostram que estes se encontram maioritariamente protruídos e extruídos. Conclusão: Estas diferenças de conceitos, torna possível obter observações clínicas e diagnósticos diferentes nos pacientes estudados.
- Head and neck cancer: rasch analysis in quality of life assessmentPublication . Castro, Ana Rosa Galvão de; Silveira, Augusta; Sequeira, Teresa; Gouveia, Feliz RibeiroA patologia oncológica de cabeça e pescoço (POCP) representa 3% de todos os tumores malignos diagnosticados mundialmente. A POCP inclui várias localizações como: cavidade oral, faringe, laringe e glândulas salivares. A POCP causa impacto negativo no doente oncológico e afecta várias funções. A avaliação da Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde (QdVRS) é essencial para melhor compreender e explorar a autopercepção do doente oncológico de cabeça e pescoço. Contudo, a QdVRS é considerada um Patient Reported Outcome (PRO) de carácter subjectivo e multidimensional justificando a necessidade de criar medidas confiáveis, e adequadas. O nosso objectivo consistiu em optimizar e melhorar a avaliação da QDVRS com recurso a modelos matemáticos. Identificaram-se as questões difíceis do EORTC QLQ C-30 e a habilidade do paciente em responder discutindo o conceito de dificuldade em contextos de saúde. Foi analisada uma base de dados obtida na Unidade de Cabeça e Pescoço do Instituto Português de Oncologia do Porto. Usou-se o WinRasch software package- versão de demonstração. Os doentes oncológicos de cabeça e pescoço (n=75) foram selecionados no momento de diagnóstico e agrupados pelo estadiamento da doença. Foi comparado o modelo conceptual com a análise do Modelo de Rasch (correlação point-measure; dificuldade ou desafio de acordo com os dados; curvas de probabilidade relacionadas com a variável latente; infit e outfit). A análise de Rasch suportou na generalidade o modelo conceptual do EORTC QLQ C30 nos doentes oncológicos avaliados. Detetaram-se 3 items problemáticos (Q7, Q20, Q28). Um total de 3 doentes demonstraram resultados fora do esperado baseado na análise. O Modelo de Rasch aplicado a QdVRS em POCP tem aumentado a precisão e complementado as técnicas estatísticas tradicionais. Esta abordagem optimiza os PRO e facilita a sua incorporação na prática clínica em oncologia.
- A medicina dentária na identificação de cadáveres carbonizadosPublication . Lopes, Sílvia Barbosa; Salgado, AbelObjetivo: Contribuir para a elucidação dos médicos dentistas, através da realização de uma revisão bibliográfica, sobre os avanços na medicina dentária forense e de que forma a nossa profissão pode ajudar na identificação de cadáveres expostos a altas temperaturas. Métodos: Pesquisa bibliográfica de artigos científicos nas bases de dados eletrónicas PubMed, b-on e PMC. Foram usadas quatro palavras-chave, isoladas e em combinação: forensic dentistry, forensic radiology, dental material deformation e fire disasters. A seleção dos artigos foi baseada na aplicação de critérios de exclusão e critérios de inclusão, como a data de publicação (a partir de 2000), o idioma (português, inglês e espanhol), o tipo de artigo (review, systematic review, comparative study). Foram assim selecionados 14 artigos e ainda 1 livro para a realização desta monografia. Tópico abordado: As peças dentárias são extremamente resistentes aos mais diversos meios, por vezes extremos, como é o caso dos incêndios/explosões. Uma das técnicas mais utilizadas, e mais eficazes nestes casos, é a comparação radiográfica ante-mortem e post-mortem, sendo por isso fulcral que os médicos dentistas sejam cada vez mais empenhados no preenchimento das fichas dentárias.
- Doença de Crohn: fisiopatologia e comprometimento da cavidade oralPublication . Folhadela, Rui Bernardo Duarte Da Silva; Silveira, AugustaEm Portugal, as doenças inflamatórias intestinais têm vindo a aumentar nos últimos anos. A Doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal crónica, autoimune, que juntamente com colite ulcerosa, forma os dois grandes grupos da doença inflamatória intestinal. Neste trabalho serão analisadas: a fisiopatologia e as manifestações orais provocadas pela Doença de Crohn. Discute-se a importância da consulta de Medicina Dentária na sua identificação. Fez-se uma revisão bibliográfica da literatura publicada entre 2001 - 2018. Recorreu-se aos motores de pesquisa : PubMed/ NCBI, Google Académico, Elsevier e Science Direct. O Médico Dentista assume uma posição de elevada importância no diagnóstico precoce da Doença de Crohn. O seu envolvimento na prevenção e tratamento das manifestações orais associadas contribui para uma significativa redução dos impactos negativos da doença refletindo-se na Qualidade de Vida do doente, frequentemente comprometida em várias dimensões.
- Caninos inclusos: diagnóstico e a sua importância no tratamento ortodôntico em adultosPublication . Matos, Sonia Maritza MirandaObjetivo. Estabelecer a importância do diagnóstico para o tratamento ortodôntico em pacientes adultos com caninos inclusos. Metodologia. Foi efetuada uma pesquisa bibliográfica, para o qual foram considerados no desenvolvimento recursos impressos, e na discussão, artigos publicados no período 2010-2018 em formato digital, aplicando critérios de inclusão e exclusão. Descrição. Na prática ortodôntica, é necessário conhecer e dominar os diferentes métodos para o diagnóstico clínico e de imagem do canino incluso, pois depende, tanto da escolha da alternativa terapêutica mais conveniente, como do prognóstico do paciente em termos de função e estética. Conclusão. Quando se trata de caninos inclusos num paciente adulto, é essencial realizar uma minuciosa exploração clínica completa com uma avaliação baseada nos recursos de imagens que estão à disposição do ortodontista, para a resolução ideal da anomalia eruptiva e dos processos patológicos associados.