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- Dropout terapêutico em adultos de uma clínica pedagógica de psicologia: variáveis associadasPublication . Martins, Libânia Sofia Mendes; Alves, SóniaAs variáveis que estão associadas ao abandono precoce do processo psicoterapêutico, tornam-se fontes importantes de informação para os processos terapêuticos e facilitam a compreensão dos fatores envolvidos na eficácia do acompanhamento. Assim os objetivos da presente investigação são: Caraterizar as variáveis sociodemográficas, institucionais e clínicas, dos clientes que recorreram ao serviço de consulta psicológica de adultos de uma clínica pedagógica de psicologia, bem como comparar o perfil dos clientes que abandonaram precocemente o processo psicoterapêutico (Dropout) e compará-lo com o dos que se encontram noutra situação (alta, acompanhamento e encaminhamento) no que se refere às variáveis sociodemográficas, institucionais e clínicas consideradas. Para executar esta investigação recorreu-se a uma amostra de conveniência de 68 indivíduos, 66.2% do sexo feminino e 33.8% do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 86 anos (M=40.3; DP=15.16), atendidos na consulta psicológica de adultos de uma clínica pedagógica de psicologia no período compreendido entre setembro de 2015 e julho de 2017. Em termos de perfil, os resultados evidenciam que os participantes que abandonaram precocemente o processo psicoterapêutico apenas se distinguem dos restantes (que se encontram noutra situação) nas seguintes variáveis: (i) idade, sendo que os que fizeram dropout são significativamente mais jovens, em termos médios, que os restantes; (ii) tipo de pagamento, sendo que os que fizeram dropout estão, todos eles, em situação de dívida; (iii) outros problemas de saúde, sendo que os participantes que abandonam precocemente o processo psicoterapêutico são mais frequentemente aqueles que não apresentam outros problemas de saúde; (iv) tempo total de intervenção, onde se verifica que aqueles que abandonam precocemente o processo psicoterapêutico têm em média menos tempo de intervenção do que os restantes; (v) número de sessões, tendo-se verificado que os que fazem dropout têm em média menos sessões do que aqueles que se encontra noutra situação. Apesar de exploratório, o nosso estudo procura chamar à atenção para a importância de se estudarem as variáveis associadas ao abandono precoce do processo psicoterapêutico no sentido da intervenção psicológica poder ser adequada à realidade clínica.