Browsing by Issue Date, starting with "2017-09-22"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Manifestações orais da doença de CrohnPublication . Oliveira, Patrícia Frias; Trancoso, PedroA doença inflamatória intestinal reúne um conjunto de doenças inflamatórias, cuja incidência tem vindo a aumentar. A principal característica da doença são os sintomas intestinais, contudo esta também pode estar associada a manifestações extraintestinais nomeadamente na cavidade oral. Na maioria dos casos as manifestações orais aparecerem após o envolvimento intestinal, no entanto estas podem ser a primeira manifestação da doença. Nesta revisão bibliográfica pretende-se esclarecer quais são as alterações na cavidade oral provocadas pela doença inflamatória intestinal, de forma a que o médico dentista possa contribuir positivamente no diagnóstico precoce da doença e tratamento. Na pesquisa bibliográfica foram utilizadas bases de dados informáticas como a PubMed, SciELO, Google académico. Como principais conclusões verificou-se que o diagnóstico precoce da doença inflamatória intestinal é a chave para o sucesso do tratamento da doença e das lesões orais, sendo que os médicos dentistas têm dois papeis importantes: antes de existir diagnóstico da doença de Crohn e depois da doença de Crohn já estar diagnosticada.
- Doenças autoimunes e manifestações na cavidade oralPublication . Silva, Diogo Rafael Alves; Soares, SandraAs doenças autoimunes são consideradas como doenças inflamatórias crónicas sendo usualmente associadas a lesões orais dolorosas. As manifestações orais podem ser consideradas como os primeiros sinais/sintomas de diversas patologias autoimunes como a Artrite Reumatóide, o Pênfigo, entre outras. Em termos imunopatológicos podemos classificar as lesões orais, maioritariamente, associadas a doenças autoimunes reumáticas, ulcerosas e bolhosas. É de vital importância uma intervenção precoce, muitas vezes associada a um diagnóstico preciso, com uma boa comunicação entre uma equipa médica multidisciplinar incluindo o médico dentista. Estas patologias necessitam, para além do diagnóstico correto, a familiarização com as terapêuticas existentes de forma a definir um melhor plano de tratamento para o individuo, a reduzir a morbilidade destas patologias e melhorar assim a qualidade de vida do paciente.
- Má-oclusão de classe III: abordagem preventiva e interventivaPublication . Le Bras, Rodolphe; Pinho, Mónica MoradoApesar das dismorfias de Classe III representarem apenas uma pequena percentagem das consultas de ortopedia dentofacial, elas são responsáveis por grandes danos estéticos com repercussões sociais e psicológicas, que não devem ser ignoradas. Objectivo: Através desta revisão bibliográfica pretende-se demonstrar as diferentes abordagens preventivas e interceptivas no tratamento de uma má oclusão de Classe III. Material e Métodos: A presente revisão da literatura foi efetuada com recurso a uma pesquisa bibliográfica utilizando as bases de dados electrónicas PubMed, PMC e ScienceDirect. Utilizaram-se as seguintes palavras-chave: “Classe III”, “tratamento de prevenção”, “tratamento de intervenção”, “máscara de Delaire” e definiram-se como limites artigos publicados em inglês, francês ou português, sem limite temporal. Incluíram-se apenas trabalhos que respondessem ao objetivo deste trabalho. Posteriormente foram incluídos outros artigos e livros considerado relevantes na definição e interpretação desta má-oclusão pela frequência de referência noutros trabalhos ou relevância histórica. Resultados: Foram encontrados 165 artigos dos quais selecionamos 42 com base nos critérios de inclusão/exclusão definidos. Conclusão: A atitude preventiva é importante porque visa prevenir o surgimento das dismorfias de classe III. A idade da consulta é provavelmente um dos factores mais influentes no sucesso do tratamento precoce da classe III. Será, portanto, necessário verificar se as funções (ventilação, deglutição, mastigação) estão normais, mas também eliminar interferências dentárias e distúrbios cinéticos para que não exista perturbação do crescimento e, por conseguinte, do equilíbrio craniofacial. A máscara Delaire parece ser, atualmente, um tratamento ortopédico de escolha para tratar as dismorfias de classe III, especialmente, antes dos 12 anos.
- O uso da hidroxiapatite na Medicina DentáriaPublication . Santos, João Pedro da Silva; Rodrigues, JorgeA hidroxiapatite é uma biocerâmica que tem como principal material, o fosfato de cálcio. A ligação da hidroxiapatite ao tecido autólogo é benéfica para completar a área do enxerto devido à sua ação de cooperação mútua. Este biomaterial tem como principais características, uma boa biocompatibilidade, bioatividade e osteocondução. Estas características são importantes para a neoformação óssea, sendo este um dos principais biomateriais recomendados para o uso conjunto em enxertos ósseos na área de Medicina Dentária, com vista a colocação de um implante osteointegrado. O osso humano autólogo é único em propriedades osteogénicas por possuir uma excelente osteointegração, com uma mínima resposta imunogénica, excelente biocompatibilidade e por não ser tóxico. O tecido ósseo pode ser recolhido na preparação da área do enxerto, contudo se houver uma oferta limitada deste e se for necessário um segundo sítio cirúrgico, pode esta última opção, apresentar maior morbilidade pós-operatória.
- Agregado mineral trióxido em endodontiaPublication . Padrão, André Filipe Miranda; Matos, Miguel AlbuquerqueIntrodução: A Endodontia é uma área da Medicina Dentária que é definida, pela ordem dos Médicos Dentistas portugueses por ter a capacidade de regenerar a estrutura dentária e os tecidos envolventes. Esta área tem vindo a evoluir permanentemente, em que os materiais obturadores também foram assim evoluindo e alteraram a sua composição química, estes cimentos são utilizados para obturar a cavidade utilizada para o acesso ao canal radicular. Assim sendo existem materiais que são capazes de cumprir esses requisitos de forma eficaz tais como o agregado mineral trióxido. Materiais e Métodos: Para a realização deste trabalho utilizei os motores de busca da PubMed, B-On, Elsevier e Scielo. Objectivo: Este trabalho tem como objectivo uma a recolha de informação para uma revisão bibliográfica sobre o agregado mineral trióxido em Endodontia. Resultados: Foram encontrados 59 artigos, em Português, Inglês e Espanhol, foram realizados os seguintes critérios de inclusão: datados entre o ano 2006 e 2016, artigos com paridade entre o título e o maior número de palavras-chave em comum, full-text disponível online e publicados em revistas indexadas. Apenas 25 artigos foram utilizados para a realização deste trabalho. Conclusões: Foram analisados vários estudos, dos quais é possível verificar que o agregado mineral trióxido é um material com propriedades físicas e químicas apreciáveis, boa resistência à compressão, pH básico, capacidade de estimulação de regeneração tecidular, entre outras e por isso é um material a ter em consideração na área da Endodontia.