Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-31"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Prognóstico de dentes periodontalmente comprometidosPublication . Costa, Maria João da Cunha Meira; Pinho, Mónica Morado; Almeida, Ricardo Faria eIntrodução: A doença periodontal é uma patologia infeciosa, de causa multifatorial, que afeta os tecidos periodontais. Objetivos: Esta revisão bibliográfica pretende estudar a importância que o prognóstico individual tem para o sucesso da reabilitação oral. Cabe ao periodontologista realizar um diagnóstico correto e um prognóstico objetivo que possa prever a permanência do dente em boca, permitindo assim informar o Médico Dentista se pode ou não contar com determinado dente. Métodos: Efetuou-se uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados PubMed, B-on, SciELO, entre abril e julho de 2017, utilizando como palavras-chave “doença periodontal”, “periodontite”, “prognóstico”, “perda dentária”. Conclusão: Os benefícios e riscos do tratamento selecionado devem ser equilibrados, tendo sempre em consideração a previsibilidade do tratamento a realizar, os custos económicos inerentes e a experiência do médico dentista. Naturalmente que dentes periodontalmente comprometidos devem ser tratados, devendo ser extraídos unicamente quando o tratamento periodontal não é possível.
- Ansiedade nos distúrbios temporomandibularesPublication . Silva, Maura Cibelle de Lima; Sardinha, JoanaOs distúrbios temporomandibulares constituem um grupo de problemas clínicos que compreendem os músculos mastigatórios, a articulação temporomandibular e as estruturas associadas. Devido à amplitude da etiopatogenia desta desordem, esta revisão de literatura objetiva avaliar a associação entre a ansiedade e os distúrbios temporomandibulares. A pesquisa foi realizada nas bases de dados B-on, Pubmed e Google Scholar utilizando artigos desde 2014 até o presente. Após a criteriosa análise conclui-se que a ansiedade altera tanto o estado psíquico como emocional do indivíduo afetado, gerando uma somatização dos seus transtornos. Tal somatização leva a alterações visíveis na articulação temporomandibular, que podem ou não ser acompanhadas de dor. No caso de serem acompanhadas de dor, geralmente têm um grande impacto na qualidade de vida dos pacientes. Portanto, é de extrema importância na anamnese do paciente que procura o Médico Dentista para tratamento de distúrbios temporomandibulares a pesquisa de sinais relevantes do foro psicológico e consequentemente o encaminhamento adequado.
- Alveoloplastia após extrações múltiplas em pacientes reabilitados com prótese imediataPublication . Benevides, Maria Jorgeany Barroso Ypiranga; Silva, LígiaUma prótese imediata tem como finalidade reabilitar e devolver a função ao Sistema Estomatognático, conferindo um certo grau de estética ao paciente durante o processo de cicatrização do processo alveolar, após a realização de exodontias múltiplas. Entende-se alveoloplastia como um procedimento cirúrgico que possibilita a correção plástica do processo alveolar com o objetivo de uniformizar o tecido ósseo remanescente, permitindo uma melhor adaptação da prótese a ser colocada imediatamente após as extrações. A técnica utilizada é simples e rápida, mas exige conhecimento aprofundado em cirurgia e em prótese. Este trabalho visa realizar uma revisão da literatura relativa à confeção de uma prótese total imediata nos casos com indicação para extrações múltiplas, utilizando a técnica cirúrgica da alveoloplastia de forma a obter uma melhor adaptação da prótese. Para isso foi elaborada uma pesquisa bibliográfica na PubMed/Medline, BIREME, BBO, LILACS e B-On e na biblioteca da Universidade Fernando Pessoa.
- Reabilitação oral cirúrgica: aumento ósseo vertical da maxila - limitações éticasPublication . Teixeira, Ana Rita Cardoso; Rodrigues, JorgeIntrodução: Frequentemente após extrações ou pneumatização do seio maxilar, é frequente a perda de rebordo alveolar devido à sua reabsorção ficando assim impossibilitados de realizar uma correta reabilitação (Monje et al. 2013). Materiais e métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados b-on (biblioteca do conhecimento), no repositório institucional da Universidade Fernando Pessoa e biblioteca Ricardo Reis. Das 57 referências bibliográficas pesquisadas, incluindo livros, artigos, revistas cuja recolha foi feita entre Janeiro 2017 e Maio 2017, tiveram como limite temporal 2005-2017 no idioma inglês. Destas foram selecionadas 12 sendo que foram aplicados como critérios de exclusão o limite temporal e a pertinência/enquadramento da informação recolhida. Discussão: Nos casos de atrofia severa da maxila o osso autólogo é o que proporciona maior capacidade osteoindutiva e osteogénica (Schmitt et al., 2012). Da pesquisa realizada, os enxertos ósseos inlay demonstraram ser a opção de maior sucesso; quando utilizados conjuntamente com a colocação de implantes. Conclusões: Existem as mais diversas opções de tratamento para os aumentos ósseos verticais e horizontais, destacando as técnicas de enxerto: Onlay, Inlay (sinus lift). O gold standard a nível de materiais, preconizado por toda a literatura trata-se de enxerto autólogo, idealmente osso intramembranoso. Em todos os casos a escolha do material deve ser feita pelos doentes e a escolha da técnica deve ser feita pelo profissional atendendo às características físicas do caso clínico e dos diversos materiais a usar (Park et al., 2009 e Wauf, 2002).
- Colaboração Docente: reflexões sobre fatores que influenciam a colaboração dos docentes em um Curso de Especialização em Gestão de ProjetosPublication . Simões, Paulo de Tarso Barros; Ventura, TerezaNomeada como quarta revolução industrial (Schwab, 2016), a revolução pela qual estamos passando atualmente está provocando mudanças radicais na forma como nos relacionamos com o planeta, com os negócios, com a tecnologia, com outras pessoas e com nós mesmos. Diante deste contexto, o desenvolvimento de novas competências como a capacidade de aprender a aprender, ser capaz de aplicar esse aprendizado em diferentes realidades, desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe e, por fim, ser capaz de refletir sobre nossos próprios erros e acertos, caracteriza o "turning point" para qualquer profissional que almeja continuar gerando valor por onde atuar. Continuar aprendendo ao longo da vida é considerada hoje uma competência crítica para que as organizações, através dos seus colaboradores, possam continuar prosperando e atendendo as necessidades dos seus clientes, não importando o tipo de negócio ou indústria. Para atender essa nova demanda, um novo paradigma educacional entra em cena e convida todos os professores, líderes e comunidade acadêmica de uma forma geral, a repensar a missão, os seus papéis e responsabilidade. A excelência no ensino passa a ter mais importância e o seu desdobramento nas atividades do dia-a-dia do professores passa a ser critério de sucesso e continuidade das instituições educacionais. Reconhecida como uma atividade solitária, o papel do professor é cada vez mais questionado diante de tantas oportunidades de construção coletiva. Partindo desse marco, o presente estudo buscou entender que fatores - sob a perspetivas de cinco docentes que integram um curso de especialização em gestão de projetos - podem influenciar a colaboração docente e em que nível esses fatores podem impactar o desenvolvimento profissional dos mesmos. Aspetos como liderança, a construção coletiva de um currículo integrado, a existência de uma agenda dedicada às atividades coletivas, a condução de um planeamento estratégico que dê voz aos professores e uma formação contínua dos docentes, foram identificados como fatores que podem afetar positiva ou negativamente a colaboração docente. Esse estudo foi além e procurou propor um plano de trabalho fundamentado a partir do modelo de comunidades de prática (Wenger e Snyder, 1991) e comunidades de aprendizagem para professores (Cox, 2004)) que contribuísse para o processo de desenvolvimento contínuo dos professores e, também, para a organização de uma espaço onde fosse possível a produção de novos conhecimentos pelos mesmos.
- Utilização dos óleos essenciais na medicina dentáriaPublication . Fontaine, Mathilde Louise Régina; Martins, Luís FrançaIntrodução : As medicinas alternativas e homeopáticas, são os métodos terapêuticos naturais para a obtenção de saúde. Entre estes métodos terapêuticos, abordamos neste trabalho uma única, a aromaterapia. Ela fornece um tratamento preventivo, mas também curativo e pode complementar ou mesmo substituir algumas terapias convencionais. ! Objectivo : Analisar através de revisão bibliográfica, vamos ver as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais existentes nos tratamento do âmbito da Medicina Dentaria, nomeadamente no retratamento endodôntico não cirúrgico, as suas indicações, vantagens e precauções a ter. ! Materiais e Métodos : Revisão bibliográfica tendo por base as palavras-chave delineadas e critérios de inclusão e exclusão específicos, com o objectivo de angariar e referir o máximo de informação acerca desta grande controvérsia da Medicina Dentária. ! Resultados e Conclusões : A aromaterapia utiliza óleos essenciais e tem a vantagem de contribuir para a saúde do paciente com efeitos colaterais limitados. No entanto, o uso de óleos essenciais requer estudo e treino rigoroso. permitindo uma melhor compreensão e experiência para que assim o médico saiba o que prescrever e como prescrever. Quanto ao dentista, os livros existentes abordam a medicina geral, mas poucos têm uma abordagem dental. Sendo que, a aromaterapia não pode por si só resolver todas as situações patológicas, mas é um aliado inegável na busca de bem-estar e que deve ser desenvolvido.