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- Comunicação Publicitária e Sustentabilidade: uma análise do discurso de instituições financeirasPublication . Bertollo, Luana; Mesquita, FranciscoO marketing é uma ferramenta cada vez mais utilizada e vem sendo aprimorada ao longo do tempo. Atualmente existe uma grande tendência em utilizar a sustentabilidade como uma das estratégias de marketing, ao incorporar valores, anseios e necessidades sociais e ambientais das pessoas nas peças de publicidade. O fato é que a sustentabilidade está na moda, então automaticamente é um subproduto a ser comercializado, juntamente com o produto que está diretamente à venda. Por ser um assunto tão sensível, complexo e até mesmo urgente, envolve tantos simbolismos ao implantar a sustentabilidade na comunicação. E por sermos alvos desta comunicação, é necessário uma percepção mais aguçada e crítica do que realmente uma instituição financeira pretende comunicar com sua peça publicitária. É esse desafio que este estudo se propos a desvendar, por meio da Análise do Discurso Crítica, interpretar peças publicitárias de instituições financeiras ligadas a temas de sustentabilidade, por meio de uma metodologia de aplicação da ideologia na construção simbólica do discurso. As revisões teóricas possibilitaram a interpretação e a leitura do discurso, propondo padrões entre as análises individuais e comparações entre os países Brasil e Portugal e também de acordo com a natureza das instituições, públicas e privadas. Conectadas às características de cada instituição, cultura e momento histórico, as peças relacionam-se com a ideologia simbólica de poder, que é comunicada por meio do discurso da sustentabilidade.
- Desgaste do esmalte antagonista de zircônia monolíticaPublication . Gomes, Mônica Maria de Lima Silva; Silva, Cláudia SofiaA busca por coroas protéticas duradouras e semelhantes aos dentes, a evolução da resistência dos materiais sem metal e da tecnologia CAD/CAM ampliaram as indicações de uso das cerâmicas odontológicas. Dentre elas, a de zircônia policristalina estabilizada por ítrio, (Y-TZP), recebeu grande destaque ao ser usada na forma monolítica, sem material de cobertura estética, na região posterior e até mesmo anterior da boca. Apesar das suas excelentes propriedades químicas e mecânicas, foi deduzido que a zircônia, quando antagonista do esmalte dentário, desgastaria o mesmo, por ter a dureza muito superior, como ocorre com as cerâmicas. O objetivo desta revisão bibliográfica foi buscar esclarecimentos sobre o comportamento ao desgaste do esmalte dentário antagonista à recente zircônia monolítica, em suas variadas superfícies, e apontar a correta indicação de uso deste novo material na clínica visando preservar o esmalte dentário natural. E concluiu-se que a zircônia monolítica desgastou pouco o esmalte antagonista.
- Análise comparativa "in vitro" de extrusão apical de detritos por diferentes ligas de instrumentação endodônticaPublication . Costa, Maria do Rosário Filipe da; Guimarães, DuarteIntrodução: O completo desbridamento da polpa é crítico para o sucesso endodôntico. No entanto, durante o processo de instrumentação, podem ser extruídos detritos pelo Forâmen Apical, provocando assim, inflamação pós-operatória e falha do tratamento. Pretende-se com este estudo “in vitro” quantificar e comparar a quantidade da extrusão de detritos produzidos pelas diferentes gerações de sistemas de instrumentação Protaper e limas manuais K-files. Métodos: A pesquisa foi realizada numa amostra composta por 80 dentes monocanalares, aleatoriamente distribuídos por 4 grupos (n=20), de acordo com a técnica de instrumentação utilizada: ProTaper Universal®, Protaper Gold®, Limas K® e ProTaper NEXT® (Dentsply Maillefer, Suíça). Os detritos extruídos pelo Forâmen Apical foram coletados por Tubos de Eppendorf. Foram obtidos 3 pesos consecutivos para cada tubo e a diferença de média inicial e final foi calculada. Os dados obtidos foram analisados com os testes ANOVA e Game-Howell a fim de se poder comparar as diferentes técnicas de instrumentação em análise. Resultados: As médias dos detritos produzidos pelas ProTaper Next são significativamente menores que os produzidos pelas ProTaper Universal e Gold. As Limas K não apresentam diferenças significativas entre as outras técnicas avaliadas (p<0,05). Conclusão: Independentemente do sistema de instrumentação utilizado, a extrusão apical de detritos verificou-se em todas as técnicas avaliadas. As ProTaper Next produziram significativamente menor extrusão de detritos em comparação com as ProTaper Universal e Gold.
- Sistemas de impressão digital em medicina dentáriaPublication . Domingues, Tony; Silva, Cláudia SofiaNas últimas décadas, ocorreu um rápido avanço científico e um grande desenvolvimento tecnológico. Neste contexto, os sistemas de impressão digital foram introduzidos na Medicina Dentária, possibilitando a automatização do processo de fabricação de restaurações indiretas, com um maior controlo da qualidade e da rapidez. Este trabalho tem como objetivo, através de uma revisão da literatura, descrever a técnica de impressão digital, os principais sistemas disponíveis e as vantagens destes em comparação com os sistemas de impressão convencionais, de modo a demonstrar o impacto dos sistemas digitais nos consultórios de Medicina Dentária. Através da elaboração deste trabalho concluiu-se que estes sistemas, não só possibilitam uma optimização da gestão da clínica para o Médico Dentista, mas também revelam ser benéficos para o paciente, e se associados a um sistema CAD/CAM, podem permitir a obtenção de uma restauração definitiva em apenas uma consulta.
- Association between oral health literacy and dental anxiety in adult populationPublication . Soyard, Jade Jeanine Marcelle; Silva, IsabelObjetivo Determinar se existe uma associação entre literacia em saúde oral e a ansiedade dentária na população adulta portuguesa. Métodos Foram avaliados 108 participantes, entre 18 e 72 anos (M=32.08; DP=12.33) e 73.1% (n=79) eram do sexo feminino. A maioria dos participantes apresenta como qualificação mínima a frequência de um curso universitário (96.3%) e responderam às versões eletrónicas da Escala de Literacia em Saúde Oral, à versão portuguesa do Dental Anxiety Inventory (DAI), e a um questionário de caraterização sociodemográfica e clínica desenvolvido especificamente para o presente projeto. Os participantes foram convidados a responder aos questionários através de um convite feito através da plataforma informática Universidade Pessoa Fernando Pessoa e seu consentimento informado foi solicitado antes de responderem aos questionários. Os dados obtidos foram submetidos a análise estatísticas na versão 23 do Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Resultados Constatamos que não existe uma correlação estatisticamente significativa entre a ansiedade dentária e a literacia crítica, mas existe uma associação entre aquela - principalmente no que respeita a em aspetos relacionados com o atendimento dentário em geral, com as observações do médico dentista e com procedimentos dentários específicos- e a literacia comunicacional, bem como uma associação entre a ansiedade dentária – ansiedade antecipatória em relação à consulta com o médico dentista- e a literacia funcional. No mesmo registo, os participantes que foram até 10 vezes a consultas com o médico dentista revelam apresentar maior ansiedade do que aqueles que realizaram mais do que 10 consultas ao longo da sua vida. Há também uma correlação fraca e negativa entre a idade e a ansiedade dentária em relação à anestesia, ansiedade face a possíveis comentários do médico dentista e ansiedade enquanto aguarda que o assistente do dentista o chame para entrar no consultório. Finalmente, os participantes que relatam ter sido submetidos a uma experiência traumática no consultório do dentista apresentam um maior nível de ansiedade do que aqueles que não referem essa experiência. Conclusão Quanto menor é a literacia funcional e a literacia comunicacional em saúde oral, isto é, quanto menor a perceção de competência em aceder a informação (incluindo procura de informação sobre saúde oral, problemas dentários ou da boca e tratamentos destes) e quanto menor a perceção que a pessoa tem relativamente à sua capacidade para comunicar e compreender informação relacionada com a saúde oral, problemas dentários ou da boca e tratamentos destes, maior é a ansiedade dentária. Sublinha-se a necessidade de prestar uma atenção particular a utentes mais jovens e a utentes que referem experiências negativas anteriores associadas à consulta de Medicina Dentária, bem como àqueles que, mesmo frequentando as consultas, o fazem com menor regularidade, uma vez que esse facto poderá estar associado à existência de níveis mais elevados de ansiedade dentária.
- Conhecimentos e comportamentos promotores da saúde oral na segunda infância: perceção dos pais/encarregados de educaçãoPublication . Costa, Alexandra; Bulhosa, José FriasA saúde oral é parte integrante e fundamental na saúde geral da criança, desta forma, o intuito desta tese surgiu a partir da reflexão sobre a influência, considerada decisiva, das atitudes e dos conhecimentos dos pais/encarregados de educação para a saúde oral das crianças em idades muito jovens. Este conhecimento da doença na população é essencial para os profissionais estabelecerem prioridades nos programas de prevenção, intervenção e tratamento. O presente estudo teve como principal objetivo analisar os conhecimentos, comportamentos e hábitos de saúde oral das crianças e relacioná-los com a perceção que os pais/encarregados de educação têm relativamente à prevenção da doença cárie. Foi realizado um estudo transversal através de questionário a 136 pais/encarregados de educação, com educandos entre os 3 anos e os 6 anos, no infantário da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde. Os fatores estudados foram: a idade das crianças, hábitos alimentares e de higiene oral, a frequência e o motivo de consulta dentária, relacionando aspetos culturais, socioeconómicos e hábitos de saúde oral dos cuidadores. Conclui-se que quer os conhecimentos quer os comportamentos dos pais/encarregados de educação podem influenciar na promoção da saúde oral das crianças. Ainda existe uma significativa falta de conhecimento de hábitos promotores de saúde oral. Os pais devem implementar práticas de alimentação saudável, devem supervisionar a higiene oral das crianças e devem consultar o dentista regularmente como forma de prevenção de futuros problemas de saúde oral.
- Centro biocerâmico reparador: e suas propriedades na endodontiaPublication . Azevedo, Kallyne Emilaine Silva de Queiroz; Martins, IsabelO EndoSequence Root Repair Material® (ERRM®) surgiu devido às limitações de uso, tempo de presa e potencial de descoloração evidentes no material conhecido como Agregado Trióxido Mineral® (MTA®), até então tido como primeira escolha no mercado dos cimentos reparadores endodônticos. Para avaliar a eficácia deste novo material, foram realizados estudos comparativos das diversas características referentes a ambos materiais. O objetivo desta revisão bibliográfica foi conhecer as propriedades químicas, físicas e biológicas do produto supracitado, qualificando o mesmo como um material alternativo promissor na endodontia clínica atual.
- Técnicas de obturação termoplásticas: onda contínua de calor e carrier basedPublication . Sousa, Carla Sofia Rocha; Martins, Luís FrançaO Tratamento Endodôntico Não Cirúrgico, é composto por diferentes fases, entre as quais se destacam o acesso endodôntico, instrumentação, desinfeção e a obturação. Depois de uma abertura cuidadosa, é importante ter o canal instrumentado e conformado para facilitar a irrigação e garantir uma correta desinfeção, o que combinado com uma obturação hermética e tridimensional irá garantir uma maior taxa de sucesso. As técnicas termoplásticas, ao utilizarem um material termoplástico em conjunto com o cimento, permitem preencher melhor os espaços e o acesso a zonas com anatomias mais complexas. O objetivo deste trabalho foi efectuar uma pesquisa bibliográfica para analisar e comparar duas técnicas de obturação: a Onda Contínua de Calor e a Carrier Based. Com a realização deste trabalho encontramos que devido à especificidade do caso clínico e às características anatómicas há influencia na escolha da técnica de obturação.
- Geração Y: expectativas de carreira, comprometimento e desafios organizacionaisPublication . Weidgenant, Janaina; Pimentão, CristinaO ponto de partida deste estudo foi perceber o interesse da mídia e das organizações em conhecer o comportamento da geração Y, muito se fala sobre o tema, mas os estudos científicos no Brasil ainda são incipientes. Considerou-se que as mudanças de comportamento e expectativas da geração Y em relação às gerações antecessoras podem trazer impactos e levantar desafios de comunicação, desde a visão estratégica aos valores organizacionais. A partir destes dois cenários comportamentais “expectativas e comprometimento” surgiu a presente pesquisa que tem como objetivo analisar as expectativas da geração Y relativamente à sua carreira profissional e identificar o tipo de comprometimento desta geração com a organização. O referencial teórico contempla os conceitos e estudos sobre as gerações que atualmente estão no mercado de trabalho a baby boomer, X e Y, assim como a dimensão da geração Y no Brasil. Da mesma forma, foi abordado sobre a construção de carreira e expectativas da geração Y. Com o objetivo de ter uma visão ampla sobre os sentimentos da geração Y, esclarecer alguns pontos desenhados no início do estudo e a partir disso poder estruturar um questionário com rigor para a pesquisa quantitativa, optou-se num primeiro momento a realizar três focus group (N=23). Num segundo momento, foi administrado um questionário online (N=277) que abordava os dados sócio demográficos, profissionais e três escalas, a escala de expectativa de carreira organizacional (EECO), a escala de expectativa de futuro organizacional (EEFO), a escala de bases do comprometimento organizacional (EBACO). Trata-se de uma pesquisa quantitativa, classificando-se como descritiva. Os resultados deste estudo apontaram que em relação às expectativas, essa geração tem “expectativa de construção de carreira e futuro organizacional” acima da média. O resultado encontrado para comprometimento organizacional da geração Y é o normativo, através da base “obrigação pelo desempenho”, portanto os jovens da geração Y têm um “alto nível de comprometimento”. Este resultado revela que esta geração está preocupada em desempenhar um bom trabalho, procura atingir os objetivos organizacionais, a fim de obter retorno imediato por parte da organização. Ao mesmo tempo, foi possível identificar uma lacuna entre expectativas que se referem ao presente e expectativas de futuro, o que demonstra uma necessidade de ação rápida e estratégica das organizações. Esses jovens querem construir carreira de forma rápida e ao mesmo tempo demonstram que se a organização atual não estiver de acordo com suas expectativas eles partirão para outra oportunidade.
- Comunicação organizacional interna em contexto acadêmico: diagnóstico e proposta de intervençãoPublication . Viana, Henrelly Raony da Silva; Pimentão, CristinaA comunicação interna deve ser utilizada em prol do alinhamento das estratégias da organização junto as áreas funcionais para que todos caminhem rumo aos objetivos que a conduz, porém, pode ser algo ineficiente quando a organização não conhece seu estado da arte, uma vez que, somente com este conhecimento poderá utilizá-la com maior eficácia, permitido por exemplo, o desenvolvimento de estratégias que almejem maior fluidez nos fluxos da comunicação através dos canais existentes, se permitindo obter com isso colaboradores mais seguros das informações da organização. (Kusnch, 2009). Esta investigação tem como objetivo geral realizar um diagnóstico da comunicação interna de uma faculdade e propor intervenções nas fragilidades identificadas, para a concretização deste objetivo geral, foram definidos os seguintes objetivos específicos: 1. Identificar pontos fortes e fragilidades no fluxo da comunicação descendente, ascendente e lateral. 2. Identificar a eficácia e fragilidades nos canais existentes da comunicação interna. 3. Propor intervenções para melhoria da comunicação interna nas dimensões identificadas como frágeis. Os resultados apresentaram potenciais fragilidades nos fluxos da comunicação interna, identificou os canais de menor eficácia e utilização, além da existência de barreiras que implicam na qualidade da transmissão das informações, dessa forma, foi possível propor intervenções nas dimensões das fragilidades.