Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Association between oral health literacy and dental anxiety in adult population

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PPG_28994.pdfPPG_289943.52 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Objetivo Determinar se existe uma associação entre literacia em saúde oral e a ansiedade dentária na população adulta portuguesa. Métodos Foram avaliados 108 participantes, entre 18 e 72 anos (M=32.08; DP=12.33) e 73.1% (n=79) eram do sexo feminino. A maioria dos participantes apresenta como qualificação mínima a frequência de um curso universitário (96.3%) e responderam às versões eletrónicas da Escala de Literacia em Saúde Oral, à versão portuguesa do Dental Anxiety Inventory (DAI), e a um questionário de caraterização sociodemográfica e clínica desenvolvido especificamente para o presente projeto. Os participantes foram convidados a responder aos questionários através de um convite feito através da plataforma informática Universidade Pessoa Fernando Pessoa e seu consentimento informado foi solicitado antes de responderem aos questionários. Os dados obtidos foram submetidos a análise estatísticas na versão 23 do Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Resultados Constatamos que não existe uma correlação estatisticamente significativa entre a ansiedade dentária e a literacia crítica, mas existe uma associação entre aquela - principalmente no que respeita a em aspetos relacionados com o atendimento dentário em geral, com as observações do médico dentista e com procedimentos dentários específicos- e a literacia comunicacional, bem como uma associação entre a ansiedade dentária – ansiedade antecipatória em relação à consulta com o médico dentista- e a literacia funcional. No mesmo registo, os participantes que foram até 10 vezes a consultas com o médico dentista revelam apresentar maior ansiedade do que aqueles que realizaram mais do que 10 consultas ao longo da sua vida. Há também uma correlação fraca e negativa entre a idade e a ansiedade dentária em relação à anestesia, ansiedade face a possíveis comentários do médico dentista e ansiedade enquanto aguarda que o assistente do dentista o chame para entrar no consultório. Finalmente, os participantes que relatam ter sido submetidos a uma experiência traumática no consultório do dentista apresentam um maior nível de ansiedade do que aqueles que não referem essa experiência. Conclusão Quanto menor é a literacia funcional e a literacia comunicacional em saúde oral, isto é, quanto menor a perceção de competência em aceder a informação (incluindo procura de informação sobre saúde oral, problemas dentários ou da boca e tratamentos destes) e quanto menor a perceção que a pessoa tem relativamente à sua capacidade para comunicar e compreender informação relacionada com a saúde oral, problemas dentários ou da boca e tratamentos destes, maior é a ansiedade dentária. Sublinha-se a necessidade de prestar uma atenção particular a utentes mais jovens e a utentes que referem experiências negativas anteriores associadas à consulta de Medicina Dentária, bem como àqueles que, mesmo frequentando as consultas, o fazem com menor regularidade, uma vez que esse facto poderá estar associado à existência de níveis mais elevados de ansiedade dentária.
Objectives The purpose of this study is to determine if there is an association between oral health literacy and dental anxiety in adult population. Methods 108 participants were evaluated, aged between 18 and 72 (M = 32.08; SD = 12.33) and 73.1% (n=79) were females. The majority of them presenting as minimum qualification the frequency of a university course (96.3%) and they answered to the electronic versions of the Oral-Health Literacy Questionnaire (Escala de Literacia em Saúde Oral), Dental Anxiety Inventory (DAI), and a questionnaire specifically developed for the present project. Participants were invited to answer to the questionnaires through a call made through the University Fernando Pessoa informatic platform and their informed consent was requested before answering the questionnaires. Data were analysed using the version 23 software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Results We noticed that there is no statistically significant correlation dental anxiety and critical literacy but there is an association between it- especially regarding the aspects related to dental care in general, dentist observations and specific dental procedures – and communicational literacy. and communicational literacy, as well as an association between dental anxiety - anticipatory anxiety in relation to dental consultation - and functional literacy. In the same registry, participants who were up to 10 times to dental consultations reveal to present greater anxiety than those who performed more than 10 in their lifetime. There is also a weak and negative correlation between age and dental anxiety in relation to anesthesia, anxiety over possible dentist comments and anxiety while waiting for the dentist's assistant to call to enter the office. Finally, participants who report having submitted to a traumatic experience in dental office present a higher level of anxiety than those who do not report this experience. Conclusion Lower is the functional literacy and communicational literacy, meaning, lower is the perception of competence in accessing information (including research for oral health information, dental or oral problems and treatments) and lower is the perception that a person has regarding their ability to communicate and understand information related to oral health, dental or oral problems and treatments, higher is dental anxiety. There is a need to pay particular attention to younger patients and patients who report previous negative experiences associated with dental consultation, as well as to those who, even if going to consultation with lower frequency report higher levels of dental anxiety.

Description

Keywords

Literacia em saúde oral Ansiedade Saúde oral Medo Promoção da saúde Literacy Anxiety Oral health Fear Health promotion

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License