Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-17"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Cimentos endodônticos biocerâmicosPublication . Carvalho, João Arnaldo Rogano de; Martins, AlexandraIntrodução e Objetivos: Cimentos biocerâmicos endodônticos são cimentos biocompatíveis com a principal função de obturação dos canais radiculares, e são compostos por materiais cerâmicos. O objetivo deste trabalho é efetuar uma revisão bibliográfica, avaliando as propriedades como biocompatibilidade, pH, características e propriedades mecânicas e biológicas, citotoxicidade, suas principais vantagens, avaliar sua utilização, e a probabilidade de ser o material obturador de escolha. Procuramos o aperfeiçoamento de um material com as características ideais para o selamento tridimensional dos canais endodônticos. Discussão: Tem havido uma evolução dos cimentos desde os cimentos à base de óxido de zinco, passando pela utilização de outros produtos químicos, com destaque para a ótima capacidade bactericida dos cimentos resinosos, e o aparecimento dos novos cimentos biocerâmicos endodônticos com o intuito de preencher e de manter a integridade dos canais radiculares. Concluímos através dessa revisão bibliográfica a biocompatibilidade dos cimentos biocerâmicos.
- Corrosão e ligas metálicas usadas em mini implantes para ancoragem ortodôntica temporária: uma revisão integrativa da literaturaPublication . Milani, Rodrigo Alexandre; Souza, Júlio; Gavinha, SandraO objetivo deste trabalho foi apresentar uma compilação de dados reportados na literatura sobre à resistência à corrosão de ligas metálicas utilizadas para produzir mini-implantes na ancoragem ortodôntica temporária. Este artigo apresenta uma revisão integrativa da literatura, realizada a partir de uma pesquisa de artigos publicados entre 2006 a 2017 nas bases de dados Medline/PubMed, Science Direct (Elsevier), B-on via Universidade Fernando Pessoa. Os termos utilizados para busca foram corrosion” AND “mini-implants”, OR “corrosion And mini implants AND steel”, OR “mini implants AND steel”, OR “steel And F138”, OR “screw And corrosion And implants AND steel”, OR “stainless steel AND corrosion. Os resultados apresentados pelos testes eletroquímicos e microscópicos para ligas de titânio e aço inoxidável usados para fabricação de mini-implantes ortodônticos revelam uma baixa resistência à corrosão destes materiais em condições encontradas na cavidade oral. Dentre todas as ligas metálicas utilizadas atualmente a liga de Ti6Al4V apresentou uma melhor resistência à corrosão em saliva artificial. Entretanto, a corrosão destas ligas ocorre em contato com altas concentrações de flúor tendo como consequência a libertação de íons de Al e V, tóxicos para os tecidos peri implantares. A presença de biofilme e substâncias ácidas, também são fatores capazes de diminuir o pH da cavidade oral, podendo acelerar o processo de corrosão das ligas. Novas ligas metálicas tem sido desenvolvidas para a fabricação de mini-implantes sendo o necessário a caracterização destes materiais em relação à resistência à corrosão e biocompatilidade antes da indicação para uso clínico.
- Pulpite aguda: etiologia, diagnóstico e tratamentoPublication . Torres, Marcelo Peres; Teles, Ana MouraA cárie dentária é a principal causa de inflamação pulpar. Quando a lesão cariosa progride, a gravidade da inflamação aumenta e, neste ponto, pode desenvolver-se uma situação especial, denominada pulpite aguda, com intenso quadro álgico, a fazer com que o paciente procure o médico dentista em atendimento, muitas vezes, de emergência. O profissional tem o papel fundamental frente as diversas situações de dor dentária, independentemente, do tipo de tratamento a ser executado, através de um diagnóstico preciso para se obter sucesso no controlo da dor nos tratamentos endodônticos de urgência. O diagnóstico clínico de pulpite aguda está destinado para situações de dor pulpar presente, de aparecimento espontâneo e resposta positiva aos testes de sensibilidade pulpar. O tratamento indicado para a pulpite aguda é a pulpectomia e, na falta de tempo, a pulpotomia. O objetivo deste trabalho é realizar uma pesquisa bibliográfica sobre pulpite aguda, nomeadamente sobre a sua etiologia, o seu diagnóstico e o seu tratamento.
- O impacto dos alimentos e das bebidas na saúde oral dos adultos: revisão da literaturaPublication . Portenseigne, Luciana Pires; Silva, RaquelObjetivos A alimentação tem um papel fundamental na satisfação das necessidades biológicas e energé-ticas inerentes ao bom funcionamento do organismo que reflete no estado da cavidade oral. Para qualquer indivíduo, ter uma alimentação saudável não é apenas ter acesso aos alimentos e bebidas, mas também é necessário saber selecioná-los de forma a adaptá-los às diferentes necessidades no percurso das diversas fases da vida. Assim, os objetivos deste trabalho foram analisar as patologias orais que tiveram como principal fator de causa a ingestão de determi-nados alimentos e bebidas e verificar a sua influência na cavidade oral. Metodologia Realizou-se uma revisão de literatura científica, tendo por base o recurso a duas bases de pesquisa, nomeadamente a PubMed e a b-on, tendo-se utilizado as seguintes palavras-chave: “Food”, “Be-verages”, “Oral Health” e “Adults”. Do cruzamento das respectivas palavras-chaves resulta-ram 3546 artigos, dos quais 38 foram selecionados, de acordo com critérios de inclusão e de exclusão previamente definidos. Descrição As carências e manifestações nutricionais afetam as estruturas e a cavidade oral. Os micronu-trientes, de forma isolada ou em associação podem influenciar o estado periodontal e a saúde da mucosa oral. A frequência, sequência e o tempo em que os alimentos ingeridos permanecem na superfície dos dentes a interagir com as enzimas da saliva, podem alterar o pH e a saúde oral. Assim, para analisar o potencial erosivo de uma bebida, deve-se considerar além do pH, a acidez titu-lável e o conteúdo de cálcio e fosfato de sua composição. O chá verde, através da catequina epigalocatequina-3-galato mostrou-se efetivo no controlo de cáries ao reduzir a actividade enzimática da alfa-amilase no processo de formação de hi-dratos de carbono e em alguns estudos mostrou ação antimicrobiana contra alguns grupos de bactérias periodontais.
- Obturação de canais laterais, acessórios e secundáriosPublication . Sá, Sara Lisa Maia de Araújo Ribeiro de; Martins, AlexandraO tratamento endodôntico tem como objectivo o preenchimento tridimensional do sistema de canais radiculares (SCR) que permita a impermeabilidade do sistema canalar com um material não irritante, que estimule a saúde periapical. (Michelotto, A.L.C. et al., 2010) Assim sendo a obturação de canais laterais, secundários e acessórios torna-se essencial para um tratamento de sucesso. O objectivo desta revisão bibliográfica é conhecer a anatomia canalar, os materiais, bem como as técnicas utilizadas no tratamento endodôntico, que proporcionem uma irrigação e uma obturação o mais completa possível.
- Oclusão e postura: relação e tratamento: revisão bibliográficaPublication . Letellier, Thibault Patrick Vincent; Pinho, Mónica MoradoA má oclusão afeta cerca de 75% a 80% da população. Várias pesquisas demonstram que para além dos distúrbios na cavidade oral, parece existir uma relação direta entre a má oclusão e equilíbrio e a postura do indivíduo. O objetivo deste trabalho é efetuar uma revisão da literatura, de modo a identificar uma possível relação entre a oclusão e a postura. A presente revisão bibliográfica incluiu os estudos publicados entre 1971 e 2016 em português, inglês e francês abordando a possível interação entre a oclusão e a postura, tentando estabelecer qual a abordagem multidisciplinar a considerar e qual o papel do Médico Dentista neste processo.
- A síndrome da apneia/hipopneia obstrutiva do sono na perspetiva do médico dentistaPublication . Barreto, Daniele Augusto; Sardinha, JoanaA Síndrome da Apneia-Hipopneia Obstrutiva do Sono é uma doença crónica, de carácter progressivo, que afecta gravemente a saúde e a qualidade de vida. Entre as suas implicações estão os microdespertares frequentes, a fragmentação e a redução da eficiência do sono, que resultam em excessiva sonolência diurna. É caracterizada por episódios recorrentes de obstrução parcial (hipopneia) ou total (apneia) da via aérea superior durante o sono, associada à manutenção dos esforços inspiratórios, por pelo menos 10 segundos. Diversos tratamentos têm sido propostos, entre os quais se destacam os aparelhos intraorais de avanço mandibular. Esta revisão bibliográfica narrativa objetiva mostrar de que forma esta patologia pode ser diagnosticada e tratada na perspectiva do Médico Dentista.