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- Questionário sobre o nível de utilização e importância das TICs nas IES por Professores, Alunos e Funcionários. Teste pilotoPublication . Mansur, Gabriel Ismael; Gouveia, Luis BorgesEste relatório interno está enquadrado no âmbito da recolha de dados para investigação do projeto de doutoramento sobre o Uso do Digital no Ensino Superior no contexto de Moçambique. São apresentados os resultados de um teste piloto para validação de questionário do tipo exploratório, aplicado a um grupo selecionado de forma aleatória na Universidade Católica de Moçambique (UCM), Universidade Pedagógica (UP) e na Universidade Lúrio (Unilúrio), todas situadas em Nampula, província nortenha de Moçambique.
- Sobre o trabalho de mestrado: informação de contexto e estrutura tipo da dissertaçãoPublication . Gouveia, Luis BorgesEste texto é necessariamente direto e resumido. O seu objetivo é o de ajudar na construção de uma estrutura própria a cada aluno de mestrado, de forma a refletir o seu trabalho. Deste modo, é pretendido que o presente texto liste os componentes essenciais que uma tabela de conteúdos do relatório de dissertação deve conter e proporcionar um suporte para obter um esforço inicial rápido e adequado para um trabalho deste tipo. Mais ainda, trata-se de uma versão para posterior aprofundamento e para uso exclusivo dos alunos de mestrado orientados ou, quando muito, coorientados por Luís Borges Gouveia. Não pretende ser um modelo geral ou uma tomada de posição definitiva sobre como organizar uma dissertação, mas sim um auxiliar para facilitar o trabalho de orientação e permitir uma percepção mais fácil do que é pretendido. Deste modo, quanto mais rapidamente existir uma proposta própria para uma estrutura, mais dirigida é a discussão e melhores resultados podem ser atingidos, pois torna-se possível concentrar o esforço na melhoria da estrutura e na discussão de pormenores mais elaborados.
- Prevenção e fatores de risco da doença de AlzheimerPublication . Inácio, Pedro Filipe Nunes; Castro, Ana RitaNo último século registou-se um aumento da longevidade humana, e consequentemente das doenças neurodegenerativas associados à idade, assim, o número de indivíduos afetados por demências tem vindo a aumentar. A demência e as doenças neurodegenerativas são as maiores causas de invalidez na velhice. A Doença de Alzheimer (DA) é uma das principais patologias neurodegenerativas da atualidade. Esta patologia progressiva e irreversível acarreta a perda de memória e diversos distúrbios cognitivos afetando o funcionamento quer a nível social, como a nível ocupacional. Segundo a Organização Mundial de Saúde o sucessivo declínio do raciocínio, da compreensão, da memória, do raciocínio, da linguagem, da capacidade de aprendizagem e de decisão que estão presentes no dia-a-dia do paciente é a característica mais importante da DA. Apesar da influência genética, o desenvolvimento da DA está associada a diversos fatores ambientais e comportamentais. Se os primeiros não são passíveis de serem controláveis, os segundos se não evitáveis, quando bem geridos podem retardar a evolução da doença. O ato de envelhecer e manter-se saudável está intimamente relacionado com a manutenção da capacidade funcional e da autonomia para as atividades do dia-a-dia, fatores como a dieta, a prática do exercício físico e um estilo de vida adequado são fundamentais na promoção da qualidade de vida, para um envelhecimento saudável e para um aumento da longevidade.
- Impacto do ruído do Aeroporto Internacional de Macapá na zona urbana: estudo de casoPublication . Nunes, Regis Brito; Barros, NelsonO mundo está passando por transformações e cada vez mais buscando qualidade de vida, neste sentido, é crescente a preocupação com o meio ambiente. Relativamente ao ruído aeroportuário, muito embora as frotas mais antigas e ruidosas estejam sendo substituídas por novas e menos ruidosas, essa substituição não acompanha o crescimento acelerado modal aéreo e nem o populacional, pelo que têm sido adotadas medidas proativas de implantação de normas e procedimentos para reduzir os impactos destes problemas. O aeroporto Internacional de Macapá - Alberto Alcolumbre, é uma infraestrutura de pequeno porte, localizada em uma zona totalmente urbanizada com um crescimento desordenado que o tem vindo a sufocar. Este trabalho contribuiu com a visualização de um cenário atual e com projeções futuras de forma a alertar que em breve um aeroporto de pequeno porte, como o de Macapá, terá os mesmos problemas que os aeroportos de grande porte. Também contribuiu com a comparação com o método 𝐿𝑑𝑒𝑛 adotado na Europa, através da aplicação da diretiva europeia 2002/49/CE, e a métrica DNL, adotada no Brasil. O software INM (Integrated Noise Model) foi usado para gerar as curvas de ruído DNL75,70,65,60 e 55 e 𝐿𝑑𝑒𝑛75, 70, 65, 60 e 55, considerando os dados do aeródromo de 2015 e com cenários futuros para as mesmas curvas e buscou-se verificar entre as duas métricas os seus efeitos quanto ao uso do solo quanto aos impactos causados pelo ruído na zona urbana de Macapá. O método comparativo entre as métricas DNL e 𝐿𝑑𝑒𝑛, permitiu verificar que 𝐿𝑑𝑒𝑛 é mais conservadora em relação as áreas restritivas ao uso do solo e a DNL é mais conservadora em relação aos distúrbios relacionados ao ruído aeronáutico. O trabalho apresenta o problema dos impactos causados pelo ruído aeronáutico na zona urbana de Macapá em relação ao uso do solo e quanto ao incômodo e distúrbio nas pessoas. Como ficou demonstrado, este impacto pode ser mitigado de forma satisfatória com mudanças de procedimento de pouso e decolagem, mudanças de planos de sobrevoo, controle de áreas críticas referente ao uso do solo e as suas restrições conforme RBAC n°161. Muito embora seja um estudo de caso específico, serve de referência para outros aeroportos semelhantes no que diz respeito ao número de operações e a sua localização em relação a zona urbana. Embora os resultados deste trabalho possam ser considerados válidos, estes precisam ser ratificados com a calibração das curvas através de medição in locu dos modelos adotados, bem como o estudo de efeitos combinados do ruído aeronáutico e rodoviário. Sendo assim, este trabalho constitui-se como um primeiro passo que deverá ter continuidade no sentido do seu aprofundamento.
- Aproximação da escola às empresas: contributos para a promoção da empregabilidadePublication . Passos, Artur Manuel Pinto; Sampaio, ManuelaA complexidade das sociedades atuais exige que os indivíduos assumam um papel ativo e produtivo. Perante esta necessidade, torna-se urgente que a escola implemente um conjunto de estratégias e procedimentos, com vista à preparação de quadros técnicos, com formação especializada, adequada às exigências de uma sociedade em mutação e a um mundo empresarial assente na inovação. Assim, cabe à Escola delinear instrumentos de Planeamento Estratégico que visem dar resposta às mudanças estratégicas e promovam o espírito de iniciativa, ajustando-se, deste modo, às necessidades do contexto em que se insere. Diante deste desafio, e com o objetivo de romper com uma lógica de trabalho fragmentado, o projeto aqui apresentado, a desenvolver na Escola Secundária D. Sancho I, em V. N. de Famalicão, propõe a criação de uma estrutura que, de uma forma concertada e monitorizada, permita aos alunos e ex-alunos adquirirem as competências necessárias para a sua inserção, ou reinserção, no mercado de trabalho; permita ainda, a aproximação às empresas e instituições locais, assim como, promova o espírito empreendedor. Tal projeto, a ser implementado ao longo do triénio 2016/2019, visa a criação de um Gabinete de Estágios/Emprego e Empreendedorismo que necessariamente será acompanhado da criação de três núcleos que o constituem, a saber: Núcleo de Aproximação da Escola às Empresas; Núcleo do Observatório do Emprego e Núcleo de Empreendedorismo e Inovação, rentabilizando os recursos humanos e materiais de que a Escola dispõe.
- Projeto: um computador por aluno - sucesso ou insucesso?Publication . Viana, Fabrícia Roberta; Alves, Maria da Piedade Gonçalves LopesA Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) é considerada, cada vez mais, uma aliada das práticas educativas. O constante avanço das TIC leva a um novo paradigma do processo de ensino/aprendizagem que altera o conceito de sala de aula e que modifica os papéis dos players. O governo brasileiro ciente dessa importância implementou o projeto Um Computador por Aluno (UCA), que tinha como principal objetivo intensificar as TIC nas escolas, por meio da distribuição de computadores aos alunos da rede pública (Decreto Nº6.300, de 12 de dezembro de 2007). Na nossa investigação, pretendemos conhecer o impacto que o referido projeto teve em três escolas, que foram selecionadas para o estudo piloto. Entrevistamos o diretor de cada escola e os professores que permanecem nas escolas desde que o projeto iniciou. Quanto aos aspectos comuns que os docentes das escolas consideram mais importantes acerca do projeto UCA, são: Permitiu alguma inclusão digital e Promoveu a melhoria e a qualidade da educação. Porém, também tivemos respostas menos favoráveis comuns às escolas “Não tem qualquer repercussão no processo de ensino-aprendizagem”, não decorreu como desejado por “Falta de conhecimento dos docentese falta de motivação”, Os aspectos sugeridos pelos docentes para melhorar a integração das TIC podem resumir em três: Boa internet, software atualizado e capacitação dos professores. A análise comparativa dos resultados permite-nos concluir que todos aceitam a integração das TIC na escola – docentes e diretores. Face aos resultados da investigação propomos, para cada escola, o projeto Aprender para ensinar melhor, que é constituído por três cursos de Formação na área da Informática para Professores, Diretores e outros agentes educativos.
- Cooperar no contexto do digital das redes e do territórioPublication . Gouveia, Luis BorgesWorkshop sobre propostas de Valor para o território face aos desafios do digital e da sustentabilidade. É possível cooperar e competir? Que modelo de rede e de cooperação? Vamos refletir sobre a relevância do trabalho colaborativo e em rede para o desenvolvimento dos setores do projeto
- Planeamento Estratégico: o estudo do caso da empresa de exploração de aeroportos e navegação aérea - ENANA-E.P.Publication . Paulo, Clemente das Dores João; Gaio, SofiaO Planeamento Estratégico é de fundamental importância para a competitividade das organizações face ao ambiente competitivo no qual a maioria delas se encontra, bem como em função de um ambiente externo fortemente instável. Nos dias de hoje é essencial para o sucesso de qualquer organização, sendo considerado um vector de extrema importancia para o desenvolvimento financeiro e economico das organizações. Dada a sua importancia, torna-se essencial estudar minunciosamente através dos processos de implementação estratégicos que são executados, neste sentido, esta dissertação aborda sobre Processos de Implementação do Planeamento Estratégico - O Estudo de Caso da Empresa de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea. Os objectivos desta dissertação são: 1- Estudar as fases, conceitos, modelos e ferramentas de um Processo de Planeamento Estratégico em uma empresa do sector Aéreo. 2- No Processo de Implementação do Planeamento Estratégico na empresa ENANA, desenvolver uma situação de análise a nível dos objectivos, estratégia de desenvolvimento e programas. 3- Propor recomendações para implementação de um plano estratégico mais realístico, em termos de segmentação e posicionamento no mercado. A metodologia utilizada assenta essencialmente no recurso: a) Á informação secundaria disponivel sobre os temas relacionados; b) A dado primários, resultantes da aplicação de entrevistas aos Gestores do Topo, a responsáveis Intermédios, Trabalhadores de Base e Entidade Sindical da ENANA.
- Keep using day-to-day tools in the classroomPublication . Daradkeh, Yousef; Gouveia, Luis BorgesWe are in a networked world, where computers and its applications and other digital facilities take part of most human activities. Considering the use of electronic email or taking advantage of search engines and services as Google, it render to be almost impossible to not interact with any of such digital applyances each day of our lifes. If this is a reality to many of us, that born before the availablility of computers and networks, for the millennials and the youngters, even the most basic interaction between them are been made using mobile devices and other advanced communications and media systems. The impact on how such new advanced users experience the world as yet not reached most of the traditional schools, and higher education in particular whose needed to deal with huge challenges to cope with such a digital world. This sets the classroom as a strong candidate to suffer innovative approaches in order to keep its main role in the educational system.
- Apicogénese e apicoformação em dentes permanentes jovensPublication . Ferreira, Daniela; Silva, CristinaO desenvolvimento dos dentes permanentes jovens deve ser controlado pelos profissionais de saúde uma vez que podem surgir cáries ou traumatismos que concorrem para a modificação e para o aparecimento de lesões durante o desenvolvimento radicular. Para o efeito, torna-se relevante a identificação das lesões pulpares e a sua etiologia, pois um diagnóstico adequado é fundamental para a seleção do tratamento a efetuar, de acordo com os vários materiais e processos de recuperação do dente e de manutenção na arcada. Desses processos destacam-se a apicogénese e a apiformação, que são aqueles sobre que incide a presente investigação. Tomando como referência os referidos processos temos como objetivo a sua análise em dentes permanentes jovens. Para tal empreendemos uma revisão da literatura em cuja metodologia se inseriu a pesquisa bibliográfica nas bases de dados científicas: PubMed, B-On, Google Academics, ScienceDirect, AAPD, assim como livros técnicos da área da Medicina Dentária. As principais conclusões demonstram que os processos mais utilizados no tratamento dos dentes permanentes jovens são a apicogénese a apicoformação, e que os materiais mais utilizados são o MTA e o Hidróxido de Cálcio.
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