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- In vivo evaluation of microbial reduction after chemo-mechanical preparation of necrotic root canals with or without apical periodontitisPublication . Teles, Ana Moura; Manso, M. Conceição; Pina, Cristina Maria San Román Gomes de; Cabeda, José ManuelObjectives: Assessment of bacterial reduction after chemo-mechanical preparation (using 3% sodium hypochlorite) with or without intracanal dressing (calcium hydroxide paste (Ca(OH)2) or 2% chlorhexidine digluconate gel (CHX)) in necrotic pulps associated or not with apical lesion. Methods: Prospective clinical trial, in 69 adult patient’s teeth with pulpal necrosis associated or not with apical periodontitis. Microbiological root-canal-sampling occurred before treatment (S1), after chemo-mechanical preparation (S2) and after 14 days intracanal dressing (S3). Colony Forming Units (CFU) were counted after growth in aerobic, anaerobic and microaerofilic cultures. Comparison of the median CFUs treatments and culture media was done with the Friedman test. Comparison of the intracanal dressing effect at S3 was done with the Wilcoxon and the Mann–Whitney tests. Because of the huge differences in bacterial counts variations were expressed as log 10 to analyze differences among intracanal medication groups. S2 and S3 counts were expressed as percentage of CFU reduction regarding S1 counts. Results: Significant differences were detected between S1, S2 and S3 (Friedman test; p < 0.001), showing a significant decrease from S1 to S2 (Wilcoxon test; p < 0.004), followed by a significant increase from S2 to S3 (p < 0.001) for the CHX group, maintenance for the Ca(OH)2 group in aerobic/anaerobic (Wilcoxon test; p = 0.777/0.227), and increase in the microaerofilic culture (Wilcoxon test; p = 0.047). The two groups only differed significantly in S3 (Mann–Whitney test; p ≤ 0.001), with a worse performance in the CHX group. Conclusions: Treatment significantly reduced the number of bacteria but failed to render all root canals sterile. Ca(OH)2 performed better than CHX gel.
- Intervenção com crianças vítimas de violência interparental: estudo de casoPublication . Ferreira, Joana Catarina Miranda; Sani, Ana IsabelA violência interparental é uma problemática muito presente na sociedade atual. As vítimas deste tipo de violência podem ser não só aquelas que sofrem vitimação direta, mas também as que sofrem indiretamente, por estarem expostas frequentemente a atos violentos, sendo elas, por norma, as crianças. Esta dissertação de mestrado teve como principal objetivo o estudo da aplicabilidade e da eficácia de uma intervenção psicológica estruturada em crianças em idade escolar que vivenciaram violência interparental. Assim começando por uma abordagem conceptual sobre este tipo de vitimação, as dinâmicas específicas e as suas consequências, passamos à discussão sobre a pertinência da avaliação e da intervenção psicológicas, dando um especial enfoque ao trabalho realizado em contexto grupal, com crianças vítimas de violência interparental. Segue posteriormente, na parte empírica deste trabalho a apresentação de um estudo de caso, cuja proposta interventiva, organizada em 8 sessões, foi baseada num programa de intervenção em grupo para crianças vítimas de violência interparental. A investigação foi conduzida com uma criança do sexo feminino, com 8 anos de idade, a frequentar o 3º ano de escolaridade, sinalizada pelo Gabinete de Apoio à Vítima do Porto (GAV) da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) por experienciar violência interparental no seu agregado familiar. A recolha de informação pré e pós-intervenção pautou-se pelo uso de diversos instrumentos de hetero e autorrelato, entre estes duas escalas que serviram também para testar a eficácia da intervenção (Escala de Crenças da Criança sobre a Violência, ECCV; Escala Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale, PHCSCS-2). Os resultados evidenciaram uma melhoria do autoconceito da criança, no entanto o estudo permite também concluir que as metodologias psicológicas definidas para uma intervenção deste tipo devem ser direcionadas às crenças desenvolvidas pelas crianças sobre a violência, sendo pertinente considerar, em paralelo, outras necessidades específicas de crianças e jovens expostos à violência interparental.
- Do local ao global: a tecnologia digital ao serviço do conhecimentoPublication . Gouveia, Luis Borges
- Digital Libraries and the quest for information curationPublication . Gouveia, Luis BorgesThe growing number of computers and networks place new challenges to every sector of our lives. Digital information is omnipresent in an everyday basis in any kind of activity that both individuals and organizations perform. As a result the needs and services provided by libraries needed to consider such a digital context with a smart move to adapt and evolve in order to provide digital information along with more traditional services. This presentation introduces some of the concepts related with such digital opportunities when considered along with digital libraries, and discusses some innovative uses to organize, present and curate information and knowledge, within a library context.
- A inserção no mercado de trabalho de pessoas em situação de desvantagem: perspetivas dos empresários e satisfação do trabalhador nas empresas da Ilha de São MiguelPublication . Vargas, Raquel de Amaral Melo Medeiros de; Coelho, FátimaEste estudo tem como objetivo verificar a recetividade dos empresários da ilha de São Miguel à inserção no mercado de trabalho das pessoas em situação de desvantagem e ao mesmo tempo verificar o grau de satisfação no local de trabalho das pessoas em situação de desvantagem. Trata-se de um estudo descritivo. Para a obtenção dos dados obtidos foram inquiridos 15 empresários ou responsáveis de empresas que responderam ao “Questionário de levantamento de dados – Inclusão Social” e 24 pessoas em situação de desvantagem que responderam ao “Questionário de Satisfação” da ilha de São Miguel. Os resultados do estudo apontam para um baixo índice de contratação de pessoas em situação de desvantagem, mas ao mesmo tempo elevados índices de perceção positiva sobre a inclusão no mercado de trabalho especialmente se os candidatos forem da área da deficiência. Constatando-se por parte dos empresários a intenção de vir a contratar um trabalhador em situação de desvantagem. Foi apontada como principal razão de contratação das pessoas em situação de desvantagem a responsabilidade social. Conclui-se também que a maioria das pessoas em situação de desvantagem que participaram nesta investigação, se encontram satisfeitos com o seu trabalho. Verifica-se um nível de satisfação elevado com o serviço de apoio, contribuindo de forma inequívoca para este fato o papel do técnico de acompanhamento e os índices máximos de satisfação são atingidos quando existe continuidade do técnico de acompanhamento. Verifica-se uma correlação estatisticamente significativa entre a satisfação no trabalho dos trabalhadores em situação de desvantagem e a possibilidade de escolha. Assim, quanto maior a satisfação no trabalho, maior a possibilidade de escolha.
- Atención e inteligencia lógicaPublication . Ratón Gago, Roberto; Ramalho, Joaquim; Magaz Lago, ÁngelaEste estudio analiza las relaciones entre la inteligencia lógica y dos componentes de la atención: atención sostenida y calidad atencional, en una muestra de 75 escolares españoles de 11 a 12 años. La inteligencia lógica fue evaluada a través de las Escalas Magallanes de Razonamiento (EMR) y los componentes atencionales mediante las Escalas Magallanes de Atención Visual (EMAV). Los análisis de correlación revelan que no existe una correlación significativa entre el nivel de desarrollo de las habilidades de inteligencia lógica y el de atención sostenida. De igual forma, exponen que tampoco existe una correlación significativa entre el nivel de desarrollo de las habilidades de inteligencia lógica y el de calidad atencional. Se concluye que los instrumentos y la metodología de evaluación, o el tamaño de la muestra, pueden ser variables que afecten a la diversidad de resultados en los estudios que analizan la relación entre atención e inteligencia lógica. Esta situación refleja la necesidad de clarificar la relación entre estos dos constructos, con el fin de mejorar las evaluaciones de factores intervinientes en el desarrollo de niños y adolescentes; de especial relevancia en el caso de niños con dificultades en los aprendizajes académicos.