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- Estudo sobre a Comunicação Interna na UFP: plano de comunicação internaPublication .A Comunicação Interna, entendida como conjunto de processos, agentes e infra-estruturas responsáveis pela circulação da informação dentro de uma instituição, é hoje uma realidade e uma necessidade incontornável em qualquer empresa. No caso da Universidade Fernando Pessoa (UFP), uma eficiente circulação da informação entre colaboradores docentes e não-docentes e órgãos institucionais é indispensável em termos de produtividade, resolução de problemas, satisfação e motivação dos mesmos. A nível conceptual, a boa Comunicação Interna é clara, atempada, oportuna, relevante, útil, coerente com outros conteúdos (anteriores ou contemporâneos) e recíproca. Em termos de volume e complexidade tem que ser moderada, de modo a poder ser correctamente recebida e processada. A UFP possui um número considerável de canais e infra-estruturas dedicados à Comunicação Interna. Por esse motivo, está atenta ao crescente grau de complexidade e volume de informação que diariamente é trocada entre pessoas e órgãos institucionais, e tem feito um esforço para tornar este fluxo mais eficiente e acessível. Uma das iniciativas institucionais para melhor compreender e intervir nos processos da Comunicação Interna foi a criação, sob os auspícios do Gabinete de Projectos de Gestão Estratégica e Qualidade (ProjEst-Q) da UFP e sob direcção do Doutor Miguel Trigo, de uma comissão de Estudo Sobre a Comunicação Interna na UFP. A primeira acção desta comissão com vista ao inventário e análise de necessidades foi a realização de um inquérito, através de grupos de discussão. Toda a informação retirada deste inquérito foi devidamente trabalhada e aplicada num questionário construído para o efeito, o QUESCI©, que foi administrado aos colaboradores docentes e não-docentes. Os resultados desta averiguação foram divulgados à comunidade da UFP a 18 de Abril de 2008 por meio electrónico (um resumo) e em versão impressa (resultados detalhados). Os resultados permitiram identificar um conjunto significativo de áreas que necessitam de melhoria. No seguimento deste processo de análise e intervenção, o Estudo Sobre a Comunicação Interna na UFP, vem agora submeter à consideração superior um Plano de Comunicação Interna (PCI) onde se propõem várias acções com vista à melhoria da Comunicação Interna. No PCI apresentado são definidos os seus objectivos, são descritas as acções a realizar por 4 objectivo, umas dirigidas à melhoria de mecanismos existentes, outras à criação de novos mecanismos e faz-se uma primeira abordagem à sua implementação e calendarização. Prevê-se também a necessidade de rever o conteúdo do questionário QUESCI© e de o aplicar periodicamente, adaptando o Plano de Comunicação Interna, às necessidades encontradas. Trata-se do primeiro Plano institucional de intervenção na Comunicação Interna na UFP e está desenhado de forma a poder ser replicado em momentos futuros (por exemplo a cada dois anos).
- Actas do 1º Encontro de Educação Corporativa Brasil/EuropaPublication . Tarapanoff, Kira, coord.A Educação Corporativa (EC) possibilita o desenvolvimento de diversas acções que visam ampliar conhecimentos, habilidades e competências alinhadas ao interesse estratégico da organização e, por conseguinte, capazes de incrementar o potencial competitivo da mesma. Assim, para além de promover a qualificação dos recursos humanos, a EC permite também o desenvolvimento e a instalação das competências empresariais e humanas consideradas críticas para a viabilização das estratégias de negócio. As Universidades Corporativas (UC) são a estrutura de suporte à prática da EC e traduzem-se num conjunto de soluções estratégicas de aprendizagem que incidem nas competências essenciais das organizações. Durante os últimos 15 anos, a quantidade e a visibilidade das UC têm crescido acentuadamente e o Brasil é um excelente exemplo de boas práticas nesta matéria. De 11 a 12 de Junho de 2008 foi realizado pela Universidade Fernando Pessoa, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Associação Brasileira de Educação Corporativa (AEC), o 1º Encontro de Educação Corporativa Brasil-Europa, com o apoio da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), União Européia e da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido). No 1º Encontro de Educação Corporativa Brasil/Europa, foi possível trazer a Portugal inúmeros especialistas da área, com o objectivo de difundir no nosso país esta estratégia de actuação, contribuindo para o colmatar de lacunas no conhecimento através da pro-actividade na preparação de empresas e colaboradores para desafios vindouros. Os temas em debate trataram de Estratégias para a Internacionalização, Formação e Desenvolvimento de Competências, Recursos Humanos, Cooperação Empresarial, Sustentabilidade, Comércio Externo, Inovação, necessidades e iniciativas em Educação Corporativa. Foram apresentados os seguintes casos práticos: Accor Latin America, Ceval, Confea, Datasul, Efacec, Embraer, Embraco, Isvor/Fiat, Lexus, Ordem dos Engenheiros de Angola, Petrobras, TAM Linhas Aéreas, Vale do Rio Doce e Weg. Este manual pretende ser mais um contributo para difusão da EC, compilando os trabalhos apresentados no evento.