Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Actas do 1º Encontro de Educação Corporativa Brasil/Europa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
index2.htm4.41 KBHTML Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A Educação Corporativa (EC) possibilita o desenvolvimento de diversas acções que visam ampliar conhecimentos, habilidades e competências alinhadas ao interesse estratégico da organização e, por conseguinte, capazes de incrementar o potencial competitivo da mesma. Assim, para além de promover a qualificação dos recursos humanos, a EC permite também o desenvolvimento e a instalação das competências empresariais e humanas consideradas críticas para a viabilização das estratégias de negócio. As Universidades Corporativas (UC) são a estrutura de suporte à prática da EC e traduzem-se num conjunto de soluções estratégicas de aprendizagem que incidem nas competências essenciais das organizações. Durante os últimos 15 anos, a quantidade e a visibilidade das UC têm crescido acentuadamente e o Brasil é um excelente exemplo de boas práticas nesta matéria. De 11 a 12 de Junho de 2008 foi realizado pela Universidade Fernando Pessoa, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Associação Brasileira de Educação Corporativa (AEC), o 1º Encontro de Educação Corporativa Brasil-Europa, com o apoio da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), União Européia e da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido). No 1º Encontro de Educação Corporativa Brasil/Europa, foi possível trazer a Portugal inúmeros especialistas da área, com o objectivo de difundir no nosso país esta estratégia de actuação, contribuindo para o colmatar de lacunas no conhecimento através da pro-actividade na preparação de empresas e colaboradores para desafios vindouros. Os temas em debate trataram de Estratégias para a Internacionalização, Formação e Desenvolvimento de Competências, Recursos Humanos, Cooperação Empresarial, Sustentabilidade, Comércio Externo, Inovação, necessidades e iniciativas em Educação Corporativa. Foram apresentados os seguintes casos práticos: Accor Latin America, Ceval, Confea, Datasul, Efacec, Embraer, Embraco, Isvor/Fiat, Lexus, Ordem dos Engenheiros de Angola, Petrobras, TAM Linhas Aéreas, Vale do Rio Doce e Weg. Este manual pretende ser mais um contributo para difusão da EC, compilando os trabalhos apresentados no evento.

Description

Keywords

Educação corporativa Universidades corprativas Recursos Humanos

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License