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A Comunicação Interna, entendida como conjunto de processos, agentes e infra-estruturas responsáveis pela circulação da informação dentro de uma instituição, é hoje uma realidade e uma necessidade incontornável em qualquer empresa.
No caso da Universidade Fernando Pessoa (UFP), uma eficiente circulação da informação
entre colaboradores docentes e não-docentes e órgãos institucionais é indispensável em
termos de produtividade, resolução de problemas, satisfação e motivação dos mesmos.
A nível conceptual, a boa Comunicação Interna é clara, atempada, oportuna, relevante, útil, coerente com outros conteúdos (anteriores ou contemporâneos) e recíproca. Em termos de volume e complexidade tem que ser moderada, de modo a poder ser correctamente recebida e processada.
A UFP possui um número considerável de canais e infra-estruturas dedicados à Comunicação Interna. Por esse motivo, está atenta ao crescente grau de complexidade e volume de informação que diariamente é trocada entre pessoas e órgãos institucionais, e tem feito um esforço para tornar este fluxo mais eficiente e acessível.
Uma das iniciativas institucionais para melhor compreender e intervir nos processos da Comunicação Interna foi a criação, sob os auspícios do Gabinete de Projectos de Gestão
Estratégica e Qualidade (ProjEst-Q) da UFP e sob direcção do Doutor Miguel Trigo, de uma
comissão de Estudo Sobre a Comunicação Interna na UFP.
A primeira acção desta comissão com vista ao inventário e análise de necessidades foi a
realização de um inquérito, através de grupos de discussão. Toda a informação retirada deste inquérito foi devidamente trabalhada e aplicada num questionário construído para o efeito, o QUESCI©, que foi administrado aos colaboradores docentes e não-docentes. Os resultados desta averiguação foram divulgados à comunidade da UFP a 18 de Abril de 2008 por meio electrónico (um resumo) e em versão impressa (resultados detalhados). Os resultados permitiram identificar um conjunto significativo de áreas que necessitam de melhoria.
No seguimento deste processo de análise e intervenção, o Estudo Sobre a Comunicação
Interna na UFP, vem agora submeter à consideração superior um Plano de Comunicação
Interna (PCI) onde se propõem várias acções com vista à melhoria da Comunicação Interna.
No PCI apresentado são definidos os seus objectivos, são descritas as acções a realizar por 4 objectivo, umas dirigidas à melhoria de mecanismos existentes, outras à criação de novos mecanismos e faz-se uma primeira abordagem à sua implementação e calendarização.
Prevê-se também a necessidade de rever o conteúdo do questionário QUESCI© e de o aplicar periodicamente, adaptando o Plano de Comunicação Interna, às necessidades encontradas.
Trata-se do primeiro Plano institucional de intervenção na Comunicação Interna na UFP e está desenhado de forma a poder ser replicado em momentos futuros (por exemplo a cada dois anos).
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Comunicação Interna Universidade Fernando Pessoa
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Universidade Fernando Pessoa. ProjEst-Q- Gabinete de Projectos Estratégicos e Qualidade Organizacional